ACADÊMICAS E PROFESSORES DE PEDAGOGIA EM INTERCÂMBIO NA ALEMANHA

.- . sexta-feira - 01/02/2019 Regional

img

Estudantes e professores da EEB Padre Balduíno Rambo de Tunápolis,  coordenadora do curso e acadêmicas de Pedagogia da UCEFF foram acolhidos em solenidade na abertura da segunda etapa do intercâmbio com a escola Irena Sendler de Ahaus, Alemanha.

Conforme o professor Vianei Hammerschmitt, o evento de acolhida contou com a entrada solene dos estudantes e pares de suas famílias acolhedoras, apresentações culturais, pronunciamentos sobre a importância desse projeto para os estudantes brasileiros e a recepção oficial da diretora da Escola,  Frau  Brügger,  e da prefeita da cidade Frau Karola Voss. Ambos também destacaram a importância do intercâmbio para formação escolar e para a vida de cada um dos participantes.

A prefeita destacou que o intercâmbio é um momento importante na vida de cada pessoa na medida em que ele ajuda a melhorar a visão sobre as coisas. "É uma oportunidade de vivenciar o diferente, o diferente ajuda a entender melhor a gente, o próximo e a ser tolerante com as diferentes formas de vida, a diferença engrandece.  O intercâmbio é uma oportunidade de vivenciar o diferente de forma real, para além da teoria, pois existe uma diferença muito grande entre ouvir falar, ler, olhar na televisão e vivenciar o dia-a-dia das diferenças. Desejo aos estudantes brasileiros uma ótima e maravilhosa estadia aqui em Ahaus e que o esforço de ambas as escolas e famílias para concretizar o intercâmbio possa continuar a valer apena, que aqui seja tão bom, quanto já foi  a experiência brasileira", disse a prefeita.

Para o professor Vianei, o reencontro com os estudantes, a hospitalidade das famílias acolhedoras está sendo maravilhoso.  "Além da experiência cultural e intelectual estamos sendo presenteados com o fenômeno climático que torna a região encantadora com a neve. Os estudantes aproveitaram à tarde para fazer um passeio técnico e cultural na cidade e curtir um pouco a paisagem. Além disso, tivemos a visita técnica em uma das maiores empresas de tecnologia computacional da Alemanha".

A primeira etapa do intercâmbio aconteceu no final de setembro e início de outubro de 2018 com a vinda de estudantes alemães para Tunápolis, com participação na Feira das Profissões e no desfile da Oktoberfest de Itapiranga.



Mais notícias: Regional

Últimas notícias: