Por: Lotário Staub - 01/06/2023 - Descanso em Foco Compartilhe no Whatsapp
No Brasil e especialmente em nossa região é possível ver que a fé realmente é capaz de alimentar legiões de peregrinos. Prova disso, é que o turismo religioso cresce a cada dia no país. Há cidades que se mantêm com os recursos gerados pelo turismo onde acontecem romarias, encenações e cultos a determinados santos considerados milagreiros.
Inúmeros são os relatos de graças e milagres alcançados por devotos que fizeram determinado sacrifício a um santo de quem é devoto. Não entrando no mérito de uma promessa, é oportuno que se reflita sobre o assunto fazendo uma simples pergunta: O que fazer para chamar a atenção de um santo para que intervenha junto a Deus para uma cura impossível? Carregar uma cruz por longas distâncias? Fazer novenas? Ofertar dinheiro para a caixinha da igreja? Participar de romarias? Construir capitéis? Fazer sacrifícios físicos?
Toda a ação é válida, mas para isso precisamos levar em conta qual é o grau de “fé” que eu coloco na promessa. O dito popular preconiza que a fé move montanhas. Portanto fazer promessas, sem que se acredite profundamente, o resultado será negativo. Vai uma sugestão que certamente teria a atenção do Santo a quem fizermos uma promessa caso atenda um pedido nosso: O melhor sacrifício é estar disposto a dar o seu tempo, seu amor e a sua vida para as pessoas. Sim, este é o mais nobre de todos os sacrifícios, se doar para o bem do próximo, seja para a sua vida ser salva, ou para uma pessoa ser feliz.
Os comportamentos da natureza em se tratando às respostas que ela está dando à humanidade são claras. Ou a humanidade começa de fato a cuidar do meio ambiente, ou os desastres irão cobrar a conta. A consciência disso ainda não sensibilizou a maioria, mas boas iniciativas já estão surgindo. Prova disso é a campanha que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a EPAