Últimas EDUCAÇÃO

  • Administração realizará Concurso Público e Processo Seletivo

    img

    A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que estará realizando Concurso Público e Processo Seletivo. As inscrições iniciaram neste dia quatro de janeiro, e vão até o dia dois de fevereiro, através do site da Ameosc – www.ameosc.ogr.br . Os candidatos que não dispunham de acesso à internet poderão realizar a inscrição na Biblioteca José de Alencar, junto ao Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna. Os boletos para efetuar a inscrição deverão ser pagos até o dia cinco de fevereiro.

    Para o Concurso Público estão sendo oferecidas as vagas de Professor de Educação Física, Engenheiro Civil, Agente da Defesa Civil, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde Micro Área 14 – Linhas São João, Poca e Guatapará Baixo, e Agente Comunitário Micro Área 10 – Linhas Caravaggio, São Domingos, Linha Sete e Encantado.

    Já para o Processo Seletivo as vagas são para Enfermeiro, Auxiliar de Consultório Odontológico de ESF, Técnico em Enfermagem de ESF e Agente Comunitário de Saúde Micro Área 24 – para atuar junto a Unidade de Saúde de Linha Ouro Verde.

    As provas objetivas serão aplicadas no dia três de março, nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, com abertura dos portões às 13h. A prova terá início às 14h e término às 16h30. Para mais informações os candidatos deverão acessar o site da Prefeitura de Guaraciaba, no link de Concursos nos Editais.

    04/01/2018 Leia...

    -

  • Agraciados Cruz e Souza – Resultado

    img

    A cultura catarinense parou em Joaçaba, o Oeste não existe.

    Foi realizado na sexta-feira, 24 de novembro, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, às 19h30, a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa de 2017, conferida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

    Neste ano, pela contribuição para o enriquecimento ou defesa da cultura e do patrimônio histórico e artístico de Santa Catarina, serão homenageados: Alzemi Machado (patrimônio), Anna Lindner (patrimônio), Bia Mattar (dança), Edla Van Steen (letras), Ilka Boaventura (antropologia), Roselaine Vinhas (gestão) e Zenirma Martins (patrimônio). A entidade escolhida para ser condecorada foi o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado.

    A indicação dos nomes é atribuição do Conselho Estadual de Cultura, mas o processo de escolha contou com participação popular. Entre os dias 15 de setembro e 30 de outubro a sociedade foi convidada a participar, enviando sugestões de nomes a serem homenageados com a medalha. Foram registradas 220 participações, que resultaram em 78 nomes, dentre os quais foram eleitos os oito agraciados. Outro dado interessante foi a participação de 42 municípios de Santa Catarina e de outros estados.

    A Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa – criada pelo Decreto 4.892/1994 – é um prêmio simbólico concedido desde 1997 aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina. A relação dos agraciados nas edições anteriores pode ser conferida no site do CEC.

    Sobre os agraciados de 2017:

    Alzemi Machado - Graduado em Biblioteconomia e mestre em Educação e Cultura pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC), com formação técnica em encadernação e conservação de acervos pela FUCAT. Atualmente é coordenador técnico da Hemeroteca Digital da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Foi militante estudantil e sindical nos anos 1980/90, além de atuar como conselheiro nos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e de Política Cultural de Florianópolis. Fundador e coordenador do Fórum Setorial de Bibliotecas, foi secretário executivo da Comissão de Análise e Incentivo Cultural, parecerista de Cultura Popular na Fundação Franklin Cascaes e membro da Comissão de Organização e Acompanhamento do Prêmio Elisabete Anderle de Cultura/2014. É autor de livros e catálogos técnicos.

    Anna Lindner Von Pichler - Nasceu em 1938, em Joaçaba, filha de imigrantes austríacos. Seu pai, Francisco Lindner, tornou-se pioneiro no setor metal mecânico no oeste catarinense, cujo envolvimento com as ações sociais tiveram continuidade através da sua filha. Anna participa, desde 1961, do Lions Clube Joaçaba Centro e, em 1970, viabilizou a fundação da APAE nesse município. Em 1994 foi cofundadora da Associação de Turismo de Treze Tílias. Em 1999, fez parte da fundação da Associação Consular do Estado de Santa Catarina em Florianópolis. Desde 1990 participa da diretoria da Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d’Oeste (SCAJHO). Em 2002 teve importante atuação na reconstrução do Teatro Alfredo Sigwalt de Joaçaba, assumindo a presidência entre 2004 e 2006. Em 2005 integrou o Conselho Estadual de Cultura. Durante 28 anos, de 1988 a 2016, dedicou-se incansavelmente às funções consulares, atendendo, como Consulesa Honorária da Áustria, todos os imigrantes e seus descendentes do Estado de Santa Catarina, na cidade de Treze Tílias.

    Ana Beatriz Magalhães Mattar - Bailarina, professora e coreógrafa, iniciou seus estudos de dança em São Paulo. Há 38 anos exerce a profissão, dos quais 28 em Santa Catarina. Destaca-se pelo seu trabalho pioneiro em sapateado com a criação da primeira escola especializada no gênero no estado. Jurada e professora convidada em diversos festivais de dança por todo o Brasil, como o Festival de Dança de Joinville e Passo de Arte. Em Florianópolis é curadora artística do Prêmio Desterro desde sua primeira edição. Proprietária do escritório de projetos da economia criativa -EPEC, é produtora cultural, consultora em elaboração e gestão de projetos em empreendimentos criativos. É palestrante nas áreas de financiamento à cultura e sustentabilidade. Em 2017 assumiu a diretoria de Interação Cultural da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. É membro atuante da Aprodança (Associação Profissional De Dança de SC) da qual já foi presidente. Em política cultural foi integrante de conselhos municipais e estadual, atualmente é membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais vinculado ao Ministério da Cultura.

    Cirquinho do Revirado – Criado por Yonara e Reveraldo, o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado na cidade de Criciúma/SC comemora 20 anos em 2017. São duas décadas marcadas por ações de constante resistência artística e perseverança para viverem exclusivamente do Teatro, vivenciando-o como profissão. Decidiram comprar uma pequena lona de circo para apresentar teatro de fantoches e mergulharam na pesquisa e estudos sobre diferentes técnicas presentes na linguagem teatral. A partir do ano 2000, o grupo iniciou a produção de espetáculos onde o circo já não era a atração principal, mas sim, a rua! Nestes vinte anos o grupo já foi contemplado cinco vezes pelo Prêmio Nacional de Teatro Myriam Muniz, bem como foram reconhecidos em diferentes festivais, mostras e editais pelo Brasil a fora. Atualmente é composto por: Yonara, Reveraldo, Luan e Marcella.

    Edla Van Steen - Nasceu em Florianópolis, em 12 de julho de 1936. É autora de trinta livros publicados, entre contos, romances, entrevistas, peças de teatro, livros de arte. Prêmios Molière e Mambembe "Melhor Autor", pela peça “O Último Encontro”; Prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras e Prêmio Nacional do Pen Club, com o romance Madrugada; Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, categoria autor consagrado, com a obra Cheiro de Amor – contos; publicou nos Estados Unidos os livros: A bag of stories, Village of the ghost bells, Early mourning e Scent of love, todos traduzidos por David S. George. Desde 1980, dirige várias coleções literárias na Global Editora.

    Ilka Boaventura Leite - Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 1986. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas. É filiada à Associação Brasileira de Antropologia e pesquisadora do CNPq desde 1986. Tem formação em História (UFMG, 1980) e Antropologia (USP, 1986). Concluiu estágios de pós-doutorado na Universidade de Chicago (1997), na Universidade Nova de Lisboa (2007) e na Universidade de Buenos Aires (2014/15). Tem se dedicado aos estudos afro-brasileiros através de pesquisas sobre territorialidades negras, quilombos e direitos territoriais. Autora de diversas publicações entre livros e artigos científicos. Suas pesquisas situam-se nas áreas de teoria da literatura de viagem, etnologia afro-brasileira, arte e etnicidade, diásporas africanas e direitos territoriais. Tem publicado artigos sobre narrativas de viagens, cultura e identidade negra no Brasil, quilombos e comunidades quilombolas, direitos étnicos, perícias antropológicas, pensamento afro-social e arte afro-contemporânea.

    Roselaine Barboza Vinhas - Especialista em Ensino da Arte, Fundamentos Estéticos e Metodológicos pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela UNOESC - Campus Chapecó, cursou Bacharelado em Música - Habilitação em Canto pela UFPEL - Universidade Federal de Pelotas. É secretária de Cultura de Chapecó, coordenadora do Colegiado de Cultura da AMOSC e conselheira do CONGESC. Constituiu a comissão de criação do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC - órgão colegiado FECAM), do qual foi diretora executiva e presidente. Foi conselheira e presidiu o Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Tem experiência na área de arte e cultura, com ênfase em gestão cultural, arte educação, regência para canto coral e preparação vocal.

    Zenirma Martinha Martins – Conhecida como Nida, é rendeira na Casa da Cultura Açoriana de Palhoça - Casarão de Enseada de Brito. Aprendeu a fazer renda com sua mãe há mais de 50 anos. Convidada pela Casa da Cultura Açoriana de Palhoça, há três anos ensina jovens e adultos na arte de produzir rendas de bilro do tipo tramoia. Segundo alguns estudiosos este tipo de renda é o original trazido do Arquipélago dos Açores para o Estado de Santa Catarina, um saber e fazer com risco de desaparecimento em nosso estado. Nida, hoje com 74 anos, encanta a todos que passam na Casa da Cultura, com sua maneira de ensinar e explicar como é feita a renda de bilro tramoia. Tem orgulho em dizer que sua mãe aprendeu com sua avó e ela com sua mãe, tradição passada de geração a geração.

    03/01/2018 Leia...

    -

  • Oficinas Culturais oportunizam aulas gratuitas à população


    São Miguel do Oeste

     

    A Fundação Municipal de Cultura (Funcultura) retomou as atividades das oficinas culturais na semana passada semana. São mais de 20 opções gratuitas, para quem quer aprimorar ou aprender algo novo nas áreas de artesanato, de música ou dança. Abrangendo todas as idades, já são mais de mil matrículas e ainda há vagas disponíveis para as oficinas de Decoupagem, Tricô e Crochê, Percussão, Canto Vocal, Coral, Dança de Salão, Banda Municipal, Ballet, Violão, Gaita de Boca, Dança Livre, Dança Alemã, Capoeira e Hip Hop. Mais informações no Centro Cultural, ou pelo telefone 3622 6208.

    O presidente da Fundação, Elias Araújo, observa que todas as pessoas têm a oportunidade de participar das aulas, incrementando o conhecimento e buscando algo novo.  As oficinas ofertadas à comunidade são de Pintura em Tela e Vidro, Teclado, Pintura em Tecido, Patchwork, Teatro, Hip Hop, Restauração e Decoupagem, Tricô e Crochê, Piano, Percussão, Biscuit, Canto Vocal, Ballet, Dança Livre, Dança de Salão, Banda Municipal, Violão, Gaita de Boca, Dança de Salão Gauchesca, Dança Livre nos Bairros, Dança Alemã, Capoeira e Hip Hop.

         

          

    04/04/2016 Leia...

    -

  • Formação Continuada da Educação será realizada amanhã


    Iporã do Oeste 

     

    A Secretaria da Educação Iporã do Oeste promove amanhã, quinta-feira, 24, formação continuada que se estende a todos os professores, auxiliares de creche e eestagiários. A capacitação será coordenada pela professora mestre Carlete Maria Thomé e terá como local o Centro de Convivência dos Idosos, com início às 7h45 e término previsto para as 11h30.

    Também amanhã será realizada a formação para os servidores que atuam nas escolas na função de serviços gerais, com a professora Valicir Melchiors Trebien. A atividade será realizada no auditório do pré-escolar Os Peixinhos. A Secretaria de Educação lembra que a formação faz parte do Programa de Formação Continuada, necessária para acessar benefícios da progressão prevista no plano de carreira.

    04/04/2016 Leia...

    -

  • Palco Literário incrementa a programação de domingo nas praças

    img

    Desta vez, o público acompanhou o Palco Aberto e o Palco Literário. Além de músicos, os escritos locais e regionais puderam divulgar seus trabalhos

    São Miguel do Oeste

     

    A Fundação Municipal de Cultura (Funcultura) organizou mais um momento cultural no final da tarde de domingo, 20, nas praças Walnir Bottaro Daniel e Belarmino Annoni. Desta vez, o público acompanhou o Palco Aberto e o Palco Literário. Além de músicos, os escritos locais e regionais puderam divulgar seus trabalhos.

    Segundo o presidente da Funcultura, Elias Araújo, quem frequenta as praças aos domingos aprecia as apresentações, sendo que a iniciativa tem o propósito de abrir espaço e reconhecer os talentos locais, seja na música, no teatro, na dança, na composição ou nas obras literárias. Araújo, diz que essas iniciativas colaboram para o crescimento cultural, sendo não apenas opção de lazer, mas de agregar conhecimento. “Mais momentos como este serão proporcionados à comunidade, especialmente quem tem o hábito de visitar as praças nos finais das tardes de domingo”, promete.

    Além de expor os livros para comercialização, o Palco Literário oportunizou declamações de poesias e leitura de obras. Ainda houve a doação de livros da Editora Mais que Palavras, os quais ficarão a disposição das pessoas nos Casulos Literários. A programação contou ainda com teatro do Sesc, cama elástica, apresentações musicais da Banda Velha Infância, do Grupo Diáspora e dos instrutores das oficinas de cultura, Sidnei Carvalho e MC Michel.

    01/04/2016 Leia...

    -

  • Ceosp oferece curso inédito e gratuito de Alta Tecnologia


    São Miguel do Oeste/Chapecó 

    O Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Odontologia (Ceosp), com sede em São Miguerl do Oeste, se tornou pioneiro na região Oeste ao oferecer o primeiro curso de “Pesquisa de Alta Tecnologia e a sua aplicação nos programas de graduação e pós-graduação nas Ciências da Saúde e nas Engenharias”. A capacitação, que sera ministrada na unidade de Chapecó, é gratuita e reúne 25 mestres e doutores de diversas instituições de ensino superior públicas e privadas.

    O objetivo do curso, que terá 10 meses de duração, é a promoção científica e a capacitação inicial do docente no uso de altas tecnologias. Segundo o professor e coordenador do curso, Doutor Marcos Giovanetti, a iniciativa visa incentivar a pesquisa e colocar os laboratórios do Ceosp à disposição da comunidade acadêmica. “Hoje temos um grande número de pesquisadores com doutorado na nossa região, entretanto muitos desses profissionais não tinham acesso a Microscopia Eletrônica, a partir de agora isso será possível no Ceosp”, revelou.

    Ao todo, serão 10 módulos, totalizando 100 horas/aula. Entre os conteúdos abordados estão Patente de processos e produtos; Preparação de amostras para Microscopia Ótica; Preparação de amostras para Microscopia Eletrônica de Varredura; Testes mecânicos; Espectroscopia por Energia Dispersiva de raios X e Construção de Dispositivos para Ensaios Mecânicos e Microscopia Eletrônica. A tecnologia empregada pelo Ceosp dispõe de equipamentos modernos, como os de nanotecnologia, equiparados aos melhores do mundo, como os laboratórios do MIT, em Massachussets, nos Estados Unidos. 

     

     

     

    17/12/2015 Leia...

    -

  • Diretor do La Salle Peperi confirma permanência na direção

    img

    Irmão Plácio Bohn anunciou a permanência, após mobilização da comunidade

    São Miguel do Oeste

    A possibilidade de o irmão Plácio Bohn, diretor do Colégio Lá Salle Peperi, deixar são Miguel do Oeste está descartada. A definição da permanência foi tomada quinta-feira, 10, e anunciada por ele sexta-feira, 11, em entrevista à Rádio Peperi.  Bohn contou que recebeu uma proposta dos superiores para trabalhar no Pará, perto de Belém. O motivo é que neste ano a congregação perdeu três irmãos que atuavam naquela região, mortos em um acidente.

    A possibilidade de saída do irmão Plácio Bohn mobilizou a comunidade escolar, que passou a fazer manifestações públicas pela permanência dele. A Câmara de Vereadores  também foi envolvida na mobilização. O irmão disse que ficou surpreso, sensibilizado e agradecido pelo apoio. Para o Bohn, a decisão dos superiores de acatarem a vontade dele também passou pelas reações da comunidade.

    17/12/2015 Leia...

    -

  • Gered reúne gestores de escolas estaduais para planejar 2016

    img

    A avaliação e planejamento aconteceram no auditório da Escola Estadual Vendelino Seidel

     

    Iporã do Oeste

    A Gerência Regional de Educação (Gered) de Itapiranga reuniu na cidade de Iporã do Oeste os gestores das escolas para avaliação das atividades de 2015 e planejamento de 2016. Ficou definido que em fevereiro, antes de reiniciar as aulas, ocorre a continuidade do planejamento com a equipe administrativa e pedagógica. O encontro teve participação do secretário regional, Miguel Schneider, da gerente de Educação, Marina Bianchi, e equipe de servidores da Gered Itapiranga. A avaliação e planejamento aconteceram no auditório da Escola Estadual Vendelino Seidel.

    De acordo com o supervisor de educação básica e profissional da SDR, Vilson Von Borstel, o objetivo do planejamento foi sistematizar as atividades para 2016. Segundo ele, é importante decidir de forma colegiada a formação continuada dos professores, o calendário escolar e outras ações das atividades escolares. Para Vilson, outra pauta importante do encontro foi o levantamento e elaboração de documento dos resultados dos programas implantados nas escolas.

    Conforme a gerente de Educação, Marina Bianchi, apesar das limitações decorrentes da crise financeira nacional, com planejamento será possível manter a expectativa positiva para 2016. “Tivemos vários avanços em 2015 e com satisfação podemos apresentar um balanço otimista de ações realizadas”. A SDR de Itapiranga tem sob sua incumbência 20 escolas, sendo que sete estão inseridas no programa de ensino médio inovador.

    17/12/2015 Leia...

    -

  • Fai Faculdades abre inscrição para Seletivo Especial


    Foram abertas segunda-feira, 14, as inscrições para o Vestibular Especial com vagas remanescentes da FAI Faculdades de Itapiranga. Conforme o diretor geral da Instituição, Leandro Sorgato, nesta edição especial do Vestibular têm algumas vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Pedagogia e Tecnologia em Alimentos.

    As inscrições encerram no dia 8 de fevereiro de 2016, e podem ser realizadas no site da instituição www.faifaculdadesedu.br pelo valor de R$ 50,00. Neste processo seletivo, a prova é composta por uma redação agendada. O interessado faz a inscrição pelo site e depois agenda o dia da prova com a Secretaria Acadêmica.

    Além de contar com uma estrutura ampla e moderna, com salas de aula climatizadas, laboratórios equipados e professores altamente qualificados os novos acadêmicos poderão solicitar auxilio financeiro através de programas como Prouni, Fies, Artigo 170 e 171, Fundaplub e Crefácil, além de auxilio transporte e descontos para membros da mesma família.

    17/12/2015 Leia...

    -

  • Seletivo Especial tem inscrições prorrogadas para 25 cursos


    O Seletivo Especial Unoesc tem como principal característica o ingresso na Unoesc sem a realização de provas

    São Miguel do Oeste

    As inscrições para 25 cursos da Unoesc foram prorrogadas até 26 de janeiro. São vagas remanescentes do processo Seletivo Especial 2016. Para se inscrever basta acessar o site, que traz uma relação dos cursos oferecidos em cada campus. O Seletivo Especial Unoesc tem como principal característica o ingresso na Unoesc sem a realização de provas. A classificação é feita pela média do histórico escolar do ensino médio. Para realizar a inscrição, é só acessar o site do Seletivo Especial Unoesc e, depois, selecionar o curso desejado, conforme cada campus.

    Após a escolha do curso, o candidato deve clicar em “Inscreva-se”. Uma nova página será aberta, na qual consta o requerimento de inscrição, no item “Inscrições On-line”. Depois de preencher, é só imprimir e entregar na Secretaria Acadêmica ou no Protocolo da Unoesc, juntamente com os documentos previstos pelo edital: histórico escolar do ensino médio e comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 20. A entrega dos documentos poderá ser feita até 27 de janeiro.

    Os inscritos serão chamados para matrícula conforme a quantidade de vagas existentes. Uma vez comunicado da vaga, o candidato terá um dia para efetivar a matrícula e caso não compareça será chamado o seguinte da lista. O Seletivo Especial Unoesc oferece vagas para 25 cursos, sendo Informática Licenciatura e Processos Gerenciais à distância.

     

    CURSOS OFERECIDOS

    São Miguel do Oeste

    Administração

    Ciência da Computação

    Pedagogia

     

    Maravilha

    Administração

    Agronomia

     

     Pinhalzinho

    Ciências Contábeis

    Psicologia

     

    São José do Cedro

    Agronomia

    EaD

    Informática - Licenciatura

    Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

    17/12/2015 Leia...

    -

  • Estado aplica R$ 177,2 mil em reforma e adequação da Gerei


    São Miguel do Oeste

     

    A atual sede da Gerência Regional de Educação (Gerei) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste será reformada. O prédio, construído ainda na década de 70, terá o investimento de R$ 177,2 mil do governo do Estado. A empresa CM Empreiteira Ltda de Chapecó, vencedora da licitação, já assinou a ordem de serviço e deve iniciar a obra nesta semana. O prazo de execução é de 150 dias e a empresa irá aproveitar o recesso escolar para realizar os trabalhos. Dessa forma, o atendimento da Gerência não será interrompido.

    O projeto inclui a construção de rampa de acesso adequando a acessibilidade do prédio, ampliação do auditório, sala de informática e depósito, construção de banheiros na parte inferior e reforma dos superiores com acessibilidade, readequação da parte elétrica, forro e pintura. “O prédio tem mais de 40 anos e é uma necessidade a reforma. Queremos que os trabalhos ocorram dentro do prazo estabelecido, aproveitando o recesso escolar”, afirma o secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan.

     

    10/12/2015 Leia...

    -

  • Quase 7.500 pessoas compareceram nas eleições dos Planos de Gestão


    São Miguel do Oeste

     A comunidade escolar, composta por pais, professores, alunos e servidores foram às urnas na quinta e sexta-feira, 26 e 27, para escolher o Plano de Gestão Escolar, e por consequência, os diretores que irão administrar as unidades escolares estaduais nos próximos quatro anos. Na Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, a eleição foi realizada em 17 unidades de ensino da rede estadual. Ao todo, foram 7.464 votos computados na primeira eleição realizada na região.

    A EEB Julio Vicente de Pelegrini, da Linha Guataparema de Guaraciaba, foi a unidade que teve a aprovação do Plano de Gestão com o maior índice, tendo 100% de votos a favor da diretora Marilene Dalsotto de Pelegrini, candidata única na escola. Em outras nove unidades escolares havia somente um proponente concorrendo.

    Entre as unidades escolares que tiveram disputa, o Plano de Gestão da EEB Cecília Lotin, de Barra Bonita, proposto pela professora Luciane Zangalli Balensiefer, foi o que teve o maior índice de aceitação com 84% dos votos. A única escola que não teve o plano aprovado foi o da EEB Guilherme Missen de São Miguel do Oeste. O proponente Luiz Grando não atingiu os 50% dos votos favoráveis e o Conselho Deliberativo indicará o diretor que ficará no cargo temporariamente até nova eleição. As EEBs Nereu de Oliveira Ramos e Ouro Verde de Guaraciaba não tiveram candidatos e também terão diretores indicados pelo Conselho.  

    De acordo com o gerente de Educação, Moacir Martello, o processo ocorreu de forma tranquila e dentro do esperado. “Tivemos uma boa participação da comunidade escolar. O processo novo sempre gera uma insegurança, mas foi democrático e os alunos, pais e professores tiveram a oportunidade de escolher o que consideram o melhor para a escola”, afirma.

    07/12/2015 Leia...

    -

  • Grupo de Danças da Escola Juscelino Kubitschek se destaca em festivais

    img

    Alunos da Escola Juscelinho Kubitschek durante a apresentação "O Casaco"

    São Miguel do Oeste

    O grupo de danças da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), está conquistando diversos prêmios em festivais. A professora da escola e autora das coreografias, Sirlei Ferrasso, conta que o Programa contribui para a confecção do figurino dos alunos bailarinos. Além disso, as cinco acadêmicas do curso de Educação Física da Unoesc auxiliam nos bastidores das apresentações. O grupo também tem o apoio de toda a comunidade escolar.

    A apresentação "O Casaco" rendeu à escola o 1º lugar, da categoria mirim livre, na etapa microrregional do Festival Dança Catarina e o 1º lugar, na categoria séries inicias, do 1º Festival Regional de Dança de Campo Erê. No Festival Regional de Dança de Campo Erê, a professora Sirlei ganhou o reconhecimento de melhor coreógrafa.  O enredo de o "O Casaco" foi criado a partir da redação da aluna, Melissa Schmitiz. A redação "Infâncias de Pano" conta a história da mãe da aluna, que ganha uma boneca de pano do padrinho. Depois de estragá-la, as irmãs resolvem confeccionar outras. Então, pegam um casaco vermelho de veludo, no armário da avó, para fazer um detalhe da vestimenta. A avó se desespera, mas, no final o que prevaleceu foi o amor de avó para neta.

    Outra apresentação premiada foi o "O Sapo da Sorte".  O grupo conquistou o 2º lugar com a dança, na categoria infantil livre, da etapa microrregional do Festival Dança Catarina e o 3º lugar, na categoria séries finais, do Festival Regional de Dança de Campo Erê. A apresentação conta a história de um trabalhador que encontra, em uma obra, uma caixa da qual sai um sapo com uma bengala e uma cartola cantando e dançando jazz. "O trabalhador pensa em ganhar muito dinheiro, mas o sapo não canta, quando está na frente de pessoas que poderiam pagar pela apresentação", complementa a professora, dizendo que o objetivo é mostrar que as pessoas estão preocupadas em acumular bens e estão esquecendo do lado afetivo.

    Com a dança flamenca "Sevilhas", as alunas da escola conquistaram o 1º lugar, na categoria populares e folclóricas da etapa microrregional do Dança Catarina e o 2º lugar, na categoria séries finais do Festival Regional de Dança de Campo Erê. A dança de salão, da categoria infantil, também se destacou no Dança Catarina, conquistando os dois primeiros lugares na fase microrregional e o 2º lugar na etapa regional do Festival. Na etapa regional, a aluna Maria Eduarda Barp também  conquistou o prêmio de bailarina destaque.

     

     

    07/12/2015 Leia...

    -

  • Período de matrículas começa hoje na Unoesc


    O início das aulas para o 1º semestre letivo está marcado para o dia 22 de fevereiro

    São Miguel do Oeste

     

    Entre hoje, quarta-feira, 09, e sexta-feira ocorre o período de matrículas dos candidatos aprovados no vestibular da Acafe e no Seletivo Especial Unoesc. Cada campus estabeleceu um cronograma que determina o dia e o horário de matrícula para cada curso de graduação. Para conferir a data do seu curso e a lista dos documentos que devem ser apresentados no ato da matrícula, acesse o site da Unoesc.

    A relação dos candidatos classificados no Seletivo Especial Unoesc foi divulgada segunda-feira, 07 e a lista dos aprovados no vestibular foi divulgada ontem, terça-feira. Ambos os resultados estão publicados no site da Unoesc.

    O candidato que não comparecer dentro do prazo fixado para matrícula perderá o direito à vaga e será substituído pelo subsequente da lista de classificação. O início das aulas para o 1º semestre letivo está marcado para o dia 22 de fevereiro. Em caso de dúvidas e para maiores informações, o estudante pode entrar em contato com a Secretaria Acadêmica correspondente ao campus do seu curso ou no site da Instituição.

     

    07/12/2015 Leia...

    -

  • Recital apresenta talentos de Oficina de Piano da Funcultura

    img

    Familiares, amigos, convidados e profissionais que atuam na Fundação Municipal de Cultura (Funcultura) de São Miguel do Oeste acompanharam, na noite de quinta-feira, 26, o último Recital de Piano de 2015. O evento, organizado pela Oficina de Piano da Funcultura, lotou o auditório do Centro Cultural.

    O presidente da fundação, Elias Araújo, recepcionou todos e destacou o brilhante trabalho desempenhado na música pelas professoras Telma Gaspodini e Mayara Marcon. “Agradeço a dedicação das instrutoras e também dos alunos que, hoje, vão apresentar o aprendizado e nos presentear com belíssimas canções”, enfatizou Araújo.   A oficina ofertada gratuitamente pela prefeitura, por meio da Funcultura, atendeu neste ano 32 alunos.

     

     

    O evento, organizado pela Oficina de Piano da Funcultura, lotou o auditório do Centro Cultural

     

    30/11/2015 Leia...

    -

  • Egresso do curso de Educação Física publicará livro de seu TCC em editora alemã

    img

    A obra será publicada em russo, alemão, inglês, espanhol e português

    São Miguel do Oeste /Descanso

     

    O egresso do curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste, Maycon Tibola, terá a sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicada em livro pela editora alemã Novas Edições Acadêmicas. A obra "Atividade física aeróbica: uma proposta pedagógica" será publicada em cinco línguas diferentes: russo, alemão, inglês, espanhol e português. A previsão é que o livro seja publicado no início de 2016 e distribuído em mais de 40 países. A obra tem como coautora a professora da Unoesc Elis Regina Frigeri.

    Desenvolvida em 2009, a pesquisa foi aplicada em uma escola pública do município de Descanso, com alunos do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental, que tinham idade entre 12 a 14 anos. O objetivo era fazer com que os adolescentes compreendessem os benefícios da atividade física e a importância de executá-la. Maycon explica que, no primeiro momento, foi elaborada uma entrevista semiestruturada para identificar qual o conhecimento que os estudantes tinham sobre a temática a ser trabalhada. A partir dessas respostas, foi elaborado o plano de intervenção com os alunos.

    Segundo a orientadora da pesquisa, professora Elis Regina Frigeri, durante as aulas, trabalhou-se com o cognitivo, o conhecimento, o social e o afetivo dos alunos. A professora explica que a Educação Física não trabalha apenas com o físico, desenvolvendo o motor. "Toda vez que o professor proporciona uma nova vivência na qual o aluno tem que realizar movimentos que desconhece, é trabalhado com o cognitivo, ao pensar no que vai realizar. Além disso, trabalha com o afetivo, pois quando o indivíduo consegue ultrapassar seus limites ele fica bem consigo", explica a professora.

     

     

    Professora Elis Regina Frigeri e o egresso do curso, Maycon Tibola

    30/11/2015 Leia...

    -

  • Educação adquire balcões de Buffet para alimentação escolar

    img

    Ao todo são 11 buffet’s instalados e em funcionamento nas unidades de ensino

    São Miguel do Oeste

     

    A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste decidiu adquirir balcões de buffet para as escolas do Ensino Fundamental da rede municipal. Ao todo são 11 buffet instalados e em funcionamento nas unidades de ensino, totalizando investimentos de R$ 16.705,00.

    Conforme a secretária de Educação, Silvia Kuhn, a iniciativa é de extrema importância, pois a nova forma de servir promove melhor higiene, deixa os alimentos na temperatura ideal para consumo e, acima de tudo, incentiva as crianças a desenvolverem autonomia na escolha do alimento.

    Outro fator, segundo ela, é que essa opção também evita o desperdício, porque os alunos vão escolher aquilo que gostam e a quantidade certa para ingerir, evitando sobras. “É um investimento necessário, viável para as unidades do ensino fundamental. Esperamos que os colaboradores e os alunos contribuam na manutenção e nos cuidados necessários”, enfatizou Silvia.

     

    08/10/2015 Leia...

    -

  • Escolas parceiras participam de projeto da Fiesc


    Guaraciaba

    As escolas básicas municipais São João Batista e Marechal Arthur da Costa e Silva, de São Miguel do Oeste, participam de ação que pretende criar escolas-referência. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) promoveu, quinta-feira, 24 e sexta-feira, 25, o evento “Work Coffee”. O evento reuniu alunos, professores, gestores educacionais e pais de alunos. As escolas foram selecionadas pela Fiesc para integrar o programa ‘Escola Parceira: Educação que faz sentido’, do Movimento ‘A Indústria pela Educação’.
    Durante o encontro, os participantes debateram sobre quatro eixos: pais, jovens, professores e gestão escolar. Todos participaram da elaboração de um plano de ação colaborativo, com o total de 12 propostas. O objetivo do projeto é contribuir para reduzir a evasão, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aumentar a conclusão, reduzir o absenteísmo em sala de aula, melhorar o desempenho e tornar o ambiente escolar atrativo para toda a comunidade escolar.
    Segundo a  Coordenadora  do Sesi de Pinhalzinho e São Miguel do Oeste, Cleufa Dessoi Bolis, o trabalho integra as ações do Movimento ‘A Indústria pela Educação’ e teve início com a definição dos 32 jovens embaixadores no começo deste ano. “Este trabalho é de contribuir para que as escolas se tornem modelos a serem replicados e formem cidadãos preparados para o futuro”, afirmou.

    28/09/2015 Leia...

    -

  • Acadêmicos de Psicologia participam de palestra sobre Adoção


    A adoção ainda é um tema pouco debatido e há poucos profissionais especializados nesta área

    São Miguel do Oeste

    Estudantes do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, recentemente, da palestra "Adoção: um ato de afeto", no auditório da Universidade. A palestra foi ministrada pela responsável pelo Grupo Afeto, de Pinhalzinho, Cristiana da Luz, e por Fabiano da Luz. Cristiana falou sobre a sua experiência como adotante e sobre a sua participação no projeto "História de Vida", que consiste na construção de um álbum para crianças que estão no abrigo, com o objetivo que as famílias adotantes tenham o registro da história da criança. Durante o evento, Cristiana também explicou o processo de doação e o trabalho desenvolvido pelo Grupo Afeto. 
    Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, a adoção ainda é um tema pouco debatido e há poucos profissionais especializados nesta área. Lisandra destaca que há ainda muito preconceito sobre a adoção. "Precisamos trabalhar para que as pessoas repensem o processo de adoção e possam ser extremamente responsáveis quando se dispuserem a adotar. Adotar uma criança não é adquirir uma mercadoria, não permite devolução. Quando temos filhos biológicos, também temos o mesmo processo de adaptação e nem por isso pensamos em devolvê-los", salienta a professora.     Durante a palestra, foram arrecadadas mais de 100 peças de roupas. Os donativos foram entregues ao Abrigo Institucional de São Miguel do Oeste ‘Cantinho Acolhedor’.  

    Ascom/Unoesc
    Palestra reuniu cerca de 150 pessoas no auditório da Unoesc São Miguel do Oeste

    28/09/2015 Leia...

    -

  • Emei ‘Criança Feliz’ promove galinhada no tacho


    São Miguel do Oeste

    A Escola Municipal de Educação Infantil ‘Criança Feliz’, promove um almoço, com uma galinhada no tacho, acompanhada de diversos tipos de saladas, pão e cuca. O almoço será servido a partir das 11h45, tendo como local o Pavilhão Católico.  A diretora do educandário, Márcia Lutz, destaca que o objetivo do evento é oportunizar mais um momento de integração entre a família e a escola, bem como, angariar fundos para proporcionar um melhor atendimento às crianças, adquirindo materiais pedagógicos específicos para a faixa etária e visando também a manutenção da escola.
    A venda de fichas será somente antecipada, as quais poderão ser adquiridas na Cooper A1, Leve Calçados, Top Informática, Farmácia Santa Inês, com os membros da diretoria da APP, Funcionárias e na secretaria da escola. O valor do almoço adulto é de R$ 12,00 e infantil R$ 6,00 (06 a 12 anos). Pede-se para trazer pratos e talheres.

    22/09/2015 Leia...

    -

Anúncios

receba o impresso no e-mail em pdf