PublicidadePublicidade
Voltar

Edição 1339

1 / ?

Carregando edição...

/ ?

Baixar em PDF

Jornal Imagem — Edição 1339

R$ 5,00 pagamento único
  • Arquivo completo em PDF, para ler no celular, tablet ou computador
  • Seu nome impresso na página 2, com um agradecimento
  • Pagamento por Pix ou cartão, em ambiente seguro do Mercado Pago
  • Link por e-mail, com até 5 downloads em 90 dias
Para a nota fiscal.
Enviamos o link do arquivo para ele.
Versão impressaPrefere receber o jornal em papel? Assine ou peça a edição impressa.
Assinar o impresso

Vendido pela Editora São Miguel Ltda · CNPJ 07.688.764/0001-60.

Receba a edição impressa por e-mail

Toda quinta-feira, o link para ler a edição da semana. Grátis.

Enviaremos um link para confirmar. Você pode sair quando quiser. Política de privacidade.

Ler o texto da edição 1339 (05/11/2026)

Jornal Imagem — Edição 1339

Texto extraído do jornal impresso. A edição completa, com fotos e diagramação, está no leitor acima.

São Miguel do Oeste - SC. QUINTA-FEIRA, 05 DE NOVEMBRO DE 2026. Ano XXVII - nº 1339 - R$ 5,00 E-mails: ji.smo.sc@gmail.com | jornal@oimagem.com.br 49 9.9914-3213 www.oimagem.com.br

Descanso certi fi ca 87 crianças no Programa Bombeiro Mirim com formatura especial

São Miguel do Oeste marca presença no 2º Congresso Científi co Catarinense de Odontologia em Chapecó

Belmonte recebe nova ambulância para reforçar atendimento na saúde

Hérica Dalmonte - Presidente do Legislativo, Jair Giumbelli – Prefeito e Volmir Ribeiro - Diretor do Legislativo

Dia do Lazer reúne crianças e famílias em tarde de atividades recreativas e culturais em Guaraciaba

ACISMO recebe ofi cina MEI Sem Medo sobre os impactos da Reforma Tributária para pequenos negócios

Por: Euclides Staub (49) 9 9914-3213 | E-MAIL:

jornal@oimagem.com.br

BOCA NO TROMBONE Papa Multas

+55 (49) 9923-5597 Editorial Os EUA e as eleições no Brasil A “pandemia” do celular ao volante: as diferenças jurídicas que pesam no bolso e na segurança

Por Euclides Staub

As recentes movimentações envolvendo os Estados Unidos e os desdobramentos da eleição brasileira reacenderam o debate sobre o papel da comunidade internacional diante da crise política e institucional que atravessa o Brasil. Declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, questionando aspectos do processo eleitoral, somadas a informações sobre a concessão de vistos e o acolhimento de lideranças políticas brasileiras em território norte-americano, alimentaram expectativas de que Washington pudesse assumir um protagonismo decisivo nesse cenário. Entretanto, é preciso distinguir manifestações políticas de compromissos concretos. Embora Trump tenha classiϐicado a eleição brasileira como estranha e constrangedora, suas declarações não representam, necessariamente, uma disposição de rever o reconhecimento do resultado eleitoral ou de promover qualquer iniciativa que altere a realidade política brasileira. Nesse contexto, a oposição precisa agir com lucidez e responsabilidade. Depositar em um governo estrangeiro a esperança de uma transformação política no Brasil constitui um equívoco estratégico e pode representar um risco ainda maior para a soberania nacional. A política externa norte-americana, como a de qualquer potência, é orientada prioritariamente por interesses próprios. Não se pode presumir que decisões de Washington estejam fundamentadas exclusivamente na defesa de princípios democráticos. Relações internacionais são construídas a partir de conveniências econômicas, geopolíticas e estratégicas, que podem mudar conforme as circunstâncias. Por isso, esperar que os Estados Unidos assumam a responsabilidade de resolver os problemas institucionais brasileiros é uma aposta que não encontra sustentação na realidade. Governos passam, interesses se modiϐicam e alianças internacionais não oferecem garantias permanentes. Isso não signiϐica que a comunidade internacional deva permanecer indiferente diante de eventuais violações de direitos, abusos de autoridade ou ameaças ao Estado Democrático de Direito. Ao contrário, a pressão diplomática, a observação internacional e a defesa dos direitos fundamentais são instrumentos legítimos e importantes para fortalecer as instituições democráticas. Entretanto, há uma diferença fundamental entre buscar apoio internacional e transferir a terceiros a responsabilidade pelo destino de uma nação. O Brasil possui instituições, lideranças, representantes políticos e uma sociedade civil que precisam assumir seu papel na defesa do equilíbrio entre os Poderes, da liberdade de expressão, do devido processo legal e do respeito à vontade popular. A reconstrução da conϐiança institucional exige diálogo, mobilização democrática e compromisso com as garantias constitucionais.

A economia deverá ser o principal fator de desgaste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na avaliação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em declaração feita na sexta-feira (30), durante sua primeira transmissão ao vivo dos Estados Unidos, o parlamentar aϐirmou que o agravamento da situação econômica poderá antecipar o cenário político nacional e abrir espaço para uma nova disputa presidencial antes de 2030. Flávio deixou o Brasil acompanhado da mulher e das duas ϐilhas, seguindo para Miami, após uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a retenção de todos os passaportes. Já em território norte-americano, o senador comentou suas perspectivas para o governo federal e o futuro político do país. Ao analisar a conjuntura econômica, Flávio comparou o atual cenário à crise enfrentada pelo governo Dilma Rousseff (PT), entre 2014 e 2015. Segundo ele, as diϐiculdades da atual gestão poderão ser ainda maiores, especialmente diante dos desaϐios ϐiscais e das promessas feitas durante a campanha eleitoral. Na transmissão, o senador aϐirmou que Lula terá diϐiculdades para conciliar os compromissos assumidos com a realidade das contas públicas. Em sua avaliação, o cumprimento dessas promessas poderá ampliar os problemas econômicos do país. “Se ele ϐizer aquilo que prometeu, o Brasil vai quebrar ainda mais rápido”, declarou. Flávio também disse acreditar que o desgaste econômico poderá comprometer a continuidade do atual governo muito antes do previsto por parte da classe política. A declaração sinaliza que o senador considera possível uma mudança antecipada no calendário da disputa pelo Palácio do Planalto. Embora não tenha apresentado um cenário concreto para essa eventual antecipação, suas declarações colocam a economia no centro do debate político e indicam que o grupo bolsonarista acompanha de perto os desdobramentos da gestão federal. O discurso também projeta a possibilidade de Flávio Bolsonaro assumir um protagonismo maior na oposição, em um cenário de eventual rearranjo político nacional. A hipótese de uma disputa presidencial antes de 2030, no entanto, depende de acontecimentos políticos e institucionais que ainda não estão deϐinidos.

Na semana passada, conversamos sobre como pequenos hábitos e interpretações equivocadas sobre “parar” e “estacionar” podem resultar em autuações indesejadas. Hoje, vamos falar de um comportamento que transcendeu o erro casual e se tornou uma verdadeira epidemia nas vias urbanas: o uso desenfreado do telefone celular na condução de veículos.

Basta olhar para o lado em qualquer cruzamento para ϐlagrar motoristas com os olhos ϐixos na tela e a mente longe do ϐluxo. No entanto, o que muitos condutores ignoram — além do risco iminente de acidentes — é que a legislação brasileira evoluiu para punir com rigor essa conduta, prevendo inclusive infrações distintas para ações que parecem semelhantes.

O mito do “carro parado no semáforo” Um dos maiores equívocos dos motoristas é acreditar que aproveitar o sinal vermelho ou o trânsito congestionado para “dar uma olhadinha rápida” nas mensagens não gera punição. Juridicamente, o veículo parado no semáforo ou no engarrafamento continua em situação de condução. Portanto, se um agente de trânsito ou câmera de videomonitoramento ϐlagrar o manuseio do aparelho nesses momentos, a autuação é perfeitamente legal e válida. Segurar, manusear ou utilizar? Conheça as diferenças na lei

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diferencia o nível de gravidade e o enquadramento do uso do aparelho eletrônico de duas formas principais: 1. Dirigir utilizando-se de telefone celular (Artigo 252, inciso VI): É a infração clássica, tipiϐicada como de natureza MÉDIA (4 pontos na CNH). Ela ocorre quando o condutor está, por exemplo, falando ao telefone com o aparelho encostado ao ouvido ou utilizando fones de ouvido conectados ao celular. 2. Segurar ou manusear o telefone celular (Artigo 252, parágrafo único): Esta é a regra mais rígida, inserida pela Lei nº 13.281. Caso o motorista seja ϐlagrado digitando uma mensagem, navegando nas redes sociais, olhando o GPS com o aparelho na mão ou simplesmente segurando o telefone (mesmo com a tela apagada), a infração passa a ser GRAVÍSSIMA (7 pontos na CNH e penalidade ϐinanceira signiϐicativamente maior).

Na Dúvida, chame logo o Papa Multas WhatsApp (49) 99923-5597

Dirija com responsabilidade e até a próxima semana!

São João do Oeste Belmonte

Tiragem desta edição 2.800 exemplares

Euclides Graff - Representante Iporã do Oeste 49 9155-0681 Marlene Staub Hochscheid - Representante Tunápolis +55 49 9106-5711 Roque Mallman - Representante Itapiranga +55 49 9906-2137

Deni de Andrade

Tunápolis Iporã Itapiranga

Flávio Bolsonaro aposta em crise econômica e prevê antecipação da disputa presidencial A crise institucional do Brasil exige responsabilidade das forças políticas nacionais. A pressão internacional pode contribuir para a defesa da democracia, mas a solução dos problemas brasileiros precisa nascer dentro do próprio país.

A Câmara de Vereadores de Descanso/SC vem desenvolvendo um trabalho contínuo de representação da comunidade, ϐiscalização do Poder Executivo e apresentação de propostas voltadas ao desenvolvimento do município e à melhoria da qualidade de vida da população. Por meio das sessões legislativas, os vereadores têm debatido e aprovado importantes matérias, entre elas moções, indicações, requerimentos e projetos de lei, que representam as necessidades apresentadas pelos moradores e buscam contribuir para o crescimento de Descanso. Entre as moções aprovadas, destacam-se homenagens e manifestações de reconhecimento a pessoas, proϐissionais, entidades e iniciativas que fazem a diferença na comunidade. Também houve manifestações de aplauso aos proϐissionais da educação pelo desenvolvimento de projetos de incentivo à leitura nas escolas da rede municipal. As indicações apresentadas pelos vereadores demonstram a atenção às demandas das comunidades do interior e da cidade. Entre as solicitações estão melhorias em estradas, cascalhamento, patrolamento e compactação, instalação e revitalização de placas de sinalização nas comunidades do interior, melhorias na iluminação pública, construção de abrigos para passageiros e implantação de espaços de lazer e recreação. Também foram sugeridos estudos para a construção de uma cobertura na área recreativa da escola da Linha Cachoeirinha, proporcionando mais conforto e segurança às crianças e à comunidade escolar. Outro destaque foi o requerimento de informação encaminhado à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e ao Poder Executivo Municipal, solicitando esclarecimentos sobre as constantes interrupções no abastecimento de água no Loteamento Morada do Sol,

O respeito à pessoa idosa e a garantia de seus direitos são resultado de anos de mobilização social e de reivindicações de entidades e movimentos que defendem essa parcela da população. Uma das principais conquistas dessa trajetória é o Estatuto da Pessoa Idosa, instituído pela Lei nº 10.741, de 2003. A legislação reúne direitos e estabelece responsabilidades da família, da sociedade e do poder público para garantir dignidade, saúde, liberdade, respeito e participação social às pessoas com 60 anos ou mais. Entre os principais direitos está o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados. Na área da saúde, o Estatuto assegura atenção integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito a acompanhante durante a internação hospitalar, conforme as condições previstas em lei. O Estatuto também garante desconto de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. No transporte coletivo urbano e semiurbano, a gratuidade é assegurada a partir dos 65 anos. No transporte interestadual, pessoas com 60 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos têm direito a duas vagas gratuitas por veículo e, quando elas estiverem ocupadas, a desconto de pelo menos 50% nas passagens. Outra garantia importante é a proteção contra negligência, discriminação, violência e tratamento desumano. A pessoa idosa também tem direito à convivência familiar e comunitária, à liberdade de expressão e à participação na sociedade. Para quem tem 80 anos ou mais, a lei prevê prioridade especial em relação às demais pessoas idosas. Se um direito da pessoa idosa for desrespeitado, é possível buscar orientação junto aos órgãos de proteção e denunciar situações de violência ou negligência pelo Disque 100. A ASAPREV atua na representação dos aposentados e pensionistas e reforça a importância da união na defesa dos direitos da categoria. A participação dos associados fortalece essa representação e contribui para que as demandas desse público tenham espaço e voz. Associe-se e fortaleça a luta coletiva pela defesa dos direitos.

396 edição

Estatuto da Pessoa Idosa: conhecer os direitos é fundamental

396 edição Legislativo de Descanso: iniciativas, reconhecimento e projetos que contribuem para o desenvolvimento do município

Bairro Viveiro e regiões próximas. A iniciativa busca respostas e providências para garantir maior regularidade no fornecimento de água à população. Na área legislativa, também merecem destaque os projetos de lei aprovados, que tratam de assuntos importantes para a organização administrativa, o planejamento e o desenvolvimento municipal. Entre eles estão: • Projeto de Lei nº 47/2026: altera o Plano Plurianual (PPA 2026/2029), referente ao exercício de 2027. • Projeto de Lei nº 48/2026: dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027. • Projeto de Lei nº 49/2026: autoriza a celebração de Termo de Fomento com a Associação Base de Futebol Descanso. • Projeto de Lei nº 51/2026: altera a Lei Municipal nº 1.693, de 13 de agosto de 2019, que trata do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Além dessas matérias, a Câmara também mantém seu compromisso com a ϐiscalização dos serviços públicos, o acompanhamento das ações do Executivo e a busca por soluções para as demandas apresentadas pela população. O trabalho do Legislativo vai além das sessões e votações. Cada indicação, requerimento, moção ou projeto representa uma forma de ouvir a comunidade, dar voz às suas necessidades e contribuir para a construção de um município melhor. A Câmara de Vereadores de Descanso reaϐirma, assim, seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e o diálogo com a sociedade, trabalhando para que as necessidades da população sejam debatidas e transformadas em ações que promovam o desenvolvimento de Descanso.

‘Por dentro do Direito

Por: Henrique C. Gomes - enriquecgomes@hotmail.com

STF julga limite de renda para acesso a cotas raciais

Pesquisa do IFSC mostra que metas de manejo subestimam em mais de duas vezes e meia as carcaças geradas na suinocultura

saúde mental dos adolescentes pós pandemia

O Supremo Tribunal Federal (STF) está decidindo se as leis estaduais podem exigir que candidatos negros comprovem baixa renda e escolaridade em instituições públicas para terem acesso às cotas raciais em concursos. O julgamento analisa uma legislação da Paraíba que reserva 20% das vagas à população negra, mas impõe como requisito uma renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e a conclusão de pelo menos um ano do ensino médio em escola pública.

Até o momento, o placar parcial é de 3 a 2 para declarar as exigências inconstitucionais. A divergência foi aberta pelo ministro Edson Fachin, já acompanhado por Cármen Lúcia e Flávio Dino. O argumento central desse grupo é que a discriminação atinge pessoas negras de forma autônoma, independentemente de sua posição econômica ou escolaridade. Para os ministros, adicionar ϐiltros ϐinanceiros exclui parte do público-alvo e esvazia a ϐinalidade reparatória da cota estritamente racial.

Por outro lado, o relator do caso, ministro Nunes Marques, acompanhado por Dias Toffoli, votou pela validade da lei. O entendimento dessa vertente é que a Constituição não proíbe a combinação de critérios e que a exigência atua para priorizar candidatos em situação de maior vulnerabilidade, respeitando a autonomia do legislador estadual.

Como não há um consenso deϐinitivo, a deϐinição sobre o tema continua em andamento no plenário virtual do STF. A conclusão do julgamento está prevista para o dia 10 de novembro e servirá de parâmetro para as regras de concursos públicos em todo o país.

Fonte: http://migalhas.com.br

ciclo. Como não podem seguir para o abate, essas carcaças precisam de destinação controlada, como a compostagem ou o processamento térmico, para não contaminar o solo e a água.

Toda estrutura de destinação, da composteira na propriedade à unidade regional, é dimensionada a partir de um dado simples: quantos quilos de carcaça a granja gera por dia. Esse número depende da taxa de mortalidade de cada fase da criação. Ocorre que os valores publicados têm naturezas diferentes. Metas de manejo expressam o desempenho desejado, índices de produção são médias de grupos de granjas e medições de campo registram o que de fato acontece. Reunidos os valores publicados no Brasil, nos Estados Unidos, na China e na Europa, a pesquisa mostrou que essas três naturezas não podem ser trocadas entre si. Na terminação de suínos, a meta prevê 6 mortes a cada mil animais. O índice nacional mais recente registra 30, e o levantamento nacional dos Estados Unidos registra 41. Quando a meta é usada para planejar, a massa de carcaça suína ϐica subestimada em 2,6 vezes em relação aos próprios índices brasileiros.

Cálculo feito para uma granja de ciclo completo com 3 mil matrizes dá a dimensão da diferença. Pelas metas, ela geraria cerca de 7,9 mil animais mortos e 142 toneladas de carcaça por ano, perto de 390 quilos por dia. Pelas taxas que o Brasil de fato registra, são cerca de 13,9 mil animais e 352 toneladas, quase uma tonelada por dia. A massa real é duas vezes e meia a prevista, e nas granjas só de terminação a diferença chega a cinco vezes. Quando a meta orienta o projeto, a composteira recebe mais carcaça do que comporta, e a margem de 10% recomendada para surtos não cobre a diferença. O excedente tende a seguir caminhos irregulares, como o enterro sem controle, que leva matéria orgânica e microrganismos ao solo e à água subterrânea. Metas continuam úteis como referência de manejo. Para dimensionar a destinação, entretanto, o correto é usar taxas medidas. Elas também precisam ser revistas com frequência, porque os índices brasileiros vêm subindo: na terminação, passaram de 2,2% em 2019 para 3,0% em 2024.

Organizados em artigos cientíϐicos, em fase de submissão a revistas da área, os resultados também vão para a sala de aula. Serão estudo de caso nas aulas de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. Trata-se de conhecimento produzido na região para apoiar produtores, cooperativas e órgãos ambientais no planejamento de uma destinação segura. Neste sentido, a pesquisa reforça o papel do IFSC na construção de uma produção animal que cresça sem comprometer o solo e a água.

Jean Monteiro de Pinho, professor do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC, é engenheiro mecânico pela FURG, possui mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e doutorado em Engenharia Química pela UFRGS, com experiência em processos térmicos e no tratamento e valorização de resíduos agroindustriais.

jovens no período pós-pandêmico.

No período pós pandemia observou-se um grande aumento nos casos de depressão, ansiedade e dependência em redes sociais entre os adolescentes. Isso se deve em grande maioria ao fato de que em grande parte do período de isolamento social muitos deles, se não a maioria, se refugiaram nas redes

A adolescência se conϐigura para a medicina como um vital período de transição do ciclo da vida e uma reorganização da arquitetura cerebral, além das mudanças hormonais signiϐicativas.

Dentro disso o isolamento durante a pandemia não só afeta esse ciclo de transição como altera a própria formação da personalidade, que no jovem, é intimamente ligada ao contato social. Em uma analise mais profunda oque realmente acontece durante esse período é que as regiões cerebrais responsáveis pelo processamento das emoções amadurecem antes das regiões responsáveis pelo planejamento abstrato, oque faz com que esses adolescentes sintam mais diϐiculdade de lidar com situações de isolamento e que o refugio nas redes sociais se torne uma forma “fácil” de lidar com o sofrimento, pois é através do convívio social que o jovem desenvolve a resiliência psicológica.

Estudos sociológicos e psiquiátricos, mostraram que esse conϐinamento prolongado agiu como um trauma coletivo crônico silencioso, sabotando as defesas psicológicas dos jovens em uma fase crítica de desenvolvimento. Além disso, o uso exagerado das redes sociais substituiu para eles o contato social face a face, oque a longo prazo contribui para um auto isolamento que gera sofrimento que reϐlete em quadros de ansiedade e depressão nesses jovens. Também observou-se que mesmo após o ϐim da pandemia os adolescentes continuavam a se isolar e viver mais nas redes do que buscando contato social presencial. A incapacidade de restabelecer os laços de conϐiança e o hábito do retraimento social crônico cristalizaram-se em padrões de comportamento evitativos crônicos. A depressão infanto-juvenil manifestou-se de forma exuberante no período pós-isolamento.

Diante disso, conclui-se que a pandemia da COVID-19 deixou impactos signiϐicativos na saúde mental dos adolescentes, evidenciando a importância do convívio social e do uso equilibrado das redes sociais. Assim, torna-se fundamental promover o acolhimento, a conscientização e o acesso ao apoio psicológico, visando à recuperação e ao desenvolvimento saudável dos jovens

Mundo das evidências Espaço IFSC

Engenharia ambiental e desenvolvimento sustentável orientam um projeto de pesquisa em andamento no IFSC Câmpus São Miguel do Oeste. Seu tema é um resíduo pouco discutido fora da porteira: os animais que morrem nas granjas antes de chegar ao frigoríϐico. Em qualquer criação de suínos, aves ou bovinos, uma parte do plantel morre ao longo do

A pandemia da CO- VID-19 trouxe consequências que ultrapassaram os limites da saúde ϐísica, deixando marcas profundas na saúde mental dos adolescentes. O isolamento social, associado ao uso excessivo das redes sociais, tornou-se um fator preocupante em uma fase marcada por intensas transformações cerebrais, emocionais e sociais. Nesse contexto, compreender os impactos desse período é fundamental para analisar o aumento dos casos de ansiedade, depressão e isolamento social entre os

Juliana Sampaio Acadêmica Enfermagem

Arnildo Korb Professor da UDESC

Por: Euclides Staub (49) 9 9914-3213 | E-MAIL: jornal@oimagem.com.br

REVENDO O PASSADO

Leia esta História e muito mais no livro Negros & Índios do Sargento Staub e do Coronel Pansera

O Brasil nasceu sob o signo da cruz e da espada. A cruz de Cristo, erguida pelos missionários da Igreja Católica Apostólica Romana; e a espada dos navegadores e conquistadores, sedentos por glória, ouro e domínio. Foi nesse entrelaçamento de fé e violência que se deu o processo de colonização das terras onde o verde era rei e os rios, veias pulsantes de uma vida que os europeus mal compreendiam. Foi o Frei Henrique de Coimbra quem rezou a primeira missa, enquanto Pero Vaz de Caminha, com pena cuidadosa e olhos de espanto, redigiu a célebre carta ao rei Dom Manuel, o Venturoso. Ali,

Por: Euclides Staub (49) 9 9914-3213 | E-MAIL: jornal@oimagem.com.br

PÉROLAS DOS FAMOSOS

Reduções e Reservas Indígenas

nas linhas daquele relato inaugural, nascia oϐicialmente o Brasil – uma terra generosa em belezas e recursos, mas que rapidamente se tornaria palco de disputas, tratados e sangue derramado. O Tratado de Tordesilhas, assinado antes mesmo da chegada dos portugueses às novas terras, dividia o mundo em dois: ao leste, Portugal; ao oeste, Espanha. Uma linha imaginária cortava o planeta, alheia às realidades da geograϐia e dos povos que ali viviam há milênios. Mas nem mesmo tratados selados entre monarcas resistem às reviravoltas da história. Com a morte do rei português e a ausência de herdeiros diretos, o trono de Portugal foi parar nas mãos de um rei espanhol. O tratado tornou-se obsoleto, e os limites antes impostos dissolveram-se como névoa ao vento

A Cruz, a Espada e o Silêncio das Florestas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente da COACIG AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA, situada na Linha Indiozinho, interior no município de Guaraciaba, Estado de Santa Catarina, inscrita no CNPJ: 18.398.064/0001-58, Inscrição Estadual nº. 257.089.004, registrado na Jucesc 42400023894 em 26/06/2013, no uso de suas atribuições que lhe confere o Arti go 41º do Estatuto Social, convoca os 1.536 cooperados com direito a voto, para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 16 de Novembro de 2026, na Rua Duque de Caxias n. 396, Centro de Guaraciaba/SC, em primeira convocação às 17:00 horas, com dois terços dos cooperados presentes, em segunda convocação às 18:00 horas com a metade mais um, e em terceira e últi ma convocação às 19:00 horas com o mínimo dez cooperados presentes, para deliberarem sobre a seguinte

ORDEM DO DIA

1º) - Transferência da Filial n. 04, com CNPJ n. 18.398.064/0005-81, estabelecida na Linha 3 Marias, s/nº, Interior de Ipumirim/SC, CEP: 89.790- 000, para a Linha Jundiá, s/nº, interior de Iporã do Oeste/SC, CEP: 89.899- 000.

Guaraciaba/ SC, 04 de novembro de 2026

JOARES ARCANJO SCALCO

Presidente

Descanso certifi ca 87 crianças no Programa Bombeiro Mirim com formatura especial São Miguel do Oeste marca presença no 2º Congresso Científi co Catarinense de Odontologia em Chapecó

A Secretaria Municipal de Saúde de Belmonte recebeu, na última semana, uma nova ambulância Renault Master, que passa a integrar a frota de veículos utilizados no atendimento à população. A aquisição faz parte das ações de renovação e modernização da estrutura de transporte da saúde no município. O veículo foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio de articulação do deputado federal Pedro Uczai, a partir de uma solicitação intermediada pela vereadora Hérica Dalmonte. A entrega integra os investimentos do Governo Federal destinados ao fortalecimento da rede pública de saúde, por meio do programa Agora Tem Especialistas. A nova ambulância será utilizada principalmente no transporte de pacientes que precisam se deslocar para outros municípios para a realização de exames, consultas especializadas e continuidade de tratamentos. Com o reforço, a expectativa é proporcionar mais segurança, conforto e agilidade nos deslocamentos. Com a chegada do veículo, Belmonte passa a contar com duas ambulâncias totalmente novas, ampliando a capacidade de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde e oferecendo melhores condições para o transporte de pacientes, além de fortalecer a estrutura de suporte aos serviços de urgência e emergência. Segundo a Administração Municipal, a renovação da frota representa mais um investimento na estrutura dos serviços públicos de saúde, com o objetivo de qualiϐicar o atendimento e garantir melhores condições de assistência à população belmontense.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Descanso realizou, na noite da última quinta-feira, dia 29, a formatura de 87 alunos dos 4º anos das escolas municipais e estaduais que participaram do Programa Bombeiro Mirim. Participaram da solenidade o vice-prefeito Marcos Baldo; o presidente da Câmara de Vereadores, Volmir Adelar Casagrande; o Major do Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste, Michael Magrini; as vereadoras Odete Nora e Marilei Bortoluzzi; o secretário municipal de Educação, Adilson Balbinot; e a diretora de Educação, Dulcilene Rugeri Foiatto. Também estiveram presentes as diretoras das escolas envolvidas, secretários municipais e representantes das empresas patrocinadoras do Programa: Puro Latte, Sicoob e Cooper A1. Ao longo do programa, os estudantes participaram de encontros em sala de aula e de uma visita ao quartel do Corpo de Bombeiros. As atividades foram conduzidas de maneira dinâmica, com simulados e demonstrações práticas, aproximando os conteúdos da realidade das crianças. Entre os temas trabalhados estiveram a construção de valores, a identiϐicação de situações de emergência e os números corretos para acionar os serviços de socorro, a prevenção de acidentes em ambientes domésticos e durante momentos de lazer, primeiros socorros para crianças, prevenção e segurança em desastres, além de segurança contra incêndio e pânico. Mais do que transmitir conhecimentos técnicos, o Programa Bombeiro Mirim busca desenvolver atitudes de responsabilidade, respeito, disciplina, cooperação e solidariedade, incentivando os participantes a reconhecer situações de risco e compreender a importância de cuidar de si mesmos e das pessoas ao seu redor.

As equipes de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste, formadas por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, participaram na última quintafeira (22) do 2º Congresso Cientíϐico Catarinense de Odontologia (CCCO-SC), realizado na cidade de Chapecó. O evento reuniu mais de 700 inscritos e contou com uma extensa programação voltada ao aprimoramento cientíϐico e acadêmico da área. Entre as produções acadêmicas e cientíϐicas de destaque apresentadas durante a programação, esteve o trabalho intitulado “Rede de Atenção à Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde de São Miguel do Oeste-SC: estrutura, abrangência e produção assistencial”. A pesquisa traz um panorama detalhado sobre os diferentes pontos de atendimento que compõem a rede odontológica municipal, destacando a Atenção Básica como a principal porta de entrada e o eixo central no acompanhamento dos pacientes do SUS. O estudo é de autoria da odontóloga da rede municipal Emmanuelle Capra, com coautoria da chefe da Divisão de Atenção Básica, Débora Dellai, e orientação da enfermeira e coordenadora da Unidade de Saúde do bairro São Luiz, Lediane Trissoldi. A participação no encontro proporcionou momentos vitais de atualização proϐissional e troca de experiências para os servidores. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal e dos proϐissionais com a melhoria contínua e a garantia de um atendimento em saúde bucal de excelência para toda a população de São Miguel do Oeste.

Veículo Renault Master foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e amplia a estrutura de transporte de pacientes no município.

Descanso formou 87 alunos no Programa Bombeiro Mirim, promovendo aprendizado sobre segurança e valores. A cerimônia contou com a presença de autoridades e patrocinadores.

Dia do Lazer reúne crianças e famílias em tarde de atividades recreativas e culturais em Guaraciaba Evento realizado na Rua Coberta da Praça Municipal Giuseppe Palú contou com brincadeiras, apresentações artísticas, música e ações de conscientização ambiental.

A comunidade de Guaraciaba participou, no último sábado (31), de uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. O Dia do Lazer, realizado na Rua Coberta da Praça Municipal Giuseppe Palú, reuniu crianças e familiares em uma tarde marcada por atividades recreativas, atrações culturais e momentos de integração. A programação incluiu brinquedos, pintura facial, contação de histórias, brincadeiras de pular corda e pinturas em pratos. As atividades foram organizadas para proporcionar entretenimento e estimular a participação das crianças em diferentes experiências. A cultura e a música também ϐizeram parte do evento. O Grupo Folclórico Lichtenschein apresentou danças que valorizam as tradições culturais, enquanto Vinicius Kemper animou o público com música ao vivo. Outro destaque foi a participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), que realizou a distribuição de mudas de árvores e de materiais informativos sobre a separação e o descarte adequado de materiais recicláveis. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, com o apoio das cooperativas Cresol, Sicredi e Sicoob e a participação das equipes envolvidas na organização. A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Simone Darif Tomazelli, destacou a importância de oferecer espaços de convivência e lazer para as crianças e suas famílias. Segundo ela, a diversidade de atividades foi planejada para proporcionar uma tarde de brincadeiras e novas experiências, com participação e envolvimento da comunidade. A diretora de Cultura, Diana Mara Hamerski Casanova, ressaltou a importância de incluir apresentações culturais na programação. A iniciativa, conforme destacou, contribui para aproximar as crianças das manifestações artísticas, valorizar as tradições locais e reconhecer os talentos da comunidade. Com a participação das famílias e a integração entre lazer, cultura e educação ambiental, o Dia do Lazer encerrou a programação como uma oportunidade de celebrar a infância e fortalecer os vínculos comunitários em Guaraciaba.

Por: Lotário Staub - lotariostaub@gmail.com

TÁ NA HORA DE OS HOMENS SE CUIDAREM DESCANSO ABRE MATRÍCULAS NAS CRECHES PARA O ANO LETIVO DE 2027

DESCANSO EM FOCO

Opinião

• TRUMP FOI O REFÚGIO: A partida cinematográϐica de Flávio Bolsonaro rumo aos Estados Unidos, em meio as turbulências judiciais brasileiras, abriu um novo e tenso capítulo na geopolítica e nos desdobramentos judiciais do Brasil. Tendo como destino a terra de Trump e a expectativa de abrigo político sob a inϐluência do governo de lá, o movimento gerou forte repercussão internacional e intensa polarização institucional. Enquanto aliados buscam apoio político no exterior para blindar os Bolsonaros contra investigações e cobranças da Justiça do Brasil, o episódio atrai críticas severas de opositores locais e alimenta debates acalorados sobre cooperação internacional, soberania e os limites do asilo político frente a respostas que ainda devem ser dadas..

• BOLSONARISTAS AINDA SE FAZEM PER- GUNTAS: Se você passar pela sala de estar de uma família bolsonarista raiz, é provável que encontre alguém olhando ϐixamente para o nada, com o cenho franzido, tentando decifrar o maior mistério cósmico desde a invenção da roda: “Mas onde foi que a gente errou na conta?”. Aϐinal, nas previsões otimistas de grupos de WhatsApp com foguetes e bandeiras do Brasil, a vitória não era apenas provável, era um decreto matemático incontestável. A surpresa com o resultado das urnas foi tão gigante que causou uma verdadeira pane geral no sistema de lógica dos patriotas. Aϐinal, como explicar a derrota se o vizinho usava boné verde e amarelo e o buzinaço na avenida era unânime

• LULISTAS FORAM DO INFERNO AO CÉU: Com todas as principais pesquisas indicando o favoritismo de Flávio Bolsonaro, os Lulistas foram às urnas um pouco céticos sobre as chances de vitória. A trajetória da militância passou pelo mais puro pânico diante de cenários eleitorais sombrios e pesquisas desfavoráveis, mas culminou na euforia avassaladora da vitória nas urnas. O que parecia uma derrota iminente e um mergulho sem ϐim na oposição, transformou-se na redenção política, provando que a virada épica devolveu o fôlego e o poder aos simpatizantes do governo. Serão mais quatro anos de poder e, embora entusiastas de Lula, os avalistas desta nova etapa, sabem que não será fácil superar os novos desaϐios,

• O EXÉRCITO DE LULA: A “bola dentro” de André Janones na estratégia digital da campanha de Lula é apontada por analistas como um marco na forma como a esquerda passou a disputar espaço no ambiente digital e nas redes sociais. O “Exército do Lula” a famosa rede social liderada pelo deputado eleito do partido Rede Sustentabilidade estruturou grandes redes de mobilização — especialmente no WhatsApp —, reunindo milhões de seguidores dispostos a atuar de forma coordenada. Em vez de apostar apenas na panϐletagem digital tradicional ou em postagens isoladas, o deputado passou a orientar os apoiadores com tarefas diárias e horários especíϐicos, jogando ativamente com as regras dos algoritmos das plataformas.

• AGORA...A VIDA QUE SEGUE: Considerando o indigesto cardápio de dividir a mesma mesa, passada a euforia de uns e o luto fechado de outros, a realidade bate à porta com a sutileza de um caminhão de mudança desgovernado: o resultado foi proclamado, a faixa foi passada e, quer queiram, quer não, lulistas e bolsonaristas precisam agora, dividir o mesmo teto chamado Brasil. Se antes a política era tratada como partida de futebol, onde o rival parecia um invasor de outro planeta, o cotidiano pós-eleitoral cobra o seu preço em formato de convivência forçada. É o familiar que faz discursos inϐlamados no grupo de WhatsApp da família e o vizinho que mantém a bandeira na janela só para marcar território.

NA BOCA DO POVO

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização de extrema importância realizada ao longo de todo o mês de novembro, voltada principalmente para a saúde integral do homem. O foco principal da iniciativa é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Descanso divulgou o Edital nº 01/2026, que estabelece as normas e os prazos para matrículas e rematrículas na Educação Infantil da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2027.

O período de inscrições será de 16 a 30 de novembro de 2026, diretamente na Creche Municipal Professora Gracinha, da sede, ou no CEI Judit Angela Prigol, no Distrito de Itajubá, conforme o interesse da família. As matrículas podem ser feitas das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, para crianças a partir de 1 ano de idade, respeitando o corte etário de 31 de março e os demais critérios estabelecidos no edital. Os pais poderão optar pelo período parcial, nos turnos matutino ou vespertino, ou integral, conforme a disponibilidade de vagas nas unidades escolares. Para a concessão de vaga em período integral, será considerada, entre outros critérios, a comprovação do vínculo de trabalho dos pais ou responsáveis legais.

A diretora de Educação, Dulcilene Rugeri Foiattо, destaca a importância de as famílias ϐicarem atentas aos prazos e organizarem antecipadamente a documentação necessária para garantir a participação no processo. Ela reforça que o planejamento das matrículas é fundamental para a organização das turmas e do atendimento às crianças, permitindo que a rede municipal prepare a estrutura e o acolhimento para o próximo ano letivo.

O MELHOR ALMOÇO DA CIDADE!

v CANTINHO DA CULTURA MEDO DA DOR, OU DO ORGULHO FERIDO?

de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Infelizmente, o preconceito e os tabus culturais ainda afastam muitas pessoas dos consultórios médicos, atrasando exames fundamentais como o toque retal e a dosagem de PSA. É preciso desmistiϐicar esses exames, que são rápidos, seguros e salvam vidas quando realizados no tempo certo.

A detecção precoce da doença aumenta muito as chances de cura, transformando o prognóstico de forma muito positiva. Além do câncer de próstata, o movimento também serve como um importante alerta para o autocuidado geral, incentivando hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios ϐísicos. Cuidar da saúde mental e realizar exames de rotina periódicos são atitudes indispensáveis para garantir qualidade e longevidade de vida.

Portanto, a campanha nos convida a quebrar barreiras e preconceitos, mostrando que ser homem também é ter coragem para se cuidar e buscar prevenção. Informação de qualidade é a melhor ferramenta para combater o medo e a desinformação em relação aos cuidados médicos. Que este mês sirva de reϐlexão e incentivo para que todos os homens coloquem a própria saúde como prioridade absoluta.

Maquete da nova creche a ser inaugurada em 2027.

Dulcilene Rugeri Foiattо, diretora de Educação

Novembro Azul em Iporã do Oeste - SC

Capacitação reuniu microempreendedores individuais no Coworking ACISMO, reforçando a importância da informação e da preparação para as mudanças tributárias.

A Secretaria de Saúde promove palestra sobre saúde masculina em Iporã do Oeste

Na noite desta terça-feira (20), o Coworking da ACISMO recebeu a oϐicina “MEI Sem Medo”, voltada a microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas interessadas em formalizar seus negócios. O encontro reuniu dezenas de participantes para esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento sobre a Reforma Tributária e seus possíveis impactos nas atividades empresariais. A capacitação foi realizada pela Prefeitura de São Miguel do Oeste, pela Sala do Empreendedor e pelo Sebrae/SC, com apoio institucional da ACISMO e das instituições parceiras da Sala do Empreendedor: Sicoob, Sicredi, Extracredi e Âmplea.

A Secretaria Municipal de Saúde de Iporã do Oeste promove, no dia 17 de novembro, uma palestra especial em alusão à campanha Novembro Azul, voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde masculina.

A programação contará com a participação do médico Dr. Leandro Giacomello e do psicólogo Abel Petter, que abordarão questões relacionadas à saúde ϐísica, à prevenção de doenças e ao bem-estar emocional dos homens.

O encontro será realizado no Centro Educacional Adélio Marx, com início às 19h. Também será oferecido um coffee break aos participantes.

Os interessados em participar devem conϐirmar presença junto ao seu agente comunitário de saúde. A iniciativa busca incentivar os homens a dedicarem mais atenção à própria saúde, reforçando a importância dos cuidados preventivos, do acompanhamento proϐissional e da qualidade de vida.

Administração Municipal informa interdição temporária de estradas em Iporã do Oeste A Administração Municipal de Iporã do Oeste, por meio da Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, comunica a interdição temporária de dois trechos de estradas do município para a realização de serviços de manutenção e melhorias.

Os locais com trânsito temporariamente interrompido são o trecho entre o trevo e o Clube da Linha Monte Maria e a estrada que liga o Bairro Novo Horizonte à Linha Jacutinga.

Durante o período de execução dos trabalhos, os motoristas deverão utilizar rotas alternativas e redobrar a atenção ao trafegar pelas proximidades dos locais interditados.

A Administração Municipal solicita a compreensão e a colaboração da população, destacando que as intervenções são necessárias para a realização dos serviços nas vias.

A oϐicina teve como foco orientar os participantes sobre as principais alterações da Reforma Tributária e suas projeções para os próximos anos, por meio de informações técnicas e práticas. A iniciativa buscou contribuir para que os empreendedores compreendam as mudanças, esclareçam suas dúvidas e se preparem para os desaϐios relacionados à gestão de seus negócios. O tema é especialmente relevante para São Miguel do Oeste, que conta com 4.692 Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, grupo que representa mais de 50% de todas as empresas em funcionamento no município. Os MEIs desempenham um papel importante na economia local, seja na prestação de serviços, no comércio ou em diferentes segmentos de atuação. Por isso, o acesso à informação, à orientação e à capacitação contribui para uma gestão mais consciente e para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.

Ao sediar a Sala do Empreendedor e apoiar ações de orientação e qualiϐicação, a ACISMO reforça seu compromisso com o fortalecimento da classe empresarial e o desenvolvimento econômico de São Miguel do Oeste. A entidade acredita que a cooperação entre o poder público, as instituições de apoio e a iniciativa privada é fundamental para ampliar o acesso dos empreendedores a informações, serviços e oportunidades que contribuam para a evolução de seus negócios.

