Sicredi Celeiro RS/SC participa da 2ª Conferência Estadual de Professores Orientadores das Cooperativas Escolares

.- . quinta-feira - 22/08/2019 Variedades

Sicredi Celeiro RS/SC trabalha em projeto de expansão das Cooperativas Escolares em sua área de atuação

img

Compartilhar vivências, experiências e conhecimento sobre as Cooperativas Escolares foi o intuito da 2ª Conferência Estadual de Professores Orientadores das Cooperativas Escolares, que ocorreu na última quarta-feira, 21, no município de Teutônia. O evento foi realizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com apoio do Sescoop RS e Sicredi. 

A Sicredi Celeiro RS/SC esteve presente, oportunizando aos professores das Cooperativas Escolares dos municípios de Tenente Portela e Derrubadas, além dos orientadores das novas Cooperativas de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí, participarem da troca de aprendizados e agregarem práticas que possam servir de exemplos e inspiração.  Mais de 250 professores de 70 municípios estiveram reunidos.

Durante a manhã, os professores participaram de mini palestras de 15 minutos.  Elas abordaram o tema “Ideias que merecem ser disseminadas” e trouxeram exemplos reais de cooperativismo na escola e sua forma de construir comunidades mais participativas. Além disso, ocorreu a palestra “A importância da mediação na e para práxis pedagógica”, ministrada pelo pedagogo Lui Nörnberg.

Na parte da tarde, eles puderam participar de salas temáticas sobre Introdução ao Cooperativismo Escolar; Mediação na Cooperativa Escolar; Objeto de Aprendizagem – criatividade e inovação- e; Gestão Financeira na cooperativa escolar. Eles escolheram os temas estudados de acordo com os interesses de suas cooperativas. 

O que são cooperativas escolares?

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. 

Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável. 

A Sicredi Celeiro RS/SC possui atualmente cooperativas escolares nos municípios de Derrubadas e Tenente Portela e está em processo de implementação nos municípios de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí. 



Mais notícias: Variedades

Últimas notícias: