Conheça a rota turística Sabores da Fronteira

.- . sexta-feira - 23/11/2018 Regional

img

Compõem e mantêm a rota as seguintes empresas:

01 - Birrifício Frisanco – Anchieta 
02 - Ar Livre Eco Turismo - Anchieta
03 - Gran Mestri – Guaraciaba
04 - Heatz Brazil – Paraíso 
05 – Hotel Solaris – São Miguel do Oeste
06 - Hotel San Willa's – São Miguel do Oeste 
07 - Cervejaria Big John – Descanso 
08 - Frutas Zilli – Descanso
09 - Park Beer – Tunápolis
10 - Vinícola Marx – Iporã do Oeste
11 - Fritz Beer – São João do Oeste
12– Empório Lac Lelo – São João do Oeste 
13 - Cervejaria Lass Berg - Itapiranga
 
História

Durante seu pronunciamento, a presidente da Instância de Governança de Turismo Caminhos da Fronteira, Maria Zanin, contou um pouco da história do turismo local, acompanhe:

Senhoras e senhores, em nome da Instância de Caminhos da Fronteira  cumprimento as 13 empresas integrantes da Rota dos Sabores e em nome de todas elas cumprimento as autoridades nominadas pelo protocolo  e, com especial carinho a cada um dos presentes. 

É com enorme alegria que encontro aqui muitos colegas de jornada. Que vejo muita gente jovem também. Estar com vocês, hoje, apresentando um roteiro turístico recheado com  um pouco do que temos de melhor é mais do que uma honra, é uma enorme alegria. 

Como filha desta terra, como incentivadora do turismo, como engenheira agrônoma,  como empresaria,  quem me conhece, sabe, que há 20 anos insisto, incansavelmente,  na beleza da geografia do Extremo-Oeste, na rica diversidade cultural que construiu uma   impressionante capacidade de produção regional, quer seja no setor agro-pecuário, quer no setor industrial. Nossa identidade é clara. Somos uma pequena Europa, nossa Bacia Leiteira é a maior do estado, somos empreendedores, teimosos, hospitaleiros, nossas belas paisagens  mudam  a cada estação, nosso por de sol é o mais intenso, o mais colorido. 

Somando o   legado de todos aqueles que por aqui passaram, com  nossa garra, a  vontade de inovar, nossa determinação em transformar a Décima Região Turística do Estado de Santa Catarina batizada, em 1998,  Caminhos da Fronteira   num atraente destino turístico, nos reunimos para trabalhar nesta pequena rota em agosto de 2017. 

Vivemos sim, nos últimos três anos uma época de ouro na historia do turismo regional. No ano de 2016, a Instância de Governança em parceria com a ACISMO, e a Secretaria Estadual de Turismo, SOL, haviam  feito um forte trabalho para  recadastramento dos municípios junto ao ministério do Turismo. Através deste  processo o Mapa da  Caminhos da Fronteira ampliou-se. Crescemos de  9 para 13 municípios, todos  qualificados a trabalhar com turismo.  Neste mesmo ano a  AMEOSC através do SEBRAE e dos Consultores Roni Rodrigues e Sisse Abdala trabalhavam na criação do primeiro roteiro turístico regional, que foi apresentado ao publico no final de 2017. Ainda em 2016 a Rota do Campo, do município  de Iraceminha passou a fazer parte da Caminhos da Fronteira. Ali,  19 produtores rurais  recebem em suas propriedades, apresentando um pouco da lida do campo e das delicias da cozinha colonial. 

Foi neste ano ainda que a  Ar Livre Ecoturismo, empresa de Anchieta, criadora e operadora da Rota dos Canyons  chamava atenção de todo estado para beleza de nossas cachoeiras e matas e para nosso potencial no turismo de aventura, trazendo para cá os voos de balão e os passeios na Kombi. De zero até cinco num piscar de olhos as cervejarias regionais foram inauguradas. Sim, contamos hoje com cinco cervejarias. A cachaçaria,  ganhava prêmios, tornando conhecido até o nosso pequeno  Paraíso. As queija rias, já famosas, foram ampliadas, a vinícola, alemã,  foi  repaginada apresentado novos produtos, a Fruteria trouxe os famosos pêssegos para o centro de Descanso, o lago de Tunápolis ia tomando forma de parque. Os hotéis se modernizaram, e a gastronomia tomou folego com tantos produtos locais a oferecer. Os municípios se organizaram em colegiados  e em  associações incentivando a cultura e reconhecendo o  turismo como atividade,  enfim.  

Dessa forma, através de tantos encontros,  de tantas descobertas, as idéias foram se somando. 

Na mesa de discussão do grupo no primeiro dia,  além do desejo de valorizar nossa terra,  estava a vontade de apresentar o  trabalho e dedicação de nossas empresas, oferecendo aos visitantes o que fazemos de melhor. Nascia a Rota dos Sabores da Caminhos da Fronteira. Um circuito  que mostra a região através de seus sabores mais marcantes e de suas mais belas paisagens. Um passeio  que foi pensado para ser desfrutado  a partir de qualquer ponto da região, em grupos ou em incursões individuais. Um passeio que pode ser oferecido a quem vem nos visitar, a quem esta a trabalho por aqui  e tem um dia livre, ou pode nos levar a viajar por todos os recantos que ainda não conhecemos da nossa própria região.

A Rota Sabores da Fronteira pode ser visitada também através das agencias de viagem parceiras, e então   este circuito se  torna um roteiro completo, de dois dias. A Rota pode ser um passeio  combinado como simples visita, particularmente, com  qualquer uma das empresas integrantes, que estão prontas para recepcionar e conduzir o visitante ou o grupo, através dos  telefones de contato, horários de recepção  e nome de pessoas que constam do folder e também estão na fan page lançada hoje. 

Apresentamos hoje o primeiro formato da Rota dos Sabores, e  estamos de portas abertas para   receber visitantes, mas estamos igualmente de portas abertas para estabelecer novas parcerias, com novas empresas e roteiros que queiram integrar-se elevando a permanência de turistas e oferecendo sempre novos produtos, a exemplo da Bioconstrução que tomou forma em Guaraciaba mostrando um estilo diferente de viver.

Estamos hoje em festa também porque depois de tanto trabalho, e  pela primeira vez a Região Caminhos da Fronteira esta concorrendo ao Título Beto Carrero de Excelência em Turismo, que é um reconhecimento aqueles que trabalharam pelo fortalecimento do turismo ao longo do ano de 2018, engrandecendo a atividade em todo o estado. Competimos  em 4 categorias:  Personalidade – Sisse Abdala; Município – Itapiranga pelas importantes iniciativas que pôs em prática neste ano  Empresa – Ar livre ecoturismo; Evento – Oktoberfest de Itapiranga, que fez sua 40 edição


img img img img img img img

Mais notícias: Regional

Últimas notícias: