Últimas EDUCAÇÃO

  • EMPREENDEDORES CONTAM SUAS VITÓRIAS E DERROTAS NO 2º EMPREENDA COM CONHECIMENTO

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    Na última semana (17/7) a UCEFF Premium Consultoria promoveu o 2º Empreenda com Conhecimento. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário de Itapiranga e teve como objetivo apresentar histórias de empreendedores a partir do ponto de vista dos próprios empresários da região, proporcionando uma noite de trocas de experiências e de conhecimento.

    Esta edição do Empreenda contou com a presença de três empresas: Rang Tecnologia, representada pelo CEO, Rafael Nicolodi; a empresa Agropeperi, representada pelo sócio proprietário Roberto Lenz e; a empresa Oeste Pneus, representada pelos sócios proprietários Igor Ternus e Alexandre Eidt. Os empresários compartilharam as experiências e os desafios que encontraram ao abrir o próprio negócio, além de responder aos questionamentos do público presente.

    Os participantes não só elogiaram, como também contribuíram com diversos depoimentos. Daniel Muller, acadêmico de Gestão da Tecnologia da Informação ressaltou que “... é muito bom ter a oportunidade de conhecer casos reais de sucesso, sair da rotina dos livros e poder conversar e perguntar diretamente às pessoas que viveram as experiências. Como acadêmico é indispensável participar de eventos como este, em que o conhecimento adquirido nesta noite vai nos auxiliar na tomada de decisões futuras". 

    Já Marcos Follmann, acadêmico formando de Administração, disse que gostou muito do evento, “os empreendedores ressaltaram a parte teórica e o ramo de atuação, compartilhando suas experiências e dificuldades ao abrirem o negócio”.

    O acadêmico Alessandro Hammes, também de Administração, “... achei muito interessante o Empreenda, o conhecimento que foi nos repassado, mas foi legal a vinda de empresários de áreas bem distintas. Fica como sugestão para os próximos eventos, se possível, trazer empresários de outras áreas e mais empresários”.

    Segundo a monitora da UCEFF Consultoria Keila Caroline Borre: “A segunda edição do Empreenda foi muito interessante para saber mais das empresas que são da nossa região, nada além da nossa realidade, que possamos ter um conhecimento  que nada é fácil e que temos que mudar de acordo com o mercado e aprender com as dificuldades”.

    Márcio Kuhn Mazzardo, acadêmico de Ciências Contábeis assim se manifestou: “Como participei da primeira edição, não pude deixar de participar desta segunda. Como na primeira, essa edição trouxe a nós participantes mais um pouco de conhecimento sobre o empreendedorismo através dos testemunhos de vitória dos empresários convidados. Eventos como esse se fazem importantes a todos os acadêmicos, não só dos cursos de gestão, mas a todos os graduandos da UCEFF. São testemunhos de forma informal, um bate-papo com a intenção de apresentar as grandes experiências positivas e até as negativas, afinal nem todo caminho é florido. Espero ansioso pela próxima edição deste evento tão rico em conhecimentos e experiências que dificilmente teríamos acesso de outra forma.”.

    A acadêmica monitora voluntária da Consultoria Franciéle Milena Jantsch disse que “é sempre um aprendizado novo participar de eventos como este, ainda mais quando se faz parte da equipe organizadora, ao mesmo tempo que é um desafio desenvolver um evento também é gratificante ver o resultado positivo que este proporciona a todos os participantes".

    Conforme a monitora da Uceff Premium Consultoria, Thaís Sehnem Wirth “é uma grande oportunidade para o desenvolvimento empreendedor de todos os participantes. A partir deste evento é possível despertar um espírito empreendedor de cada um, pois ambos relataram toda a sua trajetória até serem considerados empreendedores de sucesso, diante disso é perceptível que foram enfrentadas certas dificuldades para serem o que são hoje. Acredito que isso seja um grande incentivo para todos aqueles que pensam em empreender, usando-os como exemplos.”

    A equipe da UCEFF Premium Consultoria busca sempre proporcionar oportunidades como esta, de apresentação de melhores práticas, da aquisição de novos conhecimentos a partir dos próprios envolvidos e do aumento de contatos entre academia-comunidade-empresários. A equipe, por fim, agradece a todos que participaram e aos palestrantes pelo conhecimento repassado, razões as quais tornaram este evento tão especial, rico em experiências e trocas de ideias.

    27/07/2018 Leia...

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  • ABERTURA DO SEMESTRE DISCUTE A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

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    Nesta quinta-feira (19/7) os professores da UCEFF Itapiranga estiveram reunidos para formação e planejamento das atividades do novo semestre, que inicia já na segunda, 23. A palestra, organizada pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), teve como enfoque metodologias ativas e inovação no ensino superior, abordadas pela professora da ESPM, Manolita Correia Lima.

    A professora Manolita enfatizou que de forma geral o "como aprender" se sobrepõe ao "o que aprender", na medida em que trabalhar os conhecimentos é menos importante do que mobilizar a capacidade dos estudantes para problematizar, localizar, selecionar, organizar, interpretar/analisar dados/informações. "O desafio é saber viver num contexto de rápidas transformações e ser capaz de imprimir sentido àquilo que se faz".

    Conforme a pró-reitora acadêmica, Lenir Luft Schmitz, além da atividade organizada pelo CAD, cada curso realizou na última semana a reunião do Colegiado para abordar o planejamento das atividades a serem desenvolvidas por área/curso. "Ofertamos periodicamente encontros de formação para nossos professores, sempre com objetivo de discutir as melhores práticas neste cenário de inovação do ensino superior", destaca a professora.

    A reitoria aproveitou o momento de reunião dos professores e abertura do semestre letivo 2018/2 para repassar, com a apoio das gerências, algumas informações gerais sobre as atividades e novidades que serão pauta neste período.

    23/07/2018 Leia...

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  • Professores da rede municipal de Cedro participam de capacitação do JEPP

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    Nesta semana os professores da rede municipal de São José do Cedro participaram de capacitação promovida pela Administração Municipal e o Sebrae, através do programa Cidade Empreendedora. No auditório do Cemeg foi realizada mais uma etapa do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). As atividades foram coordenadas pela consultora do Sebrae, Elaine Rambo. 

    Na manhã desta quinta-feira, dia 19, o prefeito, Plínio de Castro e a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Joana Anzolin estiveram no Cemeg para acompanhar a capacitação. Na oportunidade, o prefeito destacou a importância de termos jovens empreendedores para a continuidade do progresso de São José do Cedro. “Para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores, com dedicação, vontade de fazer diferente, e que busque desenvolver autonomia em si e nos estudantes” disse Plínio de Castro.  

    A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Joana Anzolin, relatou que o curso JEPP, incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. Ela ressaltou da importância dos professores na vida empreendedora dos alunos, pois o curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

    20/07/2018 Leia...

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  • Alunos de Tunápolis premiados na OBMEP recebem homenagem do Poder Legislativo

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    Lançada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vem estimulando e promovendo jovens talentos e contribuindo com a qualidade da educação básica no país. Em 2017, a OBMEP atingiu 99,6% dos municípios brasileiros, mais de 18 milhões de inscritos.
    Em Tunápolis, desde 2005, foram premiados 46 alunos com menções honrosas e quatro medalhistas. E, como forma de reconhecimento, a Câmara Municipal de Vereadores organizou, na quarta-feira, dia 11, um evento para homenagear os alunos classificados.
    O evento reuniu os vereadores, funcionárias da Câmara, autoridades locais, diretoras, professores e os estudantes homenageados, juntamente com seus familiares. Além dos alunos, também foram condecorados os professores que atuaram junto à disciplina de Matemática na Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo: Vera Rauber, Nelcina Decker, Renato Paulata, Leila Both e Lidiane Altenhofen.
    Os alunos que receberam a Menção Honrosa da OBMEP foram: Adriana Hoeffel, Alesson Lauschner, Aline Rechmann, Ana Carolina Pelissari, Anderson Baumgratz, Andressa Bonavigo, Carlos Eduardo Gluitz, Carlos Eduardo Thomas, Caroline Baumgratz, Christian Neiss, Cleiton Hauschild, Daiana Hochscheidt, Dalvana Götz, Daniel Kessler, Daniel da Cruz, Dionatan Lauschner, Eduard Eidt, Elias Schorr, Emanuel dos Santos, Fernanda Gens, Gabriele Freiberger, Giovani Groth, Jaíne Ulrich, Joel Henrique Rohr, Joice Stüelp, Jonathan Schroer, Júlia Schorr, Juliana Eva da Silva, Karla Wirth, Kelly Hammes, Laerson Hammes, Luciana Scheren, Marcelo Meurer, Marciele Schaefer, Marciele Wilbert, Márcio Neukamp (em memória), Matiéli Borba, Nilson Hahn, Pedro Henrique Baumgratz, Rafael Wermuth, Thainara Ramos, Thauana Schnur, Thiago Rauber, Vilmar Kaefer e Willian Eidt.
    Já os alunos que foram medalhistas da OBMEP são: Jonathan Rauber e Renan Theisen, que receberam medalha de Bronze em 2013; Cauan Deters, que recebeu Bronze em 2013 e 2016 e Prata em 2014 e 2015; e Luana Theisen, que recebeu medalha de Prata em 2015, Ouro em 2016 e Bronze em 2017. 
    No uso da palavra, o Prefeito, Renato Paulata, parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo. “Sinto-me honrado por ter feito parte deste processo e estendo essa homenagem a todos os professores, pois, para resolver os cálculos, era necessário interpretar a questão. E num Universo de milhares de Menções Honrosas a nível de Brasil, um município com pouco mais de 4.000 habitantes, tem 52 alunos premiados. E é o tripé da educação, família-escola-Poder Público, que promove o sucesso e o desenvolvimento das nossas famílias, município, Estado e País”, enfatizou Paulata. 

     

    18/07/2018 Leia...

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  • Lista de aprovados no Vestibular é divulgada e matrícula começa dia 10

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    Já está disponível no site da Acafe e da Unoesc, a lista de aprovados no vestibular de inverno, que ocorreu no dia 24 de junho. Os candidatos aprovados para os cursos de Direito ou Medicina da Unoesc poderão realizar a matrícula de 10 a 12 de julho, pelo site da universidade ou presencialmente, mediante sistema de agendamento on-line.

    Em caso de dúvidas, o candidato pode consultar o edital publicado no site da Unoesc, que traz todas as orientações para o procedimento de matrícula, inclusive a relação de documentos necessários. Quem não comparecer dentro do prazo fixado para matrícula, perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato subsequente da lista de classificação. As aulas do 2º semestre letivo iniciam no dia 23 de julho.

    05/07/2018 Leia...

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  • CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZA BATE PAPO COM EMPRESÁRIOS REGIONAIS SOBRE PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

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    Os alunos da disciplina Gestão de Pessoas II, ministrada pela professora Valicir Trebien, do sétimo semestre do curso de Administração da UCEFF Itapiranga desenvolveram ao longo da semestre atividade que teve como objetivo conhecer o processo de gestão de pessoas e suas práticas em empresas regionais.

    O estudo foi conduzido com o objetivo de direcionar para o entendimento da prática em relação aos principais desafios da área de gestão de pessoas, entre eles: Competências e comportamento profissional; Dificuldades com as diferentes gerações; Seleção de Pessoas; Treinamento, desenvolvimento e retenção de pessoas; Indicadores de gestão de pessoas; Segurança e saúde no trabalho; Relações trabalhistas e sindicais; Sucessão de cargos chaves. Prevenção e Controle de passivo trabalhista; Procedimentos e cuidados administrativos; e, Principais dificuldades em Gestão de Pessoas no ramo de atividade.

    Foram visitadas as empresas: LacLelo, Agrosuínos Serafini, Bavihaus, Sicredi, JBS suínos, Uceff, Prefeitura Itapiranga, Agroplanta, Intersul, Posto Líder, Granja Schroeder, e Prefeitura de Iporã do Oeste.

    Como ponto alto da atividade, no dia 21 de junho, os representantes das empresas estiveram na Instituição para um momento de perguntas e respostas sobre suas histórias e práticas empresariais e de gestão de pessoas. Estiveram presentes Mariocir e Marilene Serafini da  Agrosuínos Serafini;  Everton Zerbielli da JBS Suínos;  Ederson Zerbielli do Sicredi, e Decio e Neide Schroeder  da Granja Schroeder. "Foi um momento extremamente enriquecedor pelos desafios e histórias compartilhadas entre os alunos", destaca Valicir.

    A professora e os acadêmicos agradecem a disponibilidade dos empresários em contribuir com os alunos neste importante momento de construção de seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

    02/07/2018 Leia...

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  • PEDAGOGIA E GTI PROMOVEM ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

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    O projeto interdisciplinar denominado educação e tecnologia: compartilhando conhecimentos foi desenvolvido pelos acadêmicos calouros dos cursos de Pedagogia e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) durante o os meses de maio e junho, com socialização na noite desta quinta-feira (28/06). De acordo com os professores envolvidos, Maria Preis Welter, Juliane Colling e Sadi Reckziegel, o objetivo foi proporcionar novos conhecimentos acerca do uso de tecnologias no ambiente educacional e a promoção de ações sociais de envolvimento com a comunidade.

     

    Os projetos desenvolvidos são atividades integrantes das disciplinas de Projeto Integrador II de Pedagogia, Mercado de Trabalhos em TI e Mídias Digitais do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, envolvendo acadêmicos do primeiro semestre dos cursos. Por meio destes projetos, "pudemos conhecer o contexto escolar de nossa região, além de realizar intervenções nas escolas e na sociedade, a fim de proporcionar uma formação mais integrada com as demandas regionais", destacaram os alunos participantes.

     

    Já a professora da Escola São Vicente, Carlete Thomé, disse estar muito satisfeita com as atividades desenvolvidas com as alunas do magistério, pois os recursos tecnológicos apresentados já estão sendo utilizados no desenvolvimento das atividades pedagógicas e estágios.

     

    O aposentado Estevão Wolfart, que participou de uma oficina de Inclusão Digital para idosos, demonstrou-se muito feliz com a participação da oficina e da socialização dos projetos, onde além de aprender novas possibilidades de uso da tecnologia, pode compartilhar suas experiências e conhecimentos com os acadêmicos.

     

    A noite de socializações contou com a presença externa de alunos, professores e comunidade envolvida nos projetos desenvolvidos. A atividade foi realizada no Auditório do Bloco A e teve inicialmente apresentações culturais de acolhida organizadas pelos acadêmicos Joseane, Lauriane, Carlos e Victor. A sequência dos trabalhos foi conduzida pelos alunos Franciel e Daniele, com mensagem de boas vindas das coordenadoras dos cursos de Pedagogia e GTI, que enfatizaram o envolvimento dos alunos para o desenvolvimento do projeto interdisciplinar.

     

    APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

     

    A socialização das atividades desenvolvidas foi realizada por meio da apresentação dos objetivos do projeto e como foi desenvolvido. Os acadêmicos foram desafiados a registrar todo trabalho em fotos e vídeo, para complementar a apresentação. Foram apresentados os seguintes projetos:

    Uso de tecnologias e atividades pedagógicas com alunos do 4º ano da Escola Porto Novo de Itapiranga. Acadêmicos(as): Daniele Dapper, Luana Kunzler, Lauriane Boeno, Priscila Quinot, João Dal Lago, Eduardo Treuheurz e Eduardo Machado.
    Construção de jogos no PowerPoint e atividades pedagógicas com alunas do Magistério da escola São Vicente de Itapiranga. Acadêmicos(as): Janaina Anschau Fernanda Forster, Juliana da Silva, Caroline Michels, Daniel Grileitov, Franciel Schlikman e Jocinei da Silva.
    Uso dos recursos Google para produtividade com alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola João Leopoldo Vogt de Barra do Guarita. Acadêmicos(as): Joseane da Silva, Josiane Oliveira, Camila Machado, Iana Antunes, Matheus Silva, Peron Schossler e Lucas Fávero.
    Uso dos recursos Google para produtividade com alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola São lourenço de Iporã do Oeste. Acadêmicos(as): Daniel Muller, Tiago Guth, Emanoelli Ferraz, Mateus Studt, Ediane Luft e Paula Bozetto.
    Inclusão Digital de idosos, realizado com participantes do grupo de idosos do  bairro Bela Vista de Itapiranga. Acadêmicos(as): Fernando Leidens, Christhofer Korbes, Lucas Lopes, Shirley Schlindwein, Victor Pit e Carlos Wesendock.
    Manutenção de computadores escolares, realizado na escola José Cañelas de Pinheirinho do Vale. Acadêmicos(as): Nicolas Silveira, Carlos Rech, Carlos Schuh e Tauane Langer.
     

    Na avaliação das atividades foi destacado pelos acadêmicos o quanto o desenvolvimento dos projetos contribuiu para sua formação, desenvolvendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe, organização e proatividade. Os acadêmicos destacaram ser gratificante perceber os reflexos de sua ação na comunidade, uma vez que a avaliação das escolas, alunos, professores e pessoas envolvidas foi muito positiva.

    29/06/2018 Leia...

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  • Processo de seleção das bolsas dos programas Pibic e Pibiti está com inscrições abertas

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    A Unoesc está com inscrições abertas, até o dia 4 de junho, para o processo de seleção que visa a concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT). São 18 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de 10 bolsas do Programao e Tecnológico (CNPq).
    As bolsas têm a duração de 12 meses, iniciando em 1º de agosto de 2018 e terminando em 31 de julho de 2019. As vagas foram distribuídas entre os campi e podem ser conferidas no edital. Para se inscrever, o estudante deve preencher o formulário de inscrição, enviar o projeto de pesquisa e o plano de trabalho, bem como exportar na base de dados do CNPq o Currículo Lattes do professor pesquisador.
    A entrega da documentação deve ser feita por mídia ou meio eletrônico à secretaria da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do respectivo campus, que fará a conferência e registro da entrega, fornecendo um comprovante de recebimento.
    O resultado da seleção será divulgado a partir de 30 de julho. Antes disso, os projetos serão avaliados pelo Comitê de Pesquisa da Unoesc, pela Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc e pelo Comitê Externo do CNPq. Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Tais programas fazem parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científic

    08/05/2018 Leia...

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  • Mais de 150 alunos serão beneficiados através do Programa de Bolsa de Estudos

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    Primeira parcela será paga aos estudantes já na próxima semana

    GUARACIABA

    POR: Cinthia Borsatto/ Assessoria de Imprensa

    A Administração Municipal de Guaraciaba, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude comunica que pagará na próxima semana a primeira parcela o equivalente a R$46 mil, aos mais de 150 alunos inscritos no Programa de Concessão de Bolsa de Estudos. O montante a ser dividido entre os estudantes corresponde ao número de dias que frequenta a instituição de ensino.

     

    A Secretaria de Educação lembra ainda aos estudantes inscritos que fiquem atentos ao site do município, pois nos próximos dias será aberto o edital de chamamento para a prestação de serviço, que os estudantes obrigatoriamente deverão cumprir como consta no edital. 

     

    Conforme a Administração neste projeto, a Bolsa é destina ao auxílio transportes para estudantes domiciliados no município de Guaraciaba, que estão frequentando cursos de ensino médio nível técnico, profissionalizante e ensino superior em outros municípios, e não é destinada somente para os estudantes que utilizam ônibus como meio de transporte para ir até a instituição, alunos que fazem o trajeto com seu carro próprio também tem direito a Bolsa.

    19/04/2018 Leia...

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  • Posse de professores concursados, admissão de ACTs e reformas em escolas pautam início de ano letivo na regional de Itapiranga

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    A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga (ADR) esteve muito movimentada durante os últimos dias. Isso em função de uma série de atividades relacionadas ao início do ano letivo. Estima-se que mais de 800 pessoas circularam pela ADR para participar de eventos como a posse de professores concursados, admissão de professores ACTs e reunião com gestores de escolas. 
      
    A gerência regional de educação da ADR Itapiranga (Gered) organizou evento de posse de sete professores aprovados em concurso público em 2017. O ato aconteceu na manhã de quinta-feira, 1º, no auditório da ADR Itapiranga. Além dos aprovados no concurso e respectivos familiares, o ato foi prestigiado pelo secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, a gerente de educação, Marina Bianchi, e servidores da ADR responsáveis pela supervisão de gestão de pessoas. 

    Conforme a gerente de educação, Marina Bianchi, a Gered igualmente finalizou o processo da primeira e segunda chamada e chamada pública de professores admitidos em caráter temporário (ACTs). Segundo ela, aproximadamente 700 professores interessados e aptos haviam comparecido no auditório da ADR durante os últimos dias. A gerente da ADR enfatiza que, o Governo do Estado preencheu 248 vagas para as 15 escolas estaduais da regional de Itapiranga.

    Já os diretores, assessores e equipe pedagógica das 15 escolas da Gered voltaram às atividades na terça-feira, 30. Na programação de retorno participaram de encontro no auditório da ADR Itapiranga, quando foi apresentado o calendário escolar e os novos diretores puderam conhecer a equipe de servidores da Gered, suas respectivas atribuições e o trabalho que está sendo desenvolvido para evitar eventuais contratempos no que tange o fornecimento de merenda escolar, recursos financeiros para as escolas, material didático, o andamento de vários programas, entre outros.

    Posse de professores

    A ADR deu posse a sete professores aprovados em concurso público (Enoir Mayer, Soeli Kothe, Andressa Sartori, Marli Schaefer, Loiva Schaefer, Daiana Hochscheidt e Jonas Giehl). 
     
    Volta às aulas

    Às aulas com os alunos das redes municipal e estadual vai ocorrer no dia 14 de fevereiro nos municípios de São João do Oeste e Tunápolis. Já em Itapiranga, Iporã do Oeste e Santa Helena as aulas iniciam no dia 15 de fevereiro.

    Reforma de escolas

    A ADR aproveitou o período de recesso escolar para concluir pequenas reformas e melhorias em cinco escolas estaduais com investimento de R$ 172 mil. A EEB Vendelino Seidel de Iporã do Oeste será a próxima escola a ser contemplada. Neste educandário vai ocorrer a ampliação de salas de aula, com investimento previsto em R$ 454 mil. A obra de destaque na área de educação em 2017 foi a conclusão da reforma e ampliação da EEB Madre Benvenuta em São João do Oeste com investimento de R$ 2,1 milhões.  

    06/02/2018 Leia...

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  • Professores da rede municipal iniciaram atividades hoje segunda-feira (05)

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    A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude de Guaraciaba iniciou na manhã desta segunda-feira (05), as atividades com os mais de 60 professores da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no Auditório do Centro de Multiplouso Professor Alfredo Ames.

    Conforme a Secretária de Educação Roseli Comin, pela parte da manhã a equipe da Coordenação Pedagógica juntamente com a Secretária realizaram as atividades. Já pela parte da tarde os professores participaram de um Curso sobre Planejamento da Editora Positivo do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Durante a semana os professores continuam as atividades diretamente nas escolas onde irão atuar. Na oportunidade serão discutidos o Plano Político Pedagógico e também o Regimento Interno. Após isso os professores irão se reunir em Assembleia para a votação dos mesmos. Ainda segundo Roseli, as aulas iniciam na quinta-feira (15), onde cada aluno deverá comparecer no turno matriculado. Para a Creche Professor Aldino Fetter e também a Creche da Escola Municipal Pedro Theobaldo Ritter, ocorrerão horários de adaptação, portanto os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com as creches.  Roseli lembra ainda que caso alguma criança ou adolescente ainda não tenha a matrícula efetuada deverá realizar durante esta semana, diretamente na escola mais próxima de sua residência.

    05/02/2018 Leia...

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  • Educação reúne diretores para início do ano letivo

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    A Secretaria de Educação realizou uma reunião com os diretores de escolas e creches do Município, nesta segunda-feira (29). O encontro aconteceu no auditório da antiga Câmara de Vereadores, e foi conduzido pela secretária, Rosani Pelissari, e equipe gestora da pasta. O prefeito, Wilson Trevisan, também marcou presença, e deu as boas-vindas a todos. A reunião serviu para traçar as diretrizes iniciais do ano letivo, e expor o Calendário Escolar 2018 da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

    Trevisan conclamou os diretores a realizar um serviço de qualidade, com atitudes positivas e postura firme, sem perder o bom humor. “O diretor precisa ser uma referência, ir além da função pedagógica, e se inserir à comunidade”, salientou. O prefeito frisou ainda, que a Administração Municipal está investindo na valorização do Magistério, e na viabilização dos recursos necessários para melhoria do ensino.

    Rosani lembrou que as escolas municipais trabalharão com material pedagógico novo a partir deste ano. “Foi um investimento superior a R$ 1,2 milhão, em materiais que padronizarão o ensino em um nível muito bom, e que nos auxiliarão na elevação do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”.

    Nesta quinta-feira (1º), os professores, coordenadores pedagógicos e auxiliares de creche efetivos retornam à escolas. Na sexta (02), a partir das 08h, será realizada a escolha de vagas para ACTs, no Salão Nobre da Prefeitura. As aulas iniciam no dia 19 de fevereiro.

     

    30/01/2018 Leia...

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  • Secretaria de Educação divulga calendário 2018

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    Aulas da rede municipal iniciam dia 19 de fevereiro

    A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Oeste divulgou na manhã desta
    segunda-feira (22), o Calendário Escolar para o ano letivo 2018.
    De acordo com a secretária Rosani Pelissari, no dia 1º de fevereiro os professores,
    coordenadores pedagógicos e auxiliares de creche efetivos, retornam às escolas. E, no dia 02,
    será realizada a escolha de vagas para os ACTs, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal:
    8h - Professores de Anos Iniciais;
    9h - Professores de Educação Infantil;
    10h - Professores de Educação Especial;
    11h - Coordenadores Pedagógicos;
    13h30 - Auxiliares de creche;
    14h - Professores das Áreas Específicas.
     Rosani ressalta que os pais ou responsáveis dos educandos das creches devem entrar
    em contato com a unidade escolar de seu filho (a), a partir de 1º de fevereiro e agendar o
    momento de entrevista com a professora, que acontecerá nos dias 08 e 09.
    O ano letivo 2018 inicia no dia 19 de fevereiro. Neste dia, retornam às unidades de
    ensino os educandos da Educação Infantil, creche e pré-escola, e os alunos do Ensino
    Fundamental (1º ao 9º ano).
    Entre os dias 19 e 23 de fevereiro acontece o período de adaptação nas Creches.

    22/01/2018 Leia...

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  • Administração realizará Concurso Público e Processo Seletivo

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    A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que estará realizando Concurso Público e Processo Seletivo. As inscrições iniciaram neste dia quatro de janeiro, e vão até o dia dois de fevereiro, através do site da Ameosc – www.ameosc.ogr.br . Os candidatos que não dispunham de acesso à internet poderão realizar a inscrição na Biblioteca José de Alencar, junto ao Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna. Os boletos para efetuar a inscrição deverão ser pagos até o dia cinco de fevereiro.

    Para o Concurso Público estão sendo oferecidas as vagas de Professor de Educação Física, Engenheiro Civil, Agente da Defesa Civil, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde Micro Área 14 – Linhas São João, Poca e Guatapará Baixo, e Agente Comunitário Micro Área 10 – Linhas Caravaggio, São Domingos, Linha Sete e Encantado.

    Já para o Processo Seletivo as vagas são para Enfermeiro, Auxiliar de Consultório Odontológico de ESF, Técnico em Enfermagem de ESF e Agente Comunitário de Saúde Micro Área 24 – para atuar junto a Unidade de Saúde de Linha Ouro Verde.

    As provas objetivas serão aplicadas no dia três de março, nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, com abertura dos portões às 13h. A prova terá início às 14h e término às 16h30. Para mais informações os candidatos deverão acessar o site da Prefeitura de Guaraciaba, no link de Concursos nos Editais.

    04/01/2018 Leia...

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  • Agraciados Cruz e Souza – Resultado

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    A cultura catarinense parou em Joaçaba, o Oeste não existe.

    Foi realizado na sexta-feira, 24 de novembro, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, às 19h30, a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa de 2017, conferida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

    Neste ano, pela contribuição para o enriquecimento ou defesa da cultura e do patrimônio histórico e artístico de Santa Catarina, serão homenageados: Alzemi Machado (patrimônio), Anna Lindner (patrimônio), Bia Mattar (dança), Edla Van Steen (letras), Ilka Boaventura (antropologia), Roselaine Vinhas (gestão) e Zenirma Martins (patrimônio). A entidade escolhida para ser condecorada foi o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado.

    A indicação dos nomes é atribuição do Conselho Estadual de Cultura, mas o processo de escolha contou com participação popular. Entre os dias 15 de setembro e 30 de outubro a sociedade foi convidada a participar, enviando sugestões de nomes a serem homenageados com a medalha. Foram registradas 220 participações, que resultaram em 78 nomes, dentre os quais foram eleitos os oito agraciados. Outro dado interessante foi a participação de 42 municípios de Santa Catarina e de outros estados.

    A Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa – criada pelo Decreto 4.892/1994 – é um prêmio simbólico concedido desde 1997 aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina. A relação dos agraciados nas edições anteriores pode ser conferida no site do CEC.

    Sobre os agraciados de 2017:

    Alzemi Machado - Graduado em Biblioteconomia e mestre em Educação e Cultura pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC), com formação técnica em encadernação e conservação de acervos pela FUCAT. Atualmente é coordenador técnico da Hemeroteca Digital da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Foi militante estudantil e sindical nos anos 1980/90, além de atuar como conselheiro nos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e de Política Cultural de Florianópolis. Fundador e coordenador do Fórum Setorial de Bibliotecas, foi secretário executivo da Comissão de Análise e Incentivo Cultural, parecerista de Cultura Popular na Fundação Franklin Cascaes e membro da Comissão de Organização e Acompanhamento do Prêmio Elisabete Anderle de Cultura/2014. É autor de livros e catálogos técnicos.

    Anna Lindner Von Pichler - Nasceu em 1938, em Joaçaba, filha de imigrantes austríacos. Seu pai, Francisco Lindner, tornou-se pioneiro no setor metal mecânico no oeste catarinense, cujo envolvimento com as ações sociais tiveram continuidade através da sua filha. Anna participa, desde 1961, do Lions Clube Joaçaba Centro e, em 1970, viabilizou a fundação da APAE nesse município. Em 1994 foi cofundadora da Associação de Turismo de Treze Tílias. Em 1999, fez parte da fundação da Associação Consular do Estado de Santa Catarina em Florianópolis. Desde 1990 participa da diretoria da Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d’Oeste (SCAJHO). Em 2002 teve importante atuação na reconstrução do Teatro Alfredo Sigwalt de Joaçaba, assumindo a presidência entre 2004 e 2006. Em 2005 integrou o Conselho Estadual de Cultura. Durante 28 anos, de 1988 a 2016, dedicou-se incansavelmente às funções consulares, atendendo, como Consulesa Honorária da Áustria, todos os imigrantes e seus descendentes do Estado de Santa Catarina, na cidade de Treze Tílias.

    Ana Beatriz Magalhães Mattar - Bailarina, professora e coreógrafa, iniciou seus estudos de dança em São Paulo. Há 38 anos exerce a profissão, dos quais 28 em Santa Catarina. Destaca-se pelo seu trabalho pioneiro em sapateado com a criação da primeira escola especializada no gênero no estado. Jurada e professora convidada em diversos festivais de dança por todo o Brasil, como o Festival de Dança de Joinville e Passo de Arte. Em Florianópolis é curadora artística do Prêmio Desterro desde sua primeira edição. Proprietária do escritório de projetos da economia criativa -EPEC, é produtora cultural, consultora em elaboração e gestão de projetos em empreendimentos criativos. É palestrante nas áreas de financiamento à cultura e sustentabilidade. Em 2017 assumiu a diretoria de Interação Cultural da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. É membro atuante da Aprodança (Associação Profissional De Dança de SC) da qual já foi presidente. Em política cultural foi integrante de conselhos municipais e estadual, atualmente é membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais vinculado ao Ministério da Cultura.

    Cirquinho do Revirado – Criado por Yonara e Reveraldo, o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado na cidade de Criciúma/SC comemora 20 anos em 2017. São duas décadas marcadas por ações de constante resistência artística e perseverança para viverem exclusivamente do Teatro, vivenciando-o como profissão. Decidiram comprar uma pequena lona de circo para apresentar teatro de fantoches e mergulharam na pesquisa e estudos sobre diferentes técnicas presentes na linguagem teatral. A partir do ano 2000, o grupo iniciou a produção de espetáculos onde o circo já não era a atração principal, mas sim, a rua! Nestes vinte anos o grupo já foi contemplado cinco vezes pelo Prêmio Nacional de Teatro Myriam Muniz, bem como foram reconhecidos em diferentes festivais, mostras e editais pelo Brasil a fora. Atualmente é composto por: Yonara, Reveraldo, Luan e Marcella.

    Edla Van Steen - Nasceu em Florianópolis, em 12 de julho de 1936. É autora de trinta livros publicados, entre contos, romances, entrevistas, peças de teatro, livros de arte. Prêmios Molière e Mambembe "Melhor Autor", pela peça “O Último Encontro”; Prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras e Prêmio Nacional do Pen Club, com o romance Madrugada; Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, categoria autor consagrado, com a obra Cheiro de Amor – contos; publicou nos Estados Unidos os livros: A bag of stories, Village of the ghost bells, Early mourning e Scent of love, todos traduzidos por David S. George. Desde 1980, dirige várias coleções literárias na Global Editora.

    Ilka Boaventura Leite - Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 1986. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas. É filiada à Associação Brasileira de Antropologia e pesquisadora do CNPq desde 1986. Tem formação em História (UFMG, 1980) e Antropologia (USP, 1986). Concluiu estágios de pós-doutorado na Universidade de Chicago (1997), na Universidade Nova de Lisboa (2007) e na Universidade de Buenos Aires (2014/15). Tem se dedicado aos estudos afro-brasileiros através de pesquisas sobre territorialidades negras, quilombos e direitos territoriais. Autora de diversas publicações entre livros e artigos científicos. Suas pesquisas situam-se nas áreas de teoria da literatura de viagem, etnologia afro-brasileira, arte e etnicidade, diásporas africanas e direitos territoriais. Tem publicado artigos sobre narrativas de viagens, cultura e identidade negra no Brasil, quilombos e comunidades quilombolas, direitos étnicos, perícias antropológicas, pensamento afro-social e arte afro-contemporânea.

    Roselaine Barboza Vinhas - Especialista em Ensino da Arte, Fundamentos Estéticos e Metodológicos pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela UNOESC - Campus Chapecó, cursou Bacharelado em Música - Habilitação em Canto pela UFPEL - Universidade Federal de Pelotas. É secretária de Cultura de Chapecó, coordenadora do Colegiado de Cultura da AMOSC e conselheira do CONGESC. Constituiu a comissão de criação do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC - órgão colegiado FECAM), do qual foi diretora executiva e presidente. Foi conselheira e presidiu o Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Tem experiência na área de arte e cultura, com ênfase em gestão cultural, arte educação, regência para canto coral e preparação vocal.

    Zenirma Martinha Martins – Conhecida como Nida, é rendeira na Casa da Cultura Açoriana de Palhoça - Casarão de Enseada de Brito. Aprendeu a fazer renda com sua mãe há mais de 50 anos. Convidada pela Casa da Cultura Açoriana de Palhoça, há três anos ensina jovens e adultos na arte de produzir rendas de bilro do tipo tramoia. Segundo alguns estudiosos este tipo de renda é o original trazido do Arquipélago dos Açores para o Estado de Santa Catarina, um saber e fazer com risco de desaparecimento em nosso estado. Nida, hoje com 74 anos, encanta a todos que passam na Casa da Cultura, com sua maneira de ensinar e explicar como é feita a renda de bilro tramoia. Tem orgulho em dizer que sua mãe aprendeu com sua avó e ela com sua mãe, tradição passada de geração a geração.

    03/01/2018 Leia...

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  • Oficinas Culturais oportunizam aulas gratuitas à população


    São Miguel do Oeste

     

    A Fundação Municipal de Cultura (Funcultura) retomou as atividades das oficinas culturais na semana passada semana. São mais de 20 opções gratuitas, para quem quer aprimorar ou aprender algo novo nas áreas de artesanato, de música ou dança. Abrangendo todas as idades, já são mais de mil matrículas e ainda há vagas disponíveis para as oficinas de Decoupagem, Tricô e Crochê, Percussão, Canto Vocal, Coral, Dança de Salão, Banda Municipal, Ballet, Violão, Gaita de Boca, Dança Livre, Dança Alemã, Capoeira e Hip Hop. Mais informações no Centro Cultural, ou pelo telefone 3622 6208.

    O presidente da Fundação, Elias Araújo, observa que todas as pessoas têm a oportunidade de participar das aulas, incrementando o conhecimento e buscando algo novo.  As oficinas ofertadas à comunidade são de Pintura em Tela e Vidro, Teclado, Pintura em Tecido, Patchwork, Teatro, Hip Hop, Restauração e Decoupagem, Tricô e Crochê, Piano, Percussão, Biscuit, Canto Vocal, Ballet, Dança Livre, Dança de Salão, Banda Municipal, Violão, Gaita de Boca, Dança de Salão Gauchesca, Dança Livre nos Bairros, Dança Alemã, Capoeira e Hip Hop.

