Domingo vamos votar em Trump ou Maduro?

Euclides Staub- . sexta-feira - 26/10/2018 Boca no Trombone

img

A cada quatro anos somos obrigados a eleger ou reeleger um novo presidente. Neste domingo, 28, temos que optar entre um linha dura, herdeiro da política desenvolvimentista dos generais e um marxista leninista, herdeiro do esquerdismo.

Donald Trump chegou à presidência da maior superpotência da história sem ter um único dia de experiência em qualquer área do governo. Eram todos contra o Trump.

Com todos os seus inúmeros defeitos, Trump tem o que vender para o eleitorado. Algumas de suas iniciativas podem até ser um interessante objeto de estudo para o próximo presidente do Brasil: Desregulamentação - A palavra trava a língua, mas a atitude destrava a economia. O Brasil já teve até ministro da Desburocratização, mas a caneta de Trump tem agido com uma simplicidade exemplar.

No primeiro dia como presidente, ele mandou congelar todos os órgãos regulatórios federais. Dez dias depois, assinou um decreto com um princípio simples: a cada nova norma regulatória criada pelo governo, duas deveriam ser extintas.

Encontrar o equilíbrio entre o necessário papel regulatório do Estado e o incontrolável furor regulatório que inibe a iniciativa privada é um dos maiores quebra-cabeças de qualquer governante.

Nesse campo, pesou a experiência de Trump como empresário. Na semana passada, os Estados Unidos recuperaram o primeiro lugar como economia mais competitiva do mundo. O índice é feito pelo Foro Econômico Mundial. Os Estados Unidos estavam há dez anos fora do pódio.

Singapura, Alemanha, Suíça e Japão aparecem em seguida. A lista é longa, com 140 países, e demora um bocado até chegar na posição do Brasil. Dá vontade de chorar quando o número 74 aparece.

Todos os especialistas diziam que era impossível. E muitos continuam a dizer que vai acabar mal. Mas Trump conseguiu desmentir muita gente.

Espero, neste domingo, eleger um Trump. Trump disse que ir pro céu exige sacrifício. E tem gente fazendo.



Mais notícias: Boca no Trombone

Últimas notícias: