Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes será de 13 a 17 de maio

.- . terça-feira - 07/05/2019 Geral

img

O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Iporã do Oeste, em parceria com o Departamento de Assistência Social,  CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Polícia Militar Rodoviária, além dos órgãos que compõe o Conselho de Direitos, irão desenvolver a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no  município. A campanha contará com diversas ações voltadas para diferentes públicos, mas sempre tendo como temática principal o combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

É importante salientar que a campanha tem ações direcionadas às crianças, adolescentes e principalmente aos adultos, já que, as crianças e adolescentes são consideradas pessoas em desenvolvimento, que ainda não atingiram a maturidade de uma pessoa adulta, nem física e nem psicologicamente. Portanto, fica claro que os adultos têm o dever de proteger qualquer criança e adolescente, conforme preconizam a Constituição Federal e o ECA, que falam do dever da família, da sociedade e do Estado em assegurar com absoluta prioridade os direitos de crianças e adolescentes.

O dia 18 de Maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e foi instituído legalmente com o objetivo de mobilizar e engajar a sociedade brasileira para a luta pelos direitos de crianças e adolescentes, buscando o fim da violência sexual. Por isso, a campanha busca se aproximar ao máximo da data nacional com suas ações.

A campanha possui o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, buscando a conscientização da população pela sua responsabilidade de prevenir e enfrentar a problemática. Além do slogan, a campanha possui um símbolo, uma flor amarela que lembra os desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Pensando nisso, em 2019, uma das ações é a ornamentação do município de Iporã do Oeste com as flores símbolo da campanha, sendo expostas nos postes que iluminam a avenida e também colocadas em pontos estratégicos da rede socioassistencial do município, praças da cidade e outros órgãos públicos.

As ações da campanha são:

BARRACA DA PROTEÇÃO - dia 13, das 9h às 16h, em frente à Sorveteria Beijo Frio, onde será realizada a distribuição e exibição de material informativo, atividades socioeducativas, orientações e haverá a distribuição de fitas amarelas significando “Eu protejo”, como forma de apoio da sociedade à campanha.

 

BLITZ EDUCATIVA - dia 14, das 8h30m às 12h, na Polícia Militar Rodoviária, onde os veículos serão parados para receber material informativo, orientações e receber um porta-documentos personalizado alusivo à campanha.

 

PALESTRA SHOW - dia 15 às 19h, no Centro Público de Convivência. A palestra tem como tema “Semeando a cultura do respeito e do amor” e será ministrada pelo Psicólogo, Escritor e Palestrante Elizandro Pagani. A palestra é para toda a família.

 

DIA DA PROTEÇÃO – dia 17, na parte da manhã a partir das 8h e à tarde a partir das 13h30m, para crianças e adolescentes de 06 à 14 anos.

Haverá atividades socioeducativas, brincadeiras interativas, “brinquedões”, distribuição de material informativo, lanche e brinde surpresa para as primeiras 140 crianças que chegarem. O Dia da Proteção também acontece no Centro Público de Convivência.

 

Faça Bonito você também! Proteja nossas crianças e adolescentes! Participe dessa Campanha!



Mais notícias: Geral

Últimas notícias: