PALESTRA COM MONJA COEN ENCERRA JORNADA DAS LICENCIATURAS

.- . segunda-feira - 15/04/2019 Regional

img

Mais de 1.300 participantes aplaudiram em pé as sábias palavras proferidas pela Monja Coen na palestra de encerramento da 15ª Jornada das Licenciaturas. O evento é organizado anualmente pelo curso de Pedagogia da UCEFF Itapiranga em parceria com as secretarias municipais de educação de toda região, empresas e cooperativas.

A programação de encerramento teve musicoterapia com André Bueno, seguido de palavra da reitoria e palestra com a renomada Monja Coen com o tema: entre no fluir da tecnologia e do cuidado gentil com você e todos os seres – aprecie sua vida.

Em sua fala a Monja destacou: "Hoje eu sei que inter-somos, interconectados com tudo que existe. Somos um só corpo e uma só vida. Estamos em rede. Na rede de Indra, feita de raios luminosos e em cada intersecção uma joia recebendo e emitindo raios em todas as direções. Hoje eu sei que somos corresponsáveis pela realidade em que vivemos, pelo mundo em que estamos e que não adianta reclamar, é preciso agir para transformar".

A 15ª Jornada das Licenciaturas teve início em 27 de março com a palestra “Deixemos as crianças em paz” com Thiago Berto da Escola Ayni. "A Ayni é uma forma de viver, essa é nossa pedagogia. Uma relação primeiro de tudo de aceitação como adultos, de nos reconectarmos com o nosso ser, com a natureza, de reconhecermos nossa própria essência, nossas verdades e a partir daí desenvolvermos uma nova perspectiva e relação com as crianças: elas são nossos mestres, companheiros de um caminho de evolução como seres humanos, e a oportunidade de compartilhar esse tempo e espaço com as crianças é vista com gratidão e honra. Essa é a nossa base pedagógica. A relação de respeito, carinho e os limites como forma de amor para as crianças. Nesse espaço sagrado, nessa relação entre adultos e crianças, todos crescemos, nos desenvolvemos e avançamos como sociedade, como humanidade", destacou o palestrante.

A segunda noite da Jornada das Licenciaturas, realizada em 1º de abril, diferentes espaços e temas foram abordados por profissionais e professores. Mais de 400 participantes registraram presença na oficinas, minicursos e mesa coordenada, organizadas nas salas da UCEFF, na AABB e no Auditório da Escola São Vicente. 

Já no dia 2 de abril, o evento trouxe para Itapiranga a professora Jussara Hoffmann que falou sobre avaliação - caminhos para a aprendizagem para mais de 600 professores e alunos de toda região. Jussara Hoffmann é uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país e fez diversas provocações durante sua palestra sobre o modelo de avaliação utilizado em sala de aula. Citou por diversas vezes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2018), principalmente no que tange a avaliação dos alunos e a concepção da aprendizagem. "É preciso desenvolver estratégias pedagógicas desafiadoras de modo que as crianças evoluam em todas as áreas do conhecimento, seguras, participativas, criativas, com iniciativa para inventar, descobrir e experimentar", enfatizou a palestrante. 

No dia 3 de abril foi a vez do educador português José Pacheco, que abordou o tema "corresponsabilidade na educação - escola, família e sociedade" sem apoio dos famosos "slides" que guiam as conversas. Ele mesmo disse no início da conversa com os mais de 400 participantes, que aborda o assunto na perspectiva dos assistentes, logo abrindo espaço para perguntas, que foram respondidas uma a uma no decorrer da noite. Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal,  é indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da “Escola da Ponte”. Uma escola sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno.

A coordenadora Maria Preis Welter agradece a todos que participaram da programação da Jornada das Licenciaturas, especialmente aqueles que se envolveram nos momentos artísticos e culturais. "O curso de Pedagogia também agradece os parceiros e os colaboradores da organização deste importante evento já em sua 15ª edição. Esperamos que a Jornada tenha agregado positivamente para o projeto de vida de cada participante", destaca a professora.

"Queremos agradecer a todos os municípios e empresas da região Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul que sempre, de forma efetiva, contribuem para que a jornada seja um sucesso. As parcerias que se firmam nessas horas nos permitem acreditar que somente assim, a educação pode mudar as diferentes realidades que hoje encontramos. Colaborar e ser corresponsável, esse é o nosso grande desafio", ressaltou o pró-reitor administrativo, Cleonir Theisen.

Já a pró-reitora acadêmica, Alexandra Raffaelli assim se pronunciou na abertura do evento da Monja Coen: "Hoje o ciclo de palestras se encerra, mas temos a certeza e por ter acompanhado todos os momentos, acreditamos, que muitas sementes foram plantadas, basta agora que saibamos cultivar e fortalecer nossas ações a partir de cada aprendizagem construída nessa 15ª edição da Jornada. Que a leveza dessa noite nos conduza a diferentes reflexões e que possamos dar continuidade as ações que juntos construímos em todos os momentos que a jornada nos proporcionou".


img

Mais notícias: Regional

Últimas notícias: