agricultura

Fundesa garante indenização no abate sanitário de gado

Peperi Notícias , revisado por IA - 27/06/2026 10:01 - Visualizações: 43

Fundesa garante indenização no abate sanitário de gado

O Fundesa garante indenização a produtores que abatem gado doente, com foco em brucelose e tuberculose, em SC.

Ouça esta notícia

Versão em áudio

O Fundo de Sanidade Animal (Fundesa) assegura indenização para produtores que precisam abater animais com doenças previstas no controle sanitário oficial. A demanda na região teve pico em 2022 e 2023, resultando em um grande número de indenizações devido a mudanças no controle de brucelose e tuberculose.

Diogo Gadotti, Gestor Regional da Cidasc, informou que o Fundesa é financiado por taxas pagas nas vias de trânsito animal e contribuições de sindicatos de indústrias de leite e carne. O programa abrange rebanhos bovinos, suínos, aves, equinos e outras espécies, auxiliando na erradicação de doenças animais.

A Cidasc realiza fiscalização constante para garantir a sanidade dos rebanhos, mesmo com a redução de focos de doenças. Gadotti destaca que as ações visam manter o status sanitário de Santa Catarina.

O programa de indenização repassa aos produtores metade do valor do quilo que receberiam no dia do carregamento. Mesmo doente, o animal deve ser bem cuidado, respeitando as normas de bem-estar, para que o produtor receba uma indenização maior.

O processo de indenização, que inclui anexação de exames e encaminhamento, leva cerca de três meses até que o valor chegue ao produtor.

Galeria de fotos

×

Anúncios

+