Últimas GERAL

  • Equipe do Governo Municipal realiza planejamento de próximas ações

    img

    Durante reunião foi avaliado o desempenho da equipe em 2019 e traçado metas

    Nesse final de semana a equipe de Governo se reuniu para analisar as ações já realizadas e para planejar os próximos passos. O encontro foi realizado na manhã de sábado, 25 de janeiro, na Adesm e reuniu profissionais ocupantes de cargos comissionados. 

    Entre os pontos levantados, algumas ações, obras concluídas e também que estão em andamento foram citadas, como a conclusão, reforma e ampliação do ginásio de esportes de Descanso, reforma e ampliação do ginásio do Bairro Antônio Rech, acessibilidade da prefeitura, revitalização das escolas, pavimentação de ruas na cidade, entrega de equipamento e o trabalho de recuperação de estradas. Entre as próximas obras, foram destacadas a construção do Centro Cultural e a reforma da Unidade Básica de Saúde de Itajubá.

    Além disso, aproximadamente R$ 5 milhões estão previstos para 2020 entre emendas impositivas do Estado e da União e transferências de Ministérios, resultado dos projetos cadastrados pela gestão. Conforme o prefeito, Sadi Bonamigo, esses repasses serão fundamentais para realizar obras importantes para o município que beneficiarão toda a população.

    Durante a reunião foi repassado o que cada secretaria fez e o que deverá fazer para cumprir o compromisso que a gestão municipal firmou com a população. “Temos um compromisso e estamos trabalhando sério e firme para promover ainda mais mudanças em todas as áreas da municipalidade. O que já fizemos não é pouca coisa, mas vamos trabalhar forte e de forma transparente para buscar ainda mais recursos e investir cada vez mais em Descanso, melhorando os serviços e a qualidade de vida dos descansenses”, comenta.

    27/01/2020 Leia...

    -

  • Estação de tratamento de dejetos humanos passará por testes nesta sexta-feira

    img

    Serão feitos testes de operação com lodo na estação de tratamento de dejetos
    humanos, que fica localizada na comunidade de linha Campinas, interior de
    Descanso, tendo como objetivo a certificação da viabilidade do sistema. Os
    testes serão acompanhados pela Casan, Aris, Conder, Ministério Público,
    pelos prefeitos dos municípios de Tunápolis, Santa Helena, Belmonte,
    Bandeirante, Paraíso, Barra Bonita, São Miguel do Oeste, Descanso e pela
    empresa que construiu a estação.

    21/01/2020 Leia...

    -

  • Sicoob realiza evento para renovação de parceria com APAEs

    img

     

    O programa tem como objetivo oportunizar às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAES recursos financeiros para uso na manutenção das atividades educativas das instituições referidas e suas ações e atendimento aos seus alunos.
    Em 2019, foram beneficiadas 12 entidades que atendem cerca de 700 alunos nos municípios de atuação nas regiões Extremo Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná com o repasse de R$ 79.555,30.
    Já para o ano de 2020, estão matriculados 884 alunos nas 12 entidades beneficiadas, com a previsão de repasse de R$ 106.080,00 durante o ano. O regulamento do programa estabelece o repasse de R$ 10,00 por mês por aluno matriculado para ajudar na manutenção das unidades, ou seja, custear despesas como alimentação, aquisição de materiais pedagógicos e estrutura física.
    Gerar impactos positivos e promover o desenvolvimento são elementos da cultura do Sicoob São Miguel. Toda riqueza gerada favorece diretamente as localidades onde a cooperativa está presente, esse é o ciclo virtuoso do cooperativismo, que se torna possível a partir da reciprocidade nos negócios com os associados.
    “A gente só percebe a importância de certas atividades quando precisa delas, é o caso das APAEs que fazem um trabalho com muita doação, onde é necessário muito amor para cuidar da dificuldade alheia, um gesto de solidariedade. Os nossos associados também percebem isso, portanto, a implantação deste programa é o atendimento a essas demandas que chegam até o conselho de administração”, destaca Edemar Fronchetti, Presidente do Sicoob São Miguel.

    21/01/2020 Leia...

    -

  • Municipalidade revitaliza mais um espaço para lazer e diversão da família migueloestina

    img

    Praça Ernesto Brunetto será entregue no próximo domingo (19)

     

    A Administração de São Miguel do Oeste entrega neste domingo (19), a partir das 16h, mais um espaço para lazer e entretenimento de toda a família que foi revitalizado pelas equipes da Prefeitura, a praça Ernesto Brunetto.

                A praça está localizada no centro, na Rua Ângelo Grolli, nas proximidades da Casan, e foi toda projetada e executada pelas equipes das Secretarias de Urbanismo e Planejamento, a fim de utilizar um espaço que estava ocioso e sendo depredado por vândalos e transeuntes.

                Conforme o prefeito Wilson Trevisan, uma das prioridades da Administração tem sido a recuperação de praças no centro e bairros e a revitalização de espaços que oportunizem momentos de lazer, diversão e entretenimento para crianças, jovens, adultos e idosos.

                Trevisan afirma que o local levou o nome de um dos pioneiros de São Miguel do Oeste, Ernesto Brunetto, que assim como muitos deixou importante legado para o Município.

                “Pensamos em aproveitar este espaço que estava ocioso e, muitas vezes, oferecia situações de risco para os moradores das redondezas. Foi realmente muito bem aproveitado todo o espaço e temos a certeza que muitas famílias irão usufruir desta praça”, comentou a secretária Marli.

    15/01/2020 Leia...

    -

  • Projeto “MúsicAlegra” traz benefícios para pacientes da UTI no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso

    img

     

    13/01/2020 – A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o local onde se encontram os pacientes críticos. A presença de tecnologias avançadas de suporte à vida, cuidados intensos e constantes são acompanhados do contato restrito aos familiares. Foi pensando nesse contexto que surgiu o projeto “MusicAlegra” no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé, que leva o som como terapia aos pacientes da UTI sem sedação.

    O objetivo é proporcionar o relaxamento físico e mental, alívio da ansiedade e do estresse, além da melhora do humor, atenção, concentração, memória e comunicação interpessoal. Segundo a psicóloga clínica, Daniela Filipini, a literatura demonstra que a música é um canal que alivia sintomas de várias dores devido ao fato de atingir o sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções, motivações e afetividades.

    “O som faz emergir sentimentos e recordações da vida do paciente e pode auxiliar no enfrentamento e recuperação. Além disso, facilita no relaxamento muscular e reduz os estímulos sensoriais”, descreve a psicóloga.

    O projeto iniciou em novembro de 2019 e já apresenta resultados positivos, trazendo distração e calma aos pacientes da UTI e humanizando a assistência. A paciente R. A. L., de 33 anos, participou do projeto e relatou que a música auxiliou no período de hospitalização, pois ajuda a passar o tempo, a “desligar” do ambiente estressante, acalmando-a. “Eu já tinha o hábito de escutar música e relaxar. Fazer isso aqui, relembrou desses momentos do dia a dia, fazendo o período de internação passar mais rápido”, afirma.

    Como funciona

    O rádio e os fones de ouvido são doações voluntárias e auxiliam na execução do projeto. Os equipamentos são higienizados e preparados para o ambiente da UTI, proporcionando segurança.

    A identificação de pacientes para o projeto é realizada pela equipe assistencial, conforme condições clínicas, emocionais e interesse do participante. Cada caso é avaliado individualmente pela psicóloga clínica da instituição. A pessoa internada tem as opções de ouvir emissoras de rádio locais, ou músicas do gênero musical de sua preferência, pelo tempo que avaliarem ser positivo.

    13/01/2020 Leia...

    -

  • Projeto “MúsicAlegra” traz benefícios para pacientes da UTI no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso

    img

     

    13/01/2020 – A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o local onde se encontram os pacientes críticos. A presença de tecnologias avançadas de suporte à vida, cuidados intensos e constantes são acompanhados do contato restrito aos familiares. Foi pensando nesse contexto que surgiu o projeto “MusicAlegra” no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé, que leva o som como terapia aos pacientes da UTI sem sedação.

    O objetivo é proporcionar o relaxamento físico e mental, alívio da ansiedade e do estresse, além da melhora do humor, atenção, concentração, memória e comunicação interpessoal. Segundo a psicóloga clínica, Daniela Filipini, a literatura demonstra que a música é um canal que alivia sintomas de várias dores devido ao fato de atingir o sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções, motivações e afetividades.

    “O som faz emergir sentimentos e recordações da vida do paciente e pode auxiliar no enfrentamento e recuperação. Além disso, facilita no relaxamento muscular e reduz os estímulos sensoriais”, descreve a psicóloga.

    O projeto iniciou em novembro de 2019 e já apresenta resultados positivos, trazendo distração e calma aos pacientes da UTI e humanizando a assistência. A paciente R. A. L., de 33 anos, participou do projeto e relatou que a música auxiliou no período de hospitalização, pois ajuda a passar o tempo, a “desligar” do ambiente estressante, acalmando-a. “Eu já tinha o hábito de escutar música e relaxar. Fazer isso aqui, relembrou desses momentos do dia a dia, fazendo o período de internação passar mais rápido”, afirma.

    Como funciona

    O rádio e os fones de ouvido são doações voluntárias e auxiliam na execução do projeto. Os equipamentos são higienizados e preparados para o ambiente da UTI, proporcionando segurança.

    A identificação de pacientes para o projeto é realizada pela equipe assistencial, conforme condições clínicas, emocionais e interesse do participante. Cada caso é avaliado individualmente pela psicóloga clínica da instituição. A pessoa internada tem as opções de ouvir emissoras de rádio locais, ou músicas do gênero musical de sua preferência, pelo tempo que avaliarem ser positivo.

    13/01/2020 Leia...

    -

  • Bonamigo convoca sessão extraordinária

    img

    Na tarde desta quarta-feira, 08 de janeiro, o prefeito, Sadi Bonamigo, esteve reunido em seu gabinete com o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Bortolotto, para convocação de sessão extraordinária para votação de três projetos importantes.  Em pauta estará o projeto de Lei que autoriza reajuste salarial para 2020, do quadro de servidores do município e a abertura de créditos orçamentários, com recursos provenientes de superávit financeiro do exercício de 2019, do município e do fundo municipal de saúde. 

    09/01/2020 Leia...

    -

  • 1ª Ciclofaixa será entregue com passeio ciclístico e diversão para toda a família

    img

    Atividades comemorativas serão no domingo (05)

    Será entregue oficialmente à população no domingo (05), a 1ª ciclofaixa instalada em São Miguel do Oeste pela Administração Municipal, por meio das Secretarias de Planejamento, Urbanismo e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

                As atividades comemorativas serão realizadas das 9h às 12h, na praça Belarmino Annoni e na Rua Waldemar Ramgrab, onde foi implantada a 1ª ciclofaixa.

                Entretenimento e diversão para toda a família foram pensados pela municipalidade. Quem for até o local poderá participar de jogos na quadra de areia e demais espaços da praça, além de brinquedos infláveis, atividades esportivas e sorteio de uma bicicleta.

     

    De acordo com o prefeito Wilson Trevisan, a ciclofaixa é uma reivindicação da população e de entidades formadas por ciclistas. “Esta 1ª ciclofaixa faz parte de um amplo projeto de mobilidade urbana que estamos implantando em toda a cidade. Executamos agora, após alguns estudos, e temos a certeza que facilitará a vida, especialmente dos trabalhadores que transitam no trecho Santa Rita ao centro, e vice-versa, por esta via”.

     

    A ciclofaixa foi implantada no lado direito da Rua Waldemar Ramgrab, no sentido centro-trevo, a partir da Rua Itaberaba, próximo ao terminal rodoviário.

    30/12/2019 Leia...

    -

  • Secretaria de Agricultura: cerca de 4 mil horas/máquinas foram realizadas nas propriedades rurais em 2019

    img

    Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente divulgou os principais trabalhos deste ano no Setor

    A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba está divulgando os principais trabalhos realizados durante este ano de 2019. As informações são do Secretário Sérgio Thalheimer. Ele explica que este foi um ano de muitos investimentos pelos produtores dentro das propriedades, e um dado deste ano é que somente em horas máquinas nas propriedades sendo terraplanagem para ampliações, aterros e melhorias chegam a cerca de quatro mil horas. Além destes trabalhos, Sérgio destaca que as equipes realizaram também melhorias nos acessos às propriedades e também nas estradas gerais, em parceria com a Secretaria de Transportes e Obras.

    Sobre a confecção de silagem em 2019 o Secretário destaca que também foram realizadas aproximadamente quatro mil horas/máquinas e que essa mesma projeção de horas deverá ser realizada em 2020, com início já nos primeiros dias de janeiro. Outros investimentos destacados são em nitrogênio, sêmen, luvas e bainhas que são entregues para os produtores cadastrados. Em 2019 foram distribuídos aos produtores 20 mil litros de nitrogênio, sete mil doses de sêmen e 20 mil unidades de luvas e bainhas.

    Já diretamente liga ao Setor de Meio Ambiente, o Viveiro Municipal de Guaraciaba, desde a sua implantação em 2017, já produziu entre flores, chás e árvores nativas cerca de 70 mil mudas. Outra informação explica o Secretário é que no município 400 propriedades já retiraram mudas de árvores para o plantio. As mudas de flores são utilizadas nos espaços públicos.

    Cinthia Borsatto/ Assessoria de Imprensa   

    19/12/2019 Leia...

    -

  • Eskudlark homenageia projeto em defesa da mulher com Comenda do Legislativo

    img

    “Projeto espelho meu” da Polícia Civil tem o foco na proteção de mulheres vítimas de maus tratos recebeu a maior honraria do parlamento catarinense

    Aconteceu na noite desta segunda-feira (25), em Sessão Solene no Plenário Osni Regis, na Assembleia Legislativa Catarinense, a entrega de mais uma edição da Comenda do Legislativo Catarinense, a maior honraria do Parlamento estadual, onde trinta pessoas e nove organizações foram homenageadas.

    A indicação do deputado estadual Mauricio Eskudark (PL), delegado com mais de 30 anos de atuação na segurança pública, foi o “Projeto Espelho Meu”, que nasceu na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São José, por iniciativa da psicóloga policial Clarissa e da agente de polícia Eleide, em parceria com o fotógrafo Radilson. “Quando fui apresentado ao projeto, e vi a mudança na vida destas mulheres, não tive dúvidas em homenagear para que sirva de exemplo a outras delegacias do estado e do país”, disse o deputado.

    O projeto que já foi destaque em programas de TV de nível nacional tem o intuito de atender mulheres vítimas de diferentes tipos de violência, alertar e incentivá-las a denunciar as agressões, auxiliando no processo de autovalorização e superação do trauma. “Quando fui delegado geral de polícia fiz um trabalho intenso de ampliação das delegacias da mulher em todas as regiões do Estado, como policial, deputado e principalmente cidadão, nunca tolerei qualquer tipo de violência contra a mulher, e por isso a minha homenagem”, conclui Eskudlark.

     

    Honraria

    A Comenda do Mérito Legislativo Catarinense foi instituída pela resolução 02/08 que unificou várias distinções que eram concedidas pelo legislativo estadual e hoje é a maior honraria da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Anualmente o título é entregue para pessoas, empresas ou entidades que se destacam na promoção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural de Santa Catarina, contribuindo para tornar nosso estado mais desenvolvido, mais justo e mais humano.

    26/11/2019 Leia...

    -

  • Câmara diploma vereadores mirins para o período 2020-2021

    img

    Jovens de 12 a 16 anos representam 16 escolas de São Miguel do Oeste. Neste ano, quando foi escolhida a 2ª Legislatura da Câmara Mirim, a eleição envolveu mais de 2600 alunos

    Em uma sessão com grande participação de pais, familiares e representantes das escolas, a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste diplomou os vereadores mirins e os suplentes eleitos para o mandato de 2020-2021. A sessão solene, em que também foram escolhidos os vereadores padrinhos, foi realizada no plenário da Câmara na noite da última sexta-feira (22).

    Os vereadores mirins e os suplentes foram eleitos em outubro em 16 escolas com alunos na faixa etária atendida pelo Programa Vereador Mirim. Os vereadores mirins são jovens de 12 a 16 anos. Neste ano, quando foi escolhida a 2ª Legislatura da Câmara Mirim, a eleição envolveu mais de 2600 alunos.

