Últimas GERAL

  • Prefeito em exercício visita início dos atendimentos no OdontoSesc

    img

    Até o término do projeto no município serão cerca de três mil atendimentos

    O Prefeito em exercício Vandecir Dorigon esteve visitando na tarde desta segunda-feira (15), o início dos atendimentos na carreta/consultório OdontoSesc, instalada próximo ao Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio. Vandecir esteve acompanhado pela Secretária de Saúde Daiane Dorigon. 

    Segundo Daiane nesta semana será realizada pelos dentistas avaliações nos pacientes, para posterior início dos tratamentos e procedimentos necessários. São quatro equipes de dentistas trabalhando, e serão cerca de 64 atendimentos diários. Ela explica que o cronograma de atendimentos do OdontoSesc será até o dia 20 de dezembro no município, o que somará cerca de três mil atendimentos odontológicos.

    Conforme Daiane para os munícipes que ainda não agendaram seu horário poderão estar entrando em contato com a equipe diretamente na carreta/consultório ou pelo telefone (49) 98832 0647. O horário de expediente do OdontoSesc é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h00. Neste período os atendimentos odontológicos oferecidos pela Secretaria de Saúde serão somente pelo OdontoSesc, não atendendo nos Postos de Saúde.

    Segundo a Secretária o Projeto tem por objetivo atender a demanda de tratamentos odontológicos no município e salienta que o tratamento é realizado por completo. “Atende desde o clínico inicial, passando pela orientação da higiene bucal até a alta do paciente”. O OdontoSesc contará com quatro dentistas da municipalidade trabalhando com gabinetes de atendimentos totalmente equipados, inclusive com serviço de Raio-X.

    15/10/2018 Leia...

    -

  • Programa de certificação de propriedades rurais segue com exames

    img

    A Secretaria de Agricultura de Iporã do Oeste iniciou no último mês de abril o Programa de Certificação de Propriedades Rurais livres de Brucelose e Tuberculose. Desde então várias propriedades rurais já foram atendidas com os exames, que são em parte subsidiados pelo município.

    O Secretário de Agricultura Henrique Kickow salienta que devido à falta do material reagente para a realização dos exames, a CIDASC que é parceira neste programa orientou a Prefeitura para que não fizesse exames, isso foi por um período de cinco meses.

    O Secretário lembra que após este período o material está sendo entregue com normalidade aos Médicos Veterinários habilitados, o que faz com que o programa possa ter seguimento no município, com a realização dos exames já agendados.

    Até o momento 15 propriedades já foram atendidas com a realização dos exames, sendo que nenhum animal foi detectado com as doenças. Para a propriedade ser considerada livre, os animais já examinados terão que passar por novos exames em seis meses e todos terão que ser negativos novamente.

    Henrique lembra que quem ainda não se inscreveu no programa, poderá fazê-lo na Secretaria, solicitando a visita dos profissionais credenciados junto à Prefeitura e CIDASC, para realizar os exames, que são subsidiados em parte pela Prefeitura.


     

    11/10/2018 Leia...

    -

  • Prefeitos que apoiam Peninha se reúnem para declarar voto em Bolsonaro

    img

    Candidato a governador pelo MDB, Mauro Mariani participará do ato. Candidatos ao Senado, Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR) também confirmaram presença.

    Prefeitos, vice-prefeitos e presidentes municipais do MDB se encontrarão nesta quinta-feira (27), em Ibirama, às 13h, para anunciarem apoio ao candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro. A reunião está sendo articulada pelo deputado federal Peninha (MDB), candidato à reeleição. O candidato a governador pelo MDB, Mauro Mariani, estará presente no encontro. Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR), candidatos ao Senado, cancelaram compromissos para também participarem do ato. Estão confirmados 34 prefeitos e vice-prefeitos emedebistas, 25 presidentes municipais e seis coordenadores regionais do MDB. São políticos do Alto e Médio Vale do Itajaí, e do Vale do Rio Tijucas. Aliado de Bolsonaro em Brasília, o deputado Peninha faz campanha aberta para o capitão. Convenceu prefeitos e vereadores a votarem 17, e agora articula para aproximar de Bolsonaro, os candidatos da majoritária liderada pelo MDB em Santa Catarina. O QUE: Reunião com prefeitos do MDB que anunciarão voto em Bolsonaro; QUEM: Deputado Peninha, Mauro Mariani, Paulo Bauer e Jorginho Mello; ONDE: Loja Nova Casa, em Ibirama (Rua 25 de Julho, 1595); QUANDO: Quinta-feira, dia 27/09, às 13h.

    27/09/2018 Leia...

    -

  • OPERAÇÃO ÁGATA GRAAL

    img

    A Operação ÁGATA GRAAL iniciou às cinco horas do dia 24 de setembro de 2018 com o objetivo de intensificar a presença do Estado na região de fronteira, por meio de ações de controle de tráfego de ilícitos na área de operações. Essa área tem uma extensão de aproximadamente 3.500 km, ao longo da fronteira dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e do Paraná – extensão similar à fronteira entre os EUA e o México. A operação iniciada não tem prazo definido para seu término e conta com a participação de tropas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, atuando em coordenação com os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização, tais como o Departamento de Polícia Federal, Departamento da Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Receita Federal do Brasil e Polícias Civil e Militar desses estados. Mais de 3 mil militares e civis das esferas Federal, Estadual e Municipal, com suporte direto de 30 aeronaves e cerca de 10 embarcações fluviais blindadas e de pequeno porte, estão empenhados em fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços, conforme prevê o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, instituído pelo Decreto Presidencial no 8.903, de 16 de novembro de 2016. Esse Programa tem como diretriz a atuação integrada e coordenada das Forças Armadas, dos Órgãos de Segurança Pública, dos Órgãos de Inteligência e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, o Programa tem como um de seus objetivos integrar e articular ações das Forças Armadas, de segurança pública da União, de inteligência e de controle aduaneiro com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira fechando assim uma faixa fronteiriça ocidental do Brasil para a entrada de ilícitos. A Operação ÁGATA GRAAL é regulamentada pelo Decreto no 85.064, de 26 de agosto de 1980 e com amparo na Lei Complementar no 97, de 09 de junho de 1999, alterada pelas Leis Complementares no 117, de 2 de setembro de 2004 e Lei Complementar no 136, de 25 de agosto de 2010.

    25/09/2018 Leia...

    -

  • Família Baumgratz inaugura amplo e moderno Centro de Eventos

    img

    Propulsor do desenvolvimento turístico no município e na região, inaugurou na última sexta-feira, dia 14, o Eventos Park, um amplo e moderno Centro de Eventos de propriedade de Luiz Baumgratz e família, distante cerca de três quilômetros do centro de Tunápolis. O Ato Inaugural contou com o pronunciamento de autoridades, agradecimentos da família, homenagem dos filhos aos pais e confraternização com picadinho, chopp e música ao vivo com Musical Alegria. A estrutura contempla um pavilhão de 1.200m², piscina, um lago de águas dançantes, tirolesa, quadras de areia e a fábrica do Chopp Baumgratz, com vista parcial dos tanques de fermentação, oferecendo aos visitantes um local peculiar com atendimento diferenciado. Nas últimas semanas, a equipe de Transportes e Obras da municipalidade, coordenada pelo Secretário, Mauro Bamberg, e pelo Vice-Prefeito, Aquiles Bamberg, efetuou reparos, melhorias e alargamentos da estrada principal da Linha Baumgratz, para que munícipes e visitantes tivesse maior segurança e visibilidade no tráfego que dá acesso ao parque. Conforme Luiz, o investimento feito era uma aspiração de longa data, a qual foi impulsionada pelo título de “Talento Empreendedor” que recebeu por duas vezes seguidas. “Hoje, a nível regional, várias são as frentes que incentivam o turismo rural nos nossos municípios. É necessário acreditar que temos potencial, investir e difundir nosso município nas rotas turísticas da região”, enfatiza. No uso da palavra, o Prefeito, Renato Paulata, colocou o Poder Público à disposição para auxiliar no que for possível. “Se hoje Tunápolis tem, percapitamente, um dos maiores movimentos econômicos da região é porque temos pessoas capacitadas e muito trabalhadoras. Este investimento nos desafia, juntamente com as autoridades do setor em Santa Catarina, a promover e fomentar o turismo na nossa região. Pois este povo trabalhador que temos aqui, também merece ter um local com condições dignas de exercer o lazer e diversão”, finalizou.

    19/09/2018 Leia...

    -

  • Lançado oficialmente, programa Melhoramento Genético capacita agricultores em Descanso

    img

    Atividades foram desenvolvidas na última sexta-feira através do termo da cooperação com a Udesc

    Descanso A médio e longo prazos, Descanso terá uma realidade diferente no rebanho bovino nas questões de genética dos animais. A perspectiva se dá através do programa de Melhoramento Genético, lançado oficialmente na última sexta-feira, 14 de setembro, no Centro de Multiuso. Aproximadamente 60 agricultores e inseminadores participaram de capacitação com profissionais da Udesc, instituição em que Município firmou um termo de cooperação. Segundo o professor doutor Rogério Ferreira, que iniciou o ciclo de palestras, se adotadas estratégias corretas, o programa refletirá melhorias tanto na produção quanto em número de animais de reposição. Na sequência, a professora doutora Aline Zampar ressaltou que, com base nos dados colhidos nas 19 propriedades do município e no histórico dos touros já utilizados, a Udesc contribuirá no processo de descrição das características para a compra do sêmen que venha atender a real necessidade do rebanho local, considerando os touros disponíveis no mercado entre as diversas empresas. Conforme o termo de cooperação, os profissionais da universidade ficarão responsáveis por acompanhar o processo licitatório, analisando as questões técnicas dos catálogos que venham ser apresentadas pelas empresas. Ainda farão testes laboratoriais a cada entrega do sêmen para verificar a viabilidade do material. O professor doutor Diego Cucco repassou dados coletados das propriedades de Descanso, apontando as principais características a serem melhoradas nos rebanhos. Ele também orientou sobre como proceder a avalição morfológica e funcional das vacas leiteiras que, na parte da tarde, foram feitas de forma prática na propriedade de Vanderlei e Sirlei Masiero, na linha Jorge Lacerda. Para o prefeito Sadi Bonamigo, é um compromisso do Governo Municipal, uma vez que a proposta de melhoramento genético está prevista no plano de governo, elaborada com participação popular. “Estamos fazendo um grande esforço para atender a demanda dos agricultores para que os rebanhos venham ser melhores em qualidade e produtividade, gerando maior renda e melhorando a vida das famílias”. O melhoramento genético dos rebanhos deve ser planejado e executado de forma profissional, pois os resultados aparecem de forma gradativa a cada geração de animais. As características desejadas devem ser monitoradas para que resultem em animais com bons aprumos, produtivos e que sejam adequados ao ambiente das propriedades locais, ressalta Marlise Lovatel, secretária de Agricultura e Meio Ambiente.

    17/09/2018 Leia...

    -

  • Merísio faz carreatas no Extremo-Oeste e garante sanidade das contas do Estado

    img

    Gelson Merísio, candidato a governador pelo PSD, esteve em São José do Cedro, Guaraciaba e São Miguel do Oeste

    Região O candidato a governador Gelson Merísio, da coligação “Aqui é Trabalho”, liderada pelo PSD, promoveu carreatas em municípios do Extremo-Oeste sábado, 15. A caravana esteve em São José do Cedro, Guaraciaba e São Miguel do Oeste, reunindo lideranças, como os prefeitos de Chapecó, Luciano Buligon, de São Miguel do Oeste, Vilson Trevisan, de São José do Cedro, Plínio de Castro e de Guaraciaba, Roque Luiz Meneghini. Em comícios, Merísio destaca a necessidade de o Estado agir de maneira firme para garantir o desenvolvimento de todas as regiões. Para Merisio, as declarações de integrantes do atual governo de que Santa Catarina é um Estado quebrado não condizem com a realidade financeira e demonstram desconhecimento de preceitos básicos de contabilidade nas finanças públicas. De acordo com o candidato, além dos recentes reconhecimentos de rankings nacionais, que colocam o Estado no topo da gestão pública no país, nos últimos 15 anos o chamado resultado primário de Santa Catarina foi positivo e a receita vem sendo maior que a despesa. “Portanto, a dívida é um problema de longo prazo que precisa ser sempre equacionado, renegociado. Mas o perfil da nossa dívida é absolutamente sustentável”, garante.

    14/09/2018 Leia...

    -

  • Tunápolis realiza Desfile Cívico e homenagens à Pátria

    img

    Os 196 anos de Independência do Brasil foram celebrados com muito patriotismo em Tunápolis. Na sexta-feira, dia 07, foi realizado o Desfile Cívico, organizado pela Secretaria da Educação, com a participação do Centro de Educação Infantil, do Pré Escolar Bom Conselho, a Escola Municipal Linha São Pedro, o Centro Educacional Helga Follmann, a Escolinha Exemplo no Esporte, Exemplo na Vida, o Grupo de Idosos Flor da Idade, o Artesanato, a Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, a Associação Folclórica Alemã e o CTG Última Porteira, na presença dos cavalarianos. A Fanfarra Municipal acompanhou todo o percurso dos pelotões. O instrutor, Matheus Beckenkamp, e os 14 integrantes iniciaram os ensaios cerca de dois meses antes, para afinar o ritmo e o repertório das alvoradas festivas e apresentações. Atualmente, compõe a Fanfarra Municipal: Adriano Gassen, Diego Dill, Andreia Gassen, Fernando Weis, Ryan Michels, Aline Hammes, Viviane Zoz, Kamila Nogueira, Tatiane Rother, Vicente Rauch, Felipe Schwengber, Gustavo Heck, Rúbio Frizon, Eduarda Engroff e o instrutor Matheus Beckenkamp. O público que assistiu ao desfile surpreendeu a organização. Após o desfile, as homenagens seguiram no Ginásio Municipal, com a composição do Espaço de Autoridades e apresentações das escolas municipais e estadual. No uso da palavra, o Prefeito Municipal, Renato Paulata, mencionou que a Pátria nos é dada ao nascer e, com as ações e hábitos do dia a dia, construímos a nossa cidade, nosso Estado e País. “Nesta manhã, ouvimos muitos sinônimos de amor e patriotismo nos temas trazidos pelos pelotões que desfilaram e nas apresentações. Tenho a convicção de que, apesar de todas as adversidades pelas quais o país atravessa, faremos nossas reflexões sobre a Pátria e, depois deste momento cívico, seremos pessoas melhores. Pois é através das nossas ações diárias, que construímos o lar e o país que desejamos”, finalizou.

    12/09/2018 Leia...

    -

  • Administração fará Processo Seletivo em novembro


    A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que publicou um Edital para Processo Seletivo Público para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental para compor cadastro de reservas para atuar nas unidades escolares da rede municipal de ensino durante o ano letivo de 2019. As inscrições deverão ser feitas do dia 11 de setembro a 10 de outubro, somente pelo site www.ameosc.org.br e o boleto para a confirmação da inscrição deverá ser pago até o dia 11 de outubro. Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, poderão utilizar os computadores da Biblioteca Pública José de Alencar, no Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna. A prova objetiva será aplicada no dia três de novembro nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, das 9h às 11h30. As vagas são para professor de Anos Iniciais Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação Física, Arte, Ciências, Espanhol, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português. Para mais informações basta acessar o site da Prefeitura de Guaraciaba no link dos Concursos.

    11/09/2018 Leia...

    -

  • AMEOSC e EPAGRI realizam primeira etapa do curso sobre homeopatia

    img

    Iniciou na manhã da última terça-feira de agosto, (28), no auditória do CETRESMO em São Miguel do Oeste, a primeira etapa do curso de capacitação e apoio para implementação da homeopatia na agropecuária, cujo objetivo é qualificar os profissionais do serviço público municipal e agricultores familiares no uso de matéria médica na prevenção e tratamento de enfermidades animais e vegetais. O curso, que é direcionado para Médicos Veterinários e Engenheiros Agrônomos, conta com a realização da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) e EPAGRI Regional, e apoio do Colegiado de Departamento Técnico da AMEOSC. Ao todo, serão 9 dias de estudos, divididos em três etapas: 1ª Etapa: 28 a 30 de agosto de 2018; 2ª Etapa: 11 a 13 de setembro de 2018; 3ª Etapa: 16 a 18 de outubro de 2018. Entre os assuntos das capacitações, estão a metodologia de trabalho, a ciência e arte de cura da homeopatia, bem como, estudos de casos, entre outros. Nesta primeira etapa, o palestrante foi o engenheiro agrônomo e pesquisador em homeopatia vegetal da Epagri de Lages, Pedro Boff e pelo extensionista rural médico veterinário Marcelo Pedroso. De acordo com a Médica Veterinária de Descanso-SC, Beatriz Inês Holdefer, a capacitação atende a uma demanda do Colegiado de Departamento Técnico da AMEOSC (formado por Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários). Desta forma, diante da necessidade e contando com a parceria da EPAGRI, da Prefeitura de Bandeirante e de Descanso, foi possível trazer está capacitação, que também servirá para que outras sejam realizadas. Sobre a importância do tema, Beatriz destaca “a homeopatia visa tratar o indivíduo, não a doença. Assim, a partir de uma analise detalhe dos sintomas gerais, físicos e mentais do paciente é possível determinar qual medicamento a ser usado, para corrigir o desvio da força vital, visando a cura desse indivíduo. ” Para a médica veterinária, discutir sobre o tema faz parte da busca constante por conhecimento e por uma nova filosofia de vida.

    05/09/2018 Leia...

    -

  • Mais de 700 alunos participarão de atividades promovidas através da doação do Imposto de Renda ao FIA


    Será apresentado o Espetáculo Teatral “Virada na Vida”

    O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Guaraciaba – CMDCA - com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, estarão promovendo no próximo dia 30 e 31, uma atividade educativa para as crianças e adolescentes do nosso município. O evento teatral Virada na Vida será apresentado em quatro sessões para os alunos do quarto ao nono ano, do ensino fundamental, no Centro de Multiplouso Professor Alfredo Ames. Conforme a Secretária de Assistência Social e Gestora do Fundo da Infância e Adolescência Idione Kroth Fabbi, os recursos investidos nessa atividade são oriundos da Campanha Unificada pela doação do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência – FIA – do município. Segundo Idione, neste ano os valores arrecadados foram de R$10.466,98 que segundo ela vai diretamente ao FIA, e é utilizado exclusivamente para as crianças e adolescentes do município. Idione destacou ainda que para este ano a intenção era justamente de aumentar os valores arrecadados, lembrando que em 2017 o valor arrecadado foi de pouco mais de R$4 mil, e que graças ao empenho dos Conselheiros do CMDCA e principalmente à população que doou através do Imposto de Renda, neste ano vai ser possível realizar diversas atividades.

    22/08/2018 Leia...

    -

  • SENAI São Miguel do Oeste.

    img

    MATRÍCULAS ABERTAS! - TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - EAD Duração - 02 anos Aula presencial 1x por semana Início das aulas no dia 11 de setembro 2018 💹 Aumente sua possibilidade de progressão de carreira ou uma nova profissão. 📜 Obtenha um certificado SENAI que tem preferência na contratação pelas indústrias catarinenses. ⏳ Estude de acordo com sua disponibilidade, horário e local flexível através de ferramentas e materiais online, com apoio da monitoria. 📚 Participe de aulas presenciais para aprender na prática as habilidades e se preparar ainda mais para atuar na profissão escolhida.

    21/08/2018 Leia...

    -

  • Transporte público foi tema de audiência

    img

    Na oportunidade, também foi apresentado um estudo que irá embasar a licitação para nova concessão do serviço

    Cerca de 50 pessoas participaram de audiência pública realizada na última sexta-feira (17), a partir das 18 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de São Miguel do Oeste. Por quase duas horas, o público presente debateu e sanou dúvidas sobre o transporte público no município. O diretor da empresa Via 11, Paulo Roberto Vieira, também apresentou os resultados de um estudo técnico realizado na cidade, o qual apontou um diagnóstico do sistema atual e proposta de pontos a serem ajustados para uma nova licitação, que será realizada pelo Município. Entre os principais apontamentos, está a implantação de um terminal urbano, possivelmente, junto à atual rodoviária, além do estabelecimento de novos horários e linhas fixas. A secretária de Planejamento e Urbanismo, Marli da Rosa, destacou que o trânsito é um dos elementos de grande importância para assegurar o pleno funcionamento das cidades, no sentido de possibilitar a circulação de pessoas, o transporte de mercadorias, as atividades sociais e econômicas. “Um modelo de transporte público coletivo eficaz reduz congestionamentos, a emissão de poluentes e o número de acidentes, proporcionando uma significativa melhoria na qualidade de vida dos moradores”, salientou. O debate e participação do público foram mediados pela procuradora geral do Município, Barbara Rodrigues. Antes disso, as principais lideranças presentes se manifestaram. O presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Barp, disse que é louvável a realização de um estudo sobre este assunto, e que o transporte público, além de ser a alternativa mais barata, pode ser a solução para desafogar o trânsito na cidade. A presidente da CDL, Solani Balbinot, ressaltou que é necessária uma mudança de cultura por parte da população, para que o transporte público seja mais utilizado. Ela sugeriu a realização de uma consulta, que a própria entidade deve realizar entre seus associados, a fim de averiguar o interesse e os horários das linhas. O presidente do Cotrasmo, Roberto Ristow, disse que o Conselho também irá auxiliar para que o sistema funcione. O presidente da União das Associações de Moradores de Bairros, Rubens Müller, sugeriu a diminuição no valor das tarifas, e que as empresas auxiliem no custeio do transporte para os seus funcionários. O diretor da empresa Via 11, Paulo Roberto Vieira, disse que a perspectiva para dez anos após a licitação e nova concessão do serviço, é de que o fluxo de passageiros aumente cerca de 20%, e a empresa responsável pelo transporte público opere com um lucro médio de 8 a 10%.

    20/08/2018 Leia...

    -

  • RELEASE – CARAVANA DO OESTE

    img

    A candidata ao senado Ideli Salvatti estará na Região Oeste (São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia), nos dias 17, 18, 19, 20 e 21, participando de diversas atividades de campanha e acompanhando a caravana do Partido dos Trabalhadores, com os candidatos da região.

    AÇÕES REALIZADAS PELO PT NA REGIÃO OESTE - DE 2003/2010. Educação: Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Governo Federal – Atuação do Dep. Fed. Vignatti . Senadora Ideli apoiou. Campus IFSC Chapecó - Inaugurado em 2006. Investimento R$ 4,5 milhões, destes: R$ 600 ml emenda Dep. Vinatti e R$ 593 mil, emenda da Senadora Ideli Salvatti, restante do Ministério da Educação. Campus IFSC São Miguel do Oeste - inaugurado em 2010. Investimentos de R$ 4,8 milhões – recursos do Ministério da Educação. Senadora Ideli ajudou na negociação destes recursos. Campus IFSC de Xanxerê – inaugurado em 2010. Campus d o IFC de Concórdia - a partir de 2005 iniciaram as obras de ampliação e reformas e a construção de novos laboratórios, biblioteca e outras melhorias. Foram aplicados R$ 3,4 milhões de emendas da Senadora Ideli Salvatti. Campus do IFSC de Videira – inaugurado em 2006. Investimentos de R$ 3,6 , dos quais R$ 1,6 milhões são de emendas da Senadora Ideli Salvatti; Campus do IFC de Abelardo Luz - iniciou como extensão do Camus de Concórdia. Depois se transformou em novo Campus; Campus do IFC de Fraiburgo – Campus do IFC de Luzerna – Campus do IFSC de São Lourenço do Oeste - Outras ações, válidas para todas as regiões: Emenda Constitucional 59, promulgada pelo Congresso Nacional 1m 11 de novembro de 2009, é de autoria da Senadora Ideli Salvatti. Pela Emenda 59 o Ensino Obrigatório será dos 4 aos 17 anos. A Lei, proposta pela Senadora Ideli, acabou com o desconto de 20% sobre a Educação. Este desconto era chamado de Desvinculação das receitas da União (DRU). Com isso, a Educação contará com mais recursos e permitirá que os alunos estejam na escola dos 4 aos 17 anos. A partir de 2009 os recursos para educação foram aumentando gradativamente e, a partir de 2011, foram R$ 11 bilhões a mais. Piso Nacional dos Professores - aprovado no Senado no dia 02 de julho de 2008, foi relatado pela Senadora Ideli Salvatti. A partir da aprovação os professores terão um piso garantido e que será ajustado todos os anos, no mês de janeiro, baseado no aumento do custo/aluno (FUNDEB) ou do INPC. Eleição Direta nas Escolas - outro projeto da Senadora Ideli Salvatti, aprovado no Senado em 2008, trata da democratização das escolas públicas, com a adoção de eleição direta para diretores de escola, já prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Pelo Projeto aprovado a eleição se dará a cada dois anos, com direito a uma reeleição. Reserva de Vagas – outro projeto da Senadora que foi aprovado é o que estabelece uma cota mínima de 50% das vagas em universidades federais e nos IF de educação Tecnológica para alunos que vem das escolas públicas; Aposentadoria Especial – Senadora Ideli Salvatti se empenhou diretamente para a aprovação do Projeto de Lei que redefiniu as funções pedagógicas do magistério (PL nº 11.301/2005 e aprovado em 2006). Por esta lei é garantida aos profissionais da educação básica o direito de poder contar, para direito à aposentadoria especial (25 anos de serviço para mulheres e 30 anos para homens) o tempo em que deixaram as salas de aula para exercerem outras funções pedagógicas como supervisão, direção de escola e orientação pedagógica. Férias para Estagiários – a Senadora Ideli relatou no Senado o projeto de lei que altera as regras de estágio para estudantes de instituições superiores, educação profissional, ensino médio e educação especial para jovens e adultos. O estagiário terá direito a férias de 30 dias quando o estágio dura um ano ou mais. Emendas da Senadora Ideli Salvatti para a Educação profissional – entre 2005 e 2007 foram destinados 39,2 milhões em emendas parlamentares da Senadora: Infraestrutura: 2.1. BR 282 - em 2009 foram concluídas as obras na BR 282 do trecho que liga São Miguel do Oeste a Argentina, com um investimento total de R$ 65 milhões do governo federal; 2.2. Aeroporto de Chapecó: em 2008 e 2009 foram destinados R$ 6 milhões para reforma e ampliação do de Chapecó da emenda parlamentar da bancada catarinense, presidida pela Senadora Ideli Salvatti; 2.3. Usina de Foz do Chapecó – Senadora Ideli Salvatti atuou para resolver os impasses em torno da licença ambiental para a construção da Usina. A Usina produz 855 MW e teve um investimento de R$ 2,2, bilhões, dos quais 40% são recursos do governo federal e o restante da iniciativa privada; 2.4. Linha de Transmissão Videira Campos Novos – Senadora Ideli Salvatti atuou também para a viabilização desta obra; 2.5. Barragem para conter as cheias em Concórdia - em 2007 a Senadora Ideli Salvatti incluiu no PAC Drenagem o valor de R$ 3,4 milhões para Concórdia construir a Barragem de contenção das cheias e alargamento do canal do Rio Queimados. Além destes recursos, a prefeitura investiu mais R$ 1,2 milhões nestas obras; Turismo – em 2009 a Senadora Ideli Salvatti e o Deputado Claudio Vignatti liberaram junto ao Ministério do Turismo R$ 2 milhões para o início das obras da Rodovia da Integração que ligará o município de Cel. Freitas a União do Oeste. A rodovia foi orçada em R$ 20 milhões; Recursos para os Municípios atingidos pela Seca - a Senadora Ideli Salvatti e o ep. Cláudio Vignatti aturaram junto ao Ministério da Integração Nacional para a liberação de R$ 20 milhões destinados aos municípios do oeste, meio oeste e planalto norte atingidos pela estiagem; Agricultura Familiar - atuação da Senadora Ideli Salvatti em favor da Agricultura Familiar: Entre 2004 e 2009 liberou R$ 3,6 milhões em emendas parlamentares para beneficiar os agricultores familiares em vários municípios do oeste (ver tabela das emendas abaixo) Senadora fez gestão junto ao Governo Federal para aumentar os valores financiados pelo PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Nacional) que saltara de R$ 250,1 milhões em 2002 para R$ 962,7 milhões em 2008/2009. Os contratos saltaram de 80 mil para 10l mil, neste período; Renegociação da Dívida – em 2003 a Senadora Ideli Salvatti foi relatora da da Medida Provisória 114/2003 que tratou da negociação de dívidas agrícolas. Com esta medida mais de 9 mil agricultores familiares de SC foram beneficiados; Pelo Projeto desta MP foi criado também o Programa de Aquisição Alimentar, garantindo a compra , por arte da união, dos produtos não comercializados; Relação Prefeituras. Entrega de Máquinas do MDA às prefeituras de SC. Em 2014, foram entregues 807 máquinas ( 269 tratores de esteira, 269 retroescavadeiras e 269 caminhões basculantes) para 269 municípios; No Oeste foram entregues: Municípios Tratores Retroes-cavadeiras Caminhões Basculantes Total AMAI – 14 municípios 14 14 14 42 AMARP – 13 municípios 13 13 13 39 AMAUC - 15 municípios 15 15 15 45 AMEOSC – 19 municípios 19 19 19 57 AMERIOS – 17 municípios 17 17 17 51 AMMOC - 13 municípios 13 13 13 39 AMNOREST – 06 municípios 06 06 06 18 AMOSC - 19 municípios 19 19 19 57 Total 116 116 116 348 Emendas da Senadora Ideli Salvatti para Região do Planalto Serrano - (levantamento parcial: 2004 a 2009) – R$ 12,5 milhões Ideli Salvatti - PERFIL Ideli Salvatti - Nascida em 18 de março de 1952. Licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora aposentada da Rede Estadual de Santa Catarina. É casada com Jeferson Figueiredo, mãe de Filipe Salvatti Mescolotto e Mariana Salvatti Mescolotto e avó de quatro netos. Na década de 1970, em Joinville, atuou nas CEBs, Pastoral Operária, Associações de Moradores e Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Em 1980 ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Militou no Movimento Sindical na Associação dos Professores de Joinville (APJ). Presidiu a Associação dos Licenciados em Santa Catarina (ALISC) e por dois mandatos o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/SC). Também foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SC). Em 1994, foi eleita pela primeira vez para o mandato de deputada estadual (1995-1998) e reeleita em 1998 (1999-2000) para seu segundo mandato. Em 2002, tornou-se a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina. Foi uma das maiores defensoras do Governo Lula no Congresso Nacional, tornando-se assim uma referência da força de Santa Catarina. Liderou a bancada do PT no Senado por 4 vezes - 2004, 2006, 2007 e 2008 e foi líder do governo no Congresso em 2009 e 2010. Em 2009 foi promulgada a Emenda à Constituição 59, que ampliou os recursos para Educação e a obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos, da qual Ideli foi uma das autoras. Participou de várias Comissões: Constituição e Justiça, Educação, Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Apresentou 21 projetos de lei no Senado e três emendas à Constituição. Em 2005 teve seu primeiro projeto transformado na "Lei do Parto", que garante às gestantes o direito a escolher um acompanhante para a hora do parto. Em 2009 assumiu a presidência da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. Integrou as Comissões de Constituição e Justiça e de Infraestrutura e, suplente nas Comissões de Educação, Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Candidata ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2010, pelo PT, obteve 21,9% dos votos válidos (754.223 votos). Por indicação da presidenta Dilma Rousseff, foi a primeira mulher Ministra da história de Santa Catarina. Como Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais foi a representante catarinense, com mais tempo em um Ministério dentro do Palácio do Planalto, onde foi responsável pela relação política do Governo com o Congresso Nacional, Governadores e Prefeitos (exercendo a função por 2 anos e 10 meses). Também foi Ministra da Pesca e Aquicultura no primeiro mandato e Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, no segundo mandato. A atuação na carreira pública rendeu inúmeros reconhecimentos e prêmios. Recebeu o troféu "Cabeças do Congresso", conferido aos 100 parlamentares mais influentes do Brasil, sendo a única personalidade de Santa Catarina em 2008. Foi indicada pelo governo brasileiro para assumir o cargo de Secretária de Acesso a Direitos e Equidade da Organização dos Estados Americanos - OEA, onde lutou por maior alcance nas políticas públicas para os povos do continente americano. Voltou ao Brasil para integrar a luta pela redemocratização, sendo escolhida candidata ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores em 2018.

    17/08/2018 Leia...

    -

  • Pedágio Solidário em alusão ao Agosto Laranja foi realizado em Guaraciaba

    img

    Ação foi uma parceria da Secretaria de Saúde com a APAE

    Foi realizado durante a quarta-feira (15), no centro do município um pedágio solidário em alusão ao Agosto Laranja. A ação foi realizada pela APAE Sonho Meu e teve como parceira a Secretaria de Saúde de Guaraciaba. Na ocasião foram entregues adesivos do Agosto Laranja e também lixeirinhas para os veículos. Os munícipes, caso desejassem, poderiam contribuir através das latas de troco solidário. O Pedágio contou ainda com a participação dos estudantes que prestam serviço não remunerado através do Programa de Bolsas de Estudos. A próxima ação a ser realizada, será no sábado (18), com uma Missa onde marca a Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, às 19h30, na Praça Municipal Giuseppe Palú. Durante a próxima semana serão realizadas ações para os alunos e atendidos da APAE, sendo Dia da Beleza, Integração entre as APAES, Palestras e Mateada. Campanha Associe-se a APAE Na sexta-feira dia 24, acontece o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, na Praça Giuseppe Palú. Na ocasião, será realizada a Campanha Associe-se a APAE. O objetivo dessa ação é fazer com que os munícipes tenham a oportunidade de poder auxiliar a APAE Sonho Meu, através de doações espontâneas, sendo que elas podem ser realizadas mensalmente e até anualmente, conforme a opção de cada associado. A Associação dos Pais e Alunos da Instituição explica que não há valor definido, cada munícipe pode contribuir quando quiser e com a quantia que desejar. Para associar-se a APAE, basta comparecer no dia 24, na Praça Municipal, portando os documentos pessoais.

    16/08/2018 Leia...

    -

  • Secretária de estado de educação participa de eventos no Extremo Oeste

    img

    A secretária de estado de educação, Simone Schramm, participa a partir desta terça-feira, 14, de eventos, reuniões e visitas a escolas da região Extremo Oeste. O roteiro inicia na tarde desta terça-feira, 15, com reunião na Agência de Desenvolvimento Regional a partir das 16 horas. Na manhã de quarta-feira, 15, a secretária, Simone Schramm, acompanhado do secretário executivo da ADR, Paulo Meneghini, participa de reunião do Comitê de Integração Fronteiriça de Bernardo de Irigoyen, Dionísio Cerqueira e Barracão. O evento ocorre no auditório Paulo Freire da Prefeitura de Dionísio Cerqueira. A reunião encerra às 16h30. Na manhã de quinta-feira, 16, a secretária de estado de educação fará visita técnica na EEB Theodureto, escola que está recebendo investimento superior a R$ 8 milhões do Governo do Estado.

    14/08/2018 Leia...

    -

  • Tunápolis abre as portas para mais uma indústria

    img

    Embora o movimento econômico de Tunápolis esteja concentrado no setor agropecuário, a Secretaria da Indústria e Comércio vem fazendo grandes e importantes investimentos para fomentar a economia municipal e gerar empregos e renda para as famílias. Nesta terça-feira, dia 14, foi realizada a Concorrência Pública para a concessão de uso da Área Industrial II, localizada na Linha Felipe Schmidt, com uma área de 27.300m², um pavilhão de 1.221,44m², um escritório de 83,27m² e um transformador com potência 225KWA, avaliada em R$ 1.430.100,00. A indústria vencedora do certame foi Ademir Ambrosi Junior Eirelli, conhecida como Quality Nutrição Animal, com sede em Dois Vizinhos/PR, especializada na fabricação de rações personalizadas conforme a necessidade de cada propriedade. Além dos investimentos feitos pela municipalidade, a empresa fará a aplicação direta de mais R$ 1.612.200,00, com a contratação direta de sete funcionários com 90% da mão de obra local e a utilização de 70% da matéria prima local e regional. Conforme o Plano de Ações apresentado, todo o processo tem garantia de qualidade e, para a fabricação da ração, será utilizado milho, farelo de soja, farelo de trigo, casca de soja peletizada e aditivos. De acordo com o Secretário, Volmir Pedro Lawisch, esta é a quarta empresa com concessão de uso em Áreas Industriais do município, a segunda da atual gestão, em menos de dois anos. “Atualmente, o cenário empresarial representa somente 12,59% do movimento econômico do município. Mas estamos muito satisfeitos com os avanços que estamos conseguindo neste setor. Avanços estes, que não se referem somente à quantidade de empresas, mas sim, no desenvolvimento econômico do município, na geração de empregos e renda para as famílias e o consequente aumento da qualidade de vida”, enfatiza Lawisch. Para o Prefeito, Renato Paulata, é uma honra para o município receber uma indústria já consolidada no mercado de nutrição animal. “Agradecemos às administrações anteriores que adquiriram essas áreas industriais e esperamos que, à curto prazo, a empresa possa efetivar a sua instalação, iniciar a produção e retornar à comunidade e aos produtores rurais os investimentos feitos pela municipalidade”, esclarece Paulata. A empresa poderá usufruir da Área Industrial o tempo que achar necessário e, se cumprir todas as exigências previstas na Lei 1.355/2018, após 10 dez anos, receberá a escritura do imóvel em seu próprio nome.

    14/08/2018 Leia...

    -

  • NOTA OFICIAL DE ECONOMIA DE ÁGUA

    img

    TUNAPÓLIS Estamos passando por um período de estiagem. Embora ainda não seja necessário um racionamento extremo, pedimos, insistentemente, para que todos os usuários do Sistema de Abastecimento de Água de Tunápolis economizem o máximo possível. A água é nosso bem mais precioso e, até chegar às torneiras das casas, passa por um processo de tratamento para torná-la potável. Com a redução dos níveis dos reservatórios municipais, a água coletada exige mais tratamento que o normal, assim, ela poderá chegar às vossas residências com coloração e odor diferenciados. Porém, semanalmente são feitas análises tanto dos reservatórios, como da estação, não apresentando alterações nas suas propriedades. Os servidores, juntamente com empresários do município, estão buscando alternativas para amenizar a situação e, nos próximos dias, serão feitas manutenções na ETA e nas bombas de água. Estamos trabalhando para que o fornecimento não seja totalmente interrompido e, para isso, precisamos da ajuda de todos. Contudo, alertamos à sociedade para que tenham responsabilidade com o uso da água neste período, evite regar a horta, lavar calçadas e carros, pois, com a redução da capacidade de captação, o consumo não consciente pode gerar grandes problemas. Pela colaboração de todos, somos imensamente gratos.

    14/08/2018 Leia...

    -

  • PSL-SC oficializa o registro de candidaturas neste sábado

    img

    São Miguel do Oeste Lideranças e simpatizantes do Partido Social Liberal ((PSL) inauguraram a sede regional do partido em São Miguel do Oeste com um almoço por adesão, realizado sábado, às 11h. A sede fica na Rua Willy Barth, em frente ao portão principal do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec). Participaram do evento filiados, simpatizantes e os candidatos a deputado federal Jungles Wegher, de São Miguel do Oeste, e a estadual Fernando Beilfuss, de Pinhalzinho De acordo com um dos integrantes do PSL, Lucas Khun, em entrevista ao Jornal Imagem, a sede ficará aberta ao público das 14 às 21 horas. Perguntado se a escolha do local para a sede do diretório em frente à unidade do Exército faz parte de uma estratégia, já que os candidatos a presidente e vice, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, são oficias da reserva, ele disse que tem a ver com segurança, assim como em frente a qualquer unidade de segurança pública. NO ESTADO No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi realizado o registro de candidaturas ao Senado, ao governo do Estado de Santa Catarina e candidatos a deputado estadual e federal pelo PSL. O presidente estadual da sigla, Lucas Esmeraldino disputará uma das vagas ao Senado Federal, sendo Marcel Franco o 1º suplente e Marcos Vinícius de Carvalho 2º suplente. Já o comandante Carlos Moisés da Silva concorrerá ao governo estadual, tendo Daniela Reinehr, de Maravilha, como vice. Quanto ao número de pré-candidatos a deputado estadual e federal, a sigla colocará à disposição dos catarinenses, 59 candidatos. Todos foram aprovados em convenção estadual, realizada no último dia 04, em Florianópolis.

    13/08/2018 Leia...

    -

  • A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, tem o prazer de convidá-lo para uma Reunião com Escritores Chapecoenses.

    img

     

    Pauta: Feira do Livro/2018

    Data: 23/07/2018

    Horário: 17h

    Local: Biblioteca Pública

     


    Contamos com sua presença e  solicitamos sua ajuda na divulgação aos possíveis interessados.

     

    Atenciosamente

     

    Caroline Miotto Pecini

    Coordenadora e Bibliotecária

    CRB 14/1178

    Biblioteca Pública Municipal Neiva Mª Andreatta Costella

    Rua Benjamin Constant, 110 E Centro, CEP 89802-200

    Chapecó- SC Fone:(49) 2049-9003/2049-9002

     

    Caroline Miotto Pecini

    Coordenadora e Bibliotecária

    CRB 14/1178

    Biblioteca Pública Municipal Neiva Mª Andreatta Costella

    Rua Benjamin Constant, 110 E Centro, CEP 89802-200

    Chapecó- SC Fone:(49) 2049-9003/2049-9002

     

    18/07/2018 Leia...

    -