A realização da oϐicina representa mais uma oportunidade de aproximar os empreendedores de conteúdos relevantes para sua rotina, incentivando a busca por conhecimento e a preparação diante das transformações que impactam o ambiente empresarial. Sala do Empreendedor oferece orientação aos MEIs Os microempreendedores individuais e demais interessados em formalizar ou regularizar seus negócios podem procurar a Sala do Empreendedor, localizada no Coworking ACISMO. O espaço oferece serviços gratuitos de formalização, orientação e regularização do MEI.

Local: Sede da ACISMO — Sala do Empreendedor, no Espaço Coworking, Rua 7 de Setembro, Centro Comercial Andrômeda, em São Miguel do Oeste. Atendimento: De segunda a sexta-feira, em horário de expediente da Prefeitura. Informações e contato pelo WhatsApp: (49) 99145-4803. A ACISMO convida os microempreendedores individuais de São Miguel do Oeste a conhecerem o espaço e buscarem orientação para suas atividades. Fortalecer quem empreende é também contribuir para o desenvolvimento das empresas e da economia do município.

MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS PARA 2027 A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Itapiranga divulgou o cronograma de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2027. As rematrículas dos alunos que permanecerão nas mesmas

EDUCAÇÃO DE ITAPIRANGA DIVULGA CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS, RECESSO ESCOLAR E INÍCIO DAS AULAS DE 2027

PEÇA TEATRAL “OS SINOS SE DOBRAM POR ALFREDO” EMOCIONA PÚBLICO E VALORIZA O CENTENÁRIO DE PORTO NOVO

O município de Itapiranga alcançou mais uma importante conquista no fortalecimento do turismo e do empreendedorismo local. Por meio da Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foram cumpridos 16 dos 17 critérios estabelecidos na Trilha da Sala Temática de Turismo, desenvolvida pelo Sebrae, superando a exigência mínima de 15 itens para a qualificação. Entre os critérios contemplados estão a capacitação dos atendentes, a padronização dos serviços, as orientações sobre o Cadastur, o turismo rural, a formalização de empresas e o incentivo a novas oportunidades de negócios. A conquista é resultado do trabalho conjunto da equipe da Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da parceria com o Sebrae. Conforme destaca a equipe responsável, “o resultado

representa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com dedicação e planejamento, buscando oferecer atendimento qualificado aos empreendedores e contribuir para o crescimento do turismo em Itapiranga”. A Administração Municipal reforça que a iniciativa integra as ações de valorização das potencialidades turísticas, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento do desenvolvimento econômico do município.

ITAPIRANGA AVANÇA NO TURISMO E CONQUISTA 16 DOS 17 CRITÉRIOS DA TRILHA DO SEBRAE

7h do primeiro dia e encerramento às 23h59 do último. A confirmação das novas matrículas ocorrerá mediante entrega da documentação nas unidades escolares, de 25 a 27 de novembro, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Uma nova oportunidade de matrícula está prevista para 29 de janeiro de 2027. A secretária Elaine Kummer Mueller orienta as famílias a ficarem atentas aos prazos e reforça que a pré-matrícula digital somente será confirmada após a entrega da documentação.

ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO E ATENDIMENTO DAS CRECHES EM JANEIRO O encerramento do ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino está programado para 15 de dezembro, com a entrega de pareceres e boletins escolares, conforme horários que serão comunicados pelas unidades de ensino. Para atender às famílias que necessitam do serviço durante as férias, o Governo Municipal manterá o atendimento de creche entre os dias 4 e 22 de janeiro de 2027, centralizado na Creche Esperança,

unidades escolares iniciaram no dia 29 de outubro e seguem até 6 de novembro. Já as pré-matrículas para novos alunos serão realizadas exclusivamente de forma digital, pelo site oficial do município, entre os dias 16 e 19 de novembro, com abertura às

localizada no Bairro Santa Tereza. A organização do atendimento considera a demanda previamente informada pelas famílias, além da disponibilidade de profissionais e da necessidade de manutenção e melhorias nas demais unidades

VOLTA ÀS AULAS PREVISTA PARA 10 DE FEVEREIRO DE 2027 O planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto prevê o retorno das atividades escolares no dia 10 de fevereiro de 2027, possibilitando que pais e responsáveis organizem antecipadamente suas atividades e compromissos familiares. A secretária Elaine Kummer Mueller destacou a importância da participação das famílias no processo de organização do calendário escolar e reafirmou que a Secretaria permanece à disposição para esclarecimentos. O Governo Municipal de Itapiranga reforça seu compromisso com a organização da Rede Municipal de Ensino, buscando assegurar o atendimento às necessidades dos alunos e de suas famílias.

Integrando a programação comemorativa dos 100 anos de Porto Novo, o município de Itapiranga recebeu, na sexta-feira, 30 de outubro, no Kolping, a estreia do espetáculo teatral “Os Sinos se Dobram por Alfredo”, que reuniu um grande público. Produzida pela Cia. Clandestinos, de Florianópolis, a peça é uma adaptação da obra do escritor Paulino Eidt e apresenta uma releitura teatral inspirada em fatos reais da colonização regional. Por meio da trajetória do personagem Alfredo, o espetáculo resgata acontecimentos históricos, memórias, tradições e aspectos culturais que marcaram a formação das comunidades. As apresentações também

contemplaram os municípios de São João do Oeste, Iporã do Oeste e Tunápolis, além de uma segunda sessão em Itapiranga, proporcionando às comunidades momentos de valorização da história e da identidade regional. A iniciativa integra as celebrações do centenário de Porto Novo, reforçando a importância de preservar a memória dos pioneiros, reconhecer o legado das gerações que contribuíram para o desenvolvimento da região e transmitir esse patrimônio histórico e cultural às futuras gerações. Mais do que celebrar 100 anos, o centenário representa o reconhecimento de uma história que une comunidades, preserva raízes e fortalece o sentimento de pertencimento.

São Miguel do Oeste - SC. QUINTA-FEIRA, 05 DE NOVEMBRO DE 2026. Ano XXVII - nº 1339 - R$ 5,00 E-mails: ji.smo.sc@gmail.com | jornal@oimagem.com.br 49 9.9914-3213 www.oimagem.com.br

+