    Os eleitos, agora diplomados, tomarão posse em fevereiro de 2020 para um mandato de dois anos. Nesse período, eles farão sessões mensais, participarão de cursos e formações, campanhas, entre outras atividades. A participação no programa é voluntária. Para o desempenho de seu mandato, os mirins terão o apoio de um vereador padrinho, definido por sorteio durante a sessão.

    QUEM SÃO OS VEREADORES MIRINS

    Escola São João Batista: vereador mirim Cristian Tres Disner e suplentes Igor Roecker da Rosa e Gleici Gomes serão apadrinhados por José Jair Giovenardi;

    Escola São Miguel: vereador mirim Arthur Hypolito Woytechen será apadrinhado por Vagner Passos;

    Colégio La Salle Peperi: vereadora mirim Ana Luiza Muller e suplente Sophia Passamani serão apadrinhados por Carlos Grassi;

    Escola Jaldyr Bhering Faustino da Silva: vereadora mirim Eduarda Christine Berndt e os suplentes John Pierre e Otávio Kich Mata serão apadrinhados por Silvia Teresinha Kuhn;

    Escola Alberico Azevedo: vereador mirim João Guilherme da Silva e o suplente Lucas Gabriel de Moraes Menegotto serão apadrinhados por Gilberto Berté;

    Escola Guilherme José Missen: vereadora mirim Rafaela Dahmer dos Santos e a suplente Natália Rupolo Machado serão apadrinhados por Maria Tereza Capra;

    Escola São Sebastião: vereador mirim Vinicius Viana Vizzotto e suplentes Renato Miguel Winter e Eduarda Forgiarini serão apadrinhados por Elias Araújo;

    Escola Estadual Básica Santa Rita: vereadora mirim Tiffani Gabrieli Haack e o suplente Josiel da Silva Borges serão apadrinhados por Vanirto Conrad;

    Senai: vereador mirim Luiz Henrique Schmitz Lerner será apadrinhado pelo Milto Annoni;

    Instituto Federal de Santa Catarina: vereador mirim Daniel da Conceição e a suplente Luana Caroline Paz da Silva serão apadrinhados por Cássio da Silva;

    Colégio Jesus Maria José: vereador mirim Luiz Carlos de Freitas e a suplente Ayanne Martins Mendes serão apadrinhados por Cláudio Barp;

    Escola Waldemar Antônio Von Dentz: vereadora mirim Thaís Schaefer Christ e a suplente Isabela Teresa Seghetto Reginatto serão apadrinhados por Odemar Marques;

    Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira: vereadora mirim Raquel Gasperin e os suplentes Diego Dalzut, Vitória Luíza de Souza e Josiane Echer serão apadrinhados por Everaldo Di Berti;

    Escola Marechal Arthur da Costa e Silva: vereadora mirim Sabrina dos Santos Rode e os suplentes Ana Júlia Castro de Lima, Mariana Mallmann Teski, Rafaela Silva de Lima, Emily Giovana Lapazini Faleiro, Maxuel Henrique de Quadros Dias, Izabel Caroline Guerini e Diênifer Rosa da Silva serão apadrinhados por Odemar Marques;

    Instituto Educacional CVE: vereadora mirim Ana Vitória Furlan Raader será apadrinhada por Gilberto Berté;

    Escola Padre José de Anchieta: vereador mirim Aline Vitória Bender e o suplente Mario Mello serão apadrinhados por Vagner Passos.

    MANIFESTAÇÕES

    Sara Stedile, atual presidente da Câmara Mirim, falou da responsabilidade de representar uma comunidade e do aprendizado que o Programa Vereador Mirim proporciona, desde a oratória até o funcionamento do Poder Legislativo. “Ser vereador é mesmo indiretamente receber um voto de confiança de todos os alunos da escola; é defender com todas as forças o que a escola solicita, é ir atrás; em resumo, é fazer acontecer. Estar aqui falando é inexplicável, é uma mistura de tristeza e alegria. Tristeza pois estamos dando tchau, ou quem sabe um até logo para o lugar que se tornou também a nossa casa; e feliz porque saímos daqui com cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido, e confiantes de que estamos bem representados”, afirmou Sara.

    Daniel Gasperin, presidente da Câmara Mirim em 2018, parabenizou os novos vereadores mirins e ressaltou o conhecimento e as experiências adquiridas nesses dois anos. “Ser vereador mirim é assumir uma responsabilidade perante a sociedade, é ter a oportunidade de fazer a diferença. Aproveitem muito essa oportunidade”, declarou aos novos vereadores mirins.  

    O presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Di Berti, ressaltou o crescimento pessoal de cada vereador mirim que participou da 1ª Legislatura. Ele parabenizou a vereadora Silvia Kuhn e a assessora Simoni Bergamini pelo empenho no comando do Programa Vereador Mirim desde a elaboração do projeto de lei até a busca por capacitações e organização das sessões dos jovens parlamentares.

    A vereadora Silvia Kuhn usou da palavra para lembrar dos parceiros da Câmara Mirim. Ela agradeceu aos vereadores pela aprovação do projeto, ainda em 2017, que originou o Programa Vereador Mirim; aos pais, que permitiram aos filhos que estivessem no meio político; aos servidores da Câmara pelo apoio na execução do Programa; à imprensa, que deu espaço para divulgação das ações dos vereadores mirins; e aos representantes do Poder Judiciário, que receberam os vereadores mirins em uma visita para conhecer o órgão. “Jovens, não tenham medo de entrar na política. Se a gente faz o que é correto não precisamos nos envergonhar”, disse a vereadora, acrescentando que na Câmara Mirim não há sigla partidária. “Vamos continuar contribuindo para resolver os problemas de São Miguel do Oeste”, declarou.

     

    Legendas: Vereadores mirins diplomados representam 16 escolas de São Miguel do Oeste

    Vereadores mirins e suplentes diplomados na sessão solene

    Sessão de diplomação reuniu pais e familiares dos vereadores mirins e representantes das 16 escolas

    Presidentes da Câmara Mirim em 2018 e 2019, Daniel Gasperin e Sara Stedile

    Vereadora Silvia Kuhn e presidente da Câmara, Everaldo Di Berti

    25/11/2019 Leia...

    -

  • Sicredi está entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil

    img

    Além de avançar em categorias importantes do ranking, instituição financeira cooperativa ficou em 2º lugar na classificação de Serviços Financeiros

    Pelo nono ano consecutivo, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados pelo país, foi classificado no ranking das “150 Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil. A lista, divulgada na terça-feira, 19 de novembro, é resultado da pesquisa realizada pela revista Você S/A, da Editora Abril, em parceria com a Fundação Instituto Administração (FIA), com mais de 250 mil trabalhadores de cerca de 500 empresas e instituições, incluindo o Sicredi, nas cinco regiões do país.

     

    As notas são utilizadas pelos organizadores do ranking para calcular dois indicadores: o Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT), que é baseado na visão dos colaboradores, no qual o Sicredi atingiu 92,3, e o Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP), que é a avaliação feita pela publicação, em que a instituição financeira figura com 62,7. Os dois indicadores formam o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), onde o Sicredi atingiu a marca de 81,9. 

     

    Na classificação setorial de Serviços Financeiros, o Sicredi foi destaque, ocupando o 2º lugar e tendo como pontos positivos enfatizados a criação de um grupo de diversidade, a adoção de um assistente virtual, chamado Hugo, para interpretação de libras, além de aulas da linguagem para os funcionários. 

     

    Entre os indicadores usados para compor os índices, destacarem-se no IQAT “Employer Branding”, com nota 98,0; “Sustentabilidade e Diversidade”, (97,3); “Estratégia e Objetivos” (95,4); “Processos e Organização”, (94,8); “Comunicação Interna” (94,6) e “Participação e Autonomia” (92,9). Já nos índices relativos ao IQGP, os destaques foram “Processos e Organização”, que recebeu nota 92,3; “Estratégia e Objetivos”, (84,8); “Participação e Autonomia”, (76,5); “Relações Interpessoais”, (74,5); “Comunicação Interna”, (70,1); além de “Employer Branding”, que atingiu o índice 66,2. 

     

    Segundo Rodrigo Wegener, superintendente da área de Gestão de Pessoas do Sicredi, o bom desempenho no ranking deste ano e de anos anteriores reflete a essência da instituição. “As pessoas são o centro da nossa atuação e com os nossos colaboradores, que também são associados, não poderia ser diferente. Por isso, buscamos atrair pessoas que se identifiquem com a causa do cooperativismo e nos preocupamos em oferecer as melhores condições para que elas exerçam suas atividades”, afirma.

     

    Atualmente o Sicredi tem com mais de 28 mil colaboradores, que atuam em 112 cooperativas espalhadas por 22 estados e no Distrito Federal. Em 2017, a instituição deu início a um processo de transformação no seu modelo de organização interna, adotando metodologias ágeis e proporcionando ainda mais autonomia aos colaboradores.

     

    22/11/2019 Leia...

    -

  • Mundo SESI Senai, inovação e tecnologia através da educação

    img

    Iniciou na tarde de quinta-feira (21) e segue até esta sexta-feira (22), mais uma edição do Mundo SESI Senai. O evento acontece simultaneamente em todas as unidades do país, com objetivo de mostrar à comunidade as inovações e tecnologias através de projetos elaborados pelos alunos.

    De acordo com o gerente executivo da unidade de São Miguel do Oeste, Ivanor Finato, desde as 13h30, dezenas de alunos de outras escolas visitam as instalações, buscando inovações e agregando conhecimentos na grade estudantil. Além da apresentação de projetos, o evento conta com aulas experimentais nas áreas de técnico em segurança do trabalho, técnico em mecatrônica, técnico em eletromecânica e técnicos em tecnologia da informação.

    O Mundo SESI Senai ainda conta com um espaço para exposição dos trabalhos finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Oficinas e torneio de robótica, visitação à Sala Maker, demonstração da Plataforma SESI VIVA +, palestra sobre Saúde e Segurança, atrações esportivas e preventivos de saúde.

     

    22/11/2019 Leia...

    -

  • Lançado edital de licitação da revitalização da Avenida Uruguai

    img

    O Governo de Itapiranga avançou em mais uma etapa para a tão aguardada obra de revitalização da Avenida Uruguai. Tão logo a Câmara de Vereadores aprovou a abertura de rubrica orçamentária para o financiamento de R$ 4.500.000,00 do programa Avançar Cidades, via Caixa, o Município trabalhou para lançar o edital de licitação da obra, fato que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório do centro administrativo.

    “Está aí mais uma ação concreta do governo Jorge e Fernando”, declarou o prefeito Jorge Welter, salientando que se trata de um passo importante para que, efetivamente em 2020, as obras iniciem. O prefeito observou que agora a expectativa é para a abertura das cartas propostas a serem abertas dia 20 de dezembro. Welter salienta que a revitalização da Avenida Uruguai e John Kennedy foi uma pauta sempre presente nas ações da administração, tanto que a licitação para a elaboração do projeto foi lançada ainda em novembro de 2017. A contrapartida do Município será de R$ 469.836,00.

     

    A OBRA

     

    O diretor do Departamento de Projetos, Engenharia e Convênios, Douglas Antônio Thiel, explica que os recursos serão aplicados na execução do primeiro lote do projeto que compreende duas frentes de trabalho:

     

    1ª - Trecho da Praça dos Pioneiros até a Rua Castelo Branco (unidade de Saúde Santa Teresa Baixo), para os serviços de implantação de novas redes de esgoto e bombeamento de efluentes.

     

    2ª - Trecho da Praça dos Pioneiros até a Rua Teodoro Treis (Bebidas Splendor). Obras de implantação de nova camada asfáltica, ciclofaixa, canteiros, passeio público e pontos de reordenação do fluxo de trânsito.

    20/11/2019 Leia...

    -

  • Eskudlark volta a pedir construção de ponte entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS)

    img

    Deputado encaminhou moção ao Ministro dos Transportes e ao Superintendente do DNIT solicitando construção de ponte sobre o Rio Uruguai, na SC-163

    Foi encaminhada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através de proposição do deputado estadual Mauricio Eskudlark (PL), uma moção ao Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e ao Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Ronaldo Carioni Barbosa, apelando para que seja construída uma ponte sobre o Rio Uruguai, na Rodovia SC-163, no trecho compreendido entre os Municípios de Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS.

     

    O deputado justificou alegando que esta é uma necessidade antiga da região, e que a ponte fomentaria social e economicamente a região. “Temos 1300 colaboradores da JBS que atravessam diariamente o rio, em torno de 450 acadêmicos se deslocam do Rio Grande do Sul para estudar em Santa Catarina todos os dias, além da população em geral, dos veículos que precisam usar balsa e os caminhões que fazem outra rota mais longa para a travessia entre os estados”, explicou.

     

    O tema, que já foi muito debatido entre autoridades e foi solicitado pelo deputado em várias oportunidades, voltou à tona após um estudante perder a vida em um naufrágio de uma embarcação de estudantes durante a travessia do Rio Uruguai. “É lamentável que tenha que acontecer uma tragédia para conseguirmos justificar a construção desta ponte, ela é de extrema necessidade e relevância, precisamos que o governo federal coloque como prioridade e trabalhe com urgência para esta construção.”, disse o deputado.

    14/11/2019 Leia...

    -

  • Empresas já podem fazer adesão à Campanha Premiada Quero Mais

    img

    Um vídeo também está sendo lançado hoje para reforçar o incentivo pela compra local

    Quem é dono de seu negócio no município e está em dia com as questões legais junto ao Governo de Descanso já pode fazer sua adesão à Campanha Premiada Quero Mais. O ato oficial de entrega dos cupons e cartazes foi feita nesta manhã de quinta-feira, 14 de novembro.

    Na Sala do Empreendedor, a responsável Regiane Rodrigues preenche as informações da empresa como forma de registro. Após isso, em seu estabelecimento, ao vender o produto, o empreendedor tira a nota para que o consumidor ganhe cupons. 

    O cliente, ao receber o documento fiscal e que deverá guardar para a validação do prêmio, precisa preencher o cupom e depositar na urna. Os sorteios em 29 de novembro, 16 de dezembro e 30 de dezembro totalizam prêmios no valor de R$ 10 mil. 

    Conforme o secretário de Administração, Paulo Lauxen, a Campanha Premiada Quero Mais é mais uma forma de incentivo para o desenvolvimento das empresas do município. “O consumidor será valorizado com o sorteio de prêmios enquanto a empresa aumentará as suas vendas e o município terá elevação na arrecadação, ou seja, todos vão sair ganhando”.

    Além de hoje, a retirada dos cupons e cartazes seguirá na semana que vem na Sala do Empreendedor. Ainda segundo Lauxen, um vídeo também está sendo lançado nesta quinta-feira para reforçar a campanha.

    14/11/2019 Leia...

    -

  • UCEFF ITAPIRANGA FORMA PRIMEIRA TURMA DA TERCEIRA IDADE

    img

    Nesta terça-feira (12/11) estiveram reunidos os participantes do projeto Envelhecimento Saudável e Feliz, desenvolvido em parceria com o governo municipal de Itapiranga, para entrega dos certificados de conclusão dos cursos de extensão em "teatro, expressão corporal, oral, facial e dança" (uma turma); e o curso de "uso das tecnologias, mídias digitais" (três turmas). 

     

    A turma do curso de teatro, dirigida pelo professor Felipe Bozzetto, apresentou uma peça montada pelos alunos, além de uma poesia e ainda interpretou duas músicas. Em seguida aconteceu a entrega dos certificados pela reitoria da Instituição e autoridades municipais. 

     

    O prefeito Jorge Welter e a secretária de Assistência Social Karine Berwanger, enalteceram a parceria com a UCEFF para realização deste projeto piloto e que segundo eles, deverá ter continuidade no próximo ano. Karine Berwanger disse que já está fazendo levantamento do cursos de interesse dos idosos do município para em 2020 tentar atender a demanda sugerida por eles. 

     

    Os participantes também elogiaram a iniciativa da prefeitura que em parceria com a Instituição ofereceram os cursos. Ilda Feller enfatizou que na vida sempre se aprende algo novo e participar desses cursos foi muito importante. Ela também agradeceu aos professores envolvidos com as turmas, Felipe Bozzetto e Juliane Colling, além de todos os envolvidos neste projeto. "Se tiver outros cursos quero participar", disse Ilda.

     

    Já o pró-reitor, professor Cleonir Theisen, destacou a importância desse momento com a formatura das primeiras turmas da terceira idade em nível de extensão. "Somos muito gratos pela parceria com a prefeitura de Itapiranga, que nos procurou para desenvolver este projeto de formação para os participantes dos grupos de idosos do município. Esperamos continuar no próximo ano desenvolvendo projetos neste sentido", disse o pró-reitor que também expressou algumas palavras em língua alemã, já que a grande maioria é dessa descendência e tem o hábito de falar nesta língua nos grupos.

    13/11/2019 Leia...

    -

  • UCEFF lança 40 cursos semipresenciais e dois novos polos

    img

    Inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial

    A UCEFF, maior instituição privada de Ensino Superior no Oeste catarinense, anunciou a chegada de 40 novos cursos na modalidade semipresencial e a inauguração de outros dois polos, no Paraná e no Rio Grande do Sul. Com a ampliação no catálogo de cursos de graduação, as oportunidades aumentam para a população de mais de um milhão de pessoas que residem na macrorregião do estado.

    Com a modalidade semipresencial, os estudantes de outras cidades poderão ingressar no Ensino Superior com mais facilidade. Isso porque, parte das aulas serão ministradas nos polos e outra parte será realizada pelos próprios acadêmicos, através dos ambientes virtuais de aprendizagem. A partir de agora, os cursos de graduação contemplam seis áreas do conhecimento: Agrárias, Arquitetura e Engenharias, Educação, Exatas e Tecnológica, Gestão e Negócios, Humanas e Sociais e Saúde. 

    Segundo o reitor da UCEFF, Leandro Sorgato, a chegada dos novos cursos representa um esforço coletivo empreendido há mais de três anos. Para a região Oeste, a expansão na oferta e a diversidade dos cursos permitirá a profissionalização de mais pessoas, qualificando o mercado de trabalho. 

    “Podemos afirmar com segurança que a UCEFF é uma das mais importantes instituições de ensino superior da macrorregião”, destaca Leandro. “Além disso, a parcerias que estamos firmando garantem o nosso comprometimento com o desenvolvimento regional e com a qualidade do ensino”. 

     

    Olhar para o todo

    Serão dois novos polos, um na cidade de Barracão (PR), em parceria com a Unetri, e outro em cooperação com a Cesurg, em Sarandi (RS). Os cursos na modalidade semipresencial também serão ofertados nos campi de Chapecó e de Itapiranga. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site oficial da UCEFF, onde o candidato pode conferir a lista completa dos cursos.

    Conforme esclarece a pró-reitora Acadêmica da UCEFF Itapiranga, Alexandra Raffaelli, a vinda dos cursos semipresenciais e a conquista do Conceito 5 pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEaD) da UCEFF (sendo esta a nota máxima concedida pelo Ministério da Educação), resultam em um estímulo socioeconômico que se estende para além do âmbito educacional.

    “Eu penso que as conquistas recentes da instituição impactam de forma muito positiva a sociedade. Afinal de contas, a expansão no catálogo de cursos resulta em mais vagas de empregos, abertura de novos mercados, desenvolvimento da pesquisa e tecnologia e fortalecimento da economia do Oeste”, avalia a pró-reitora.

    Na modalidade semipresencial, o estudante terá de 1 a 3 encontros semanais (a quantidade depende do curso escolhido), assim como aulas ministradas por meio do ambiente virtual, mediadas por videoaulas, tutoria e consultoria, materiais pedagógicos e consulta à biblioteca digital. 

    09/11/2019 Leia...

    -

  • Itapiranga fortalece negócios locais com o Projeto Salto: aceleradora de MEIs

    img

    Cabeleireiro, lanchonete, instalação e manutenção elétrica, obras de alvenaria, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, serviço ambulante de alimentação, artesanato, oficina mecânica de motos e casas de chá, de sucos e similares. Essas são as áreas mais comuns de atuação dos microempreendedores individuais (MEIs) que participaram do Projeto Salto: Aceleradora de MEIs, em Santa Catarina.

    No município de Itapiranga, no Extremo Oeste catarinense, dos 800 MEIs existentes no município, 34 iniciaram o programa e 26 concluíram nesta semana com a cerimônia de encerramento, entrega dos certificados e breve apresentação de seus negócios, na Câmara de Vereadores. Essa ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

    A metodologia inclui os workshops “Mão na Massa” que disponibilizam ferramentas para compreensão dos desafios e das oportunidades do negócio; “Laboratório de Troca de Experiência” para compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros; e a mentoria personalizada para dialogar com um profissional sobre questões cruciais para o sucesso da atividade.

    Os workshops Mão na Massa dão um embasamento para o aprendizado dos MEIs e abordaram: autodesenvolvimento, estudo de mercado, modelagem de negócio, crescimento e pitchs (breve apresentação do negócio ou serviço). As três etapas do projeto compreendem foco no empreendedor, no negócio e no crescimento. Entre as reflexões propostas estiveram: qual a história da empresa? O que faz da pessoa um empreendedor? Como é o negócio atualmente? Que problema a empresa resolve? Qual é o modelo de receita? Quem são os clientes? Como crescer? Como estruturar a empresa? Quais são os indicadores de sucesso?