         

          

    04/04/2016 Leia...

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  • Formação Continuada da Educação será realizada amanhã


    Iporã do Oeste 

     

    A Secretaria da Educação Iporã do Oeste promove amanhã, quinta-feira, 24, formação continuada que se estende a todos os professores, auxiliares de creche e eestagiários. A capacitação será coordenada pela professora mestre Carlete Maria Thomé e terá como local o Centro de Convivência dos Idosos, com início às 7h45 e término previsto para as 11h30.

    Também amanhã será realizada a formação para os servidores que atuam nas escolas na função de serviços gerais, com a professora Valicir Melchiors Trebien. A atividade será realizada no auditório do pré-escolar Os Peixinhos. A Secretaria de Educação lembra que a formação faz parte do Programa de Formação Continuada, necessária para acessar benefícios da progressão prevista no plano de carreira.

    04/04/2016 Leia...

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  • Palco Literário incrementa a programação de domingo nas praças

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    Desta vez, o público acompanhou o Palco Aberto e o Palco Literário. Além de músicos, os escritos locais e regionais puderam divulgar seus trabalhos

    São Miguel do Oeste

     

    A Fundação Municipal de Cultura (Funcultura) organizou mais um momento cultural no final da tarde de domingo, 20, nas praças Walnir Bottaro Daniel e Belarmino Annoni. Desta vez, o público acompanhou o Palco Aberto e o Palco Literário. Além de músicos, os escritos locais e regionais puderam divulgar seus trabalhos.

    Segundo o presidente da Funcultura, Elias Araújo, quem frequenta as praças aos domingos aprecia as apresentações, sendo que a iniciativa tem o propósito de abrir espaço e reconhecer os talentos locais, seja na música, no teatro, na dança, na composição ou nas obras literárias. Araújo, diz que essas iniciativas colaboram para o crescimento cultural, sendo não apenas opção de lazer, mas de agregar conhecimento. “Mais momentos como este serão proporcionados à comunidade, especialmente quem tem o hábito de visitar as praças nos finais das tardes de domingo”, promete.

    Além de expor os livros para comercialização, o Palco Literário oportunizou declamações de poesias e leitura de obras. Ainda houve a doação de livros da Editora Mais que Palavras, os quais ficarão a disposição das pessoas nos Casulos Literários. A programação contou ainda com teatro do Sesc, cama elástica, apresentações musicais da Banda Velha Infância, do Grupo Diáspora e dos instrutores das oficinas de cultura, Sidnei Carvalho e MC Michel.

    01/04/2016 Leia...

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  • Ceosp oferece curso inédito e gratuito de Alta Tecnologia


    São Miguel do Oeste/Chapecó 

    O Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Odontologia (Ceosp), com sede em São Miguerl do Oeste, se tornou pioneiro na região Oeste ao oferecer o primeiro curso de “Pesquisa de Alta Tecnologia e a sua aplicação nos programas de graduação e pós-graduação nas Ciências da Saúde e nas Engenharias”. A capacitação, que sera ministrada na unidade de Chapecó, é gratuita e reúne 25 mestres e doutores de diversas instituições de ensino superior públicas e privadas.

    O objetivo do curso, que terá 10 meses de duração, é a promoção científica e a capacitação inicial do docente no uso de altas tecnologias. Segundo o professor e coordenador do curso, Doutor Marcos Giovanetti, a iniciativa visa incentivar a pesquisa e colocar os laboratórios do Ceosp à disposição da comunidade acadêmica. “Hoje temos um grande número de pesquisadores com doutorado na nossa região, entretanto muitos desses profissionais não tinham acesso a Microscopia Eletrônica, a partir de agora isso será possível no Ceosp”, revelou.

    Ao todo, serão 10 módulos, totalizando 100 horas/aula. Entre os conteúdos abordados estão Patente de processos e produtos; Preparação de amostras para Microscopia Ótica; Preparação de amostras para Microscopia Eletrônica de Varredura; Testes mecânicos; Espectroscopia por Energia Dispersiva de raios X e Construção de Dispositivos para Ensaios Mecânicos e Microscopia Eletrônica. A tecnologia empregada pelo Ceosp dispõe de equipamentos modernos, como os de nanotecnologia, equiparados aos melhores do mundo, como os laboratórios do MIT, em Massachussets, nos Estados Unidos. 

     

     

     

    17/12/2015 Leia...

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  • Diretor do La Salle Peperi confirma permanência na direção

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    Irmão Plácio Bohn anunciou a permanência, após mobilização da comunidade

    São Miguel do Oeste

    A possibilidade de o irmão Plácio Bohn, diretor do Colégio Lá Salle Peperi, deixar são Miguel do Oeste está descartada. A definição da permanência foi tomada quinta-feira, 10, e anunciada por ele sexta-feira, 11, em entrevista à Rádio Peperi.  Bohn contou que recebeu uma proposta dos superiores para trabalhar no Pará, perto de Belém. O motivo é que neste ano a congregação perdeu três irmãos que atuavam naquela região, mortos em um acidente.

    A possibilidade de saída do irmão Plácio Bohn mobilizou a comunidade escolar, que passou a fazer manifestações públicas pela permanência dele. A Câmara de Vereadores  também foi envolvida na mobilização. O irmão disse que ficou surpreso, sensibilizado e agradecido pelo apoio. Para o Bohn, a decisão dos superiores de acatarem a vontade dele também passou pelas reações da comunidade.

    17/12/2015 Leia...

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