    O prefeito de Itapiranga Jorge Welter destacou que essa iniciativa fortaleceu o trabalho desenvolvimento no município, oportunizando o crescimento dos negócios de maneira planejada. “Procuramos oferecer condições e possibilidades para o aprimoramento dos pequenos negócios, além de auxiliar na melhoria dos processos, dos produtos e na inserção da empresa no mercado”, complementou.

    A secretária de desenvolvimento econômico e turismo Carlise Werlang enalteceu a realização do projeto, valorizando o comprometimento dos participantes e do poder público em fortalecer o setor econômico. “Vale a pena investir em conhecimento e inovação, pois a oportunidade oferecida aos MEIs resultará em crescimento e renda nos negócios”, avaliou.

    Para o gerente regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, o projeto foi um sucesso no município de Itapiranga em função da metodologia parecida a utilizada para fomentar as startups e auxiliar no desenvolvimento tecnológico. “Esse trabalho voltado aos MEIs promove o empoderamento do setor e oferece uma visão técnica sobre gestão e empreendedorismo, pela possibilidade de criar um plano de negócios, de divulgar essa ideia e de fazer com que a comunidade conheça os empreendimentos desenvolvidos no projeto”.

    Trennepohl avaliou positivamente o projeto. “Os cases apresentados, possivelmente, serão empresas que terão crescimento e desenvolvimento no mercado, e a partir disso poderão se tornar grandes negócios. Trabalhamos para isso, para que as pessoas possam efetivamente desenvolver uma atividade próspera e vencedora, para que dessa forma a sociedade seja beneficiada com oportunidades, empregos e melhoria da renda”, complementou. 

    Finalistas

    Os dez finalistas do projeto tiveram três minutos para apresentar o seu negócio. Por fim a comissão de jurados elegeu três vencedores. Em primeiro lugar ficou Bressler Assessoria em Cobranças de Ismael Adriano Bressler e Tais Bianca Bressle, em segunda colocação Prime Martelinho de Ouro de Marcos Felipe Alban e em terceiro Viveiro 163 de Márcio Kessler.

    Também foram finalistas os cases: ADEfilmes de Adelar Egewarth, FC Comunicação e Marketing Digital de Fernanda Fath, Hatha Rosas-HR de Helmut Egewarth, ON Instalações de Olimpio do Nascimento, Requinte Noivas e Festas de Lenir Fátima Rodrigues, Salão da Téia de Litéria Inês Backes Mallmann, Salão Delas de Rosinei Stein.

    Integraram a banca de jurados dos pitchs: Elise Gretzler Trenhago, Gustavo Frederico Scholz, Cristian Samuel Wandscheer, Olavo Henrique Prass e Roberto Francisco Berwanger. Os mentores dos cases foram Carlise Welter Werlang, Éder Luis Heberle, Ilvar Felipe Vogt, Jair Fiori Júnior, Juliane Coling, Leonei Rother, Lucas Eidt, Ivanilda Meurer Egewarth, Rafael Alberti Alvise, Rafael Engel, Régis Berwanger, Rosiane Oswald Flach, Thais Renata Welter, Valério Niehues, Vicente Royer, Josafá Rohden e William Suzin.

    08/11/2019 Leia...

    -

  • Pacote do governo federal reflete inviabilidade do Estado brasileiro, diz Moisés

    img

    Governador de Santa Catarina manifestou apoio à maioria das propostas. ´A pauta da desestatização tem que ser mais presente´, afirmou

    RCN/PE - A proposta limita que a União seja fiadora dos estados e municípios em concessões de crédito. A crítica que se faz é que isso reduz a solidariedade entre os entes. Qual a sua opinião?

    Moisés - O Estado, como ente, é uma ficção. Se nem a União é solvente, os próprios estados e municípios são solventes, criar-se uma garantia sem ter esse lastro é uma ficção, uma ficção contábil. Por isso eu acho que tem que rever quem pode ter garantia. Eu acho que a pauta de retirada do Estado das ações em que ele não deveria estar, em nome dos municípios, é uma pauta emergencial. Vai facilitar, vai diminuir a necessidade de contrair novos financiamentos, diminuir a despesa pública, diminuir o gasto público. A pauta da desestatização tem que ser mais presente.

     

     

    RCN/PE - Dentro de uma situação de emergência fiscal, há previsão de congelamento de gastos. Existe o risco de deixar de se investir o necessário?

    Moisés - Eu acho que é quase um grito de socorro do governo federal. Se está em emergência fiscal, é porque já não tem recurso para aportar. É quase considerar falência. Eu estou dizendo que o Estado não tem de onde tirar dinheiro, por isso eu decreto emergência fiscal, e eu não tenho dinheiro nem para investimento em questões essenciais. Ele está dizendo o seguinte: se você não tem, não deve fazer. Me parece que é mostrado o seguinte: o modelo de Estado que a gente tem é insolvente. Ele é deficitário. Nós precisamos arrumar dinheiro novo, alternativas de gestão, e flexibilização do Estado para que possa fazer mais com menos. O pacote do governo federal é o reconhecimento da insolvência do Estado brasileiro. É a única forma da gente traduzir isso. Se eu não tiver, eu não preciso pagar, mesmo aquilo que é obrigatório. Eu estou fazendo uma exceção ao gasto constitucional. A constituição manda gastar, mas se não tiver, não vou gastar. É preocupante, mas é realista. Como é realista o orçamento que nós mandamos para a Assembleia Legislativa apontando um déficit, quando era sempre superavitário e nunca foi.

     

    08/11/2019 Leia...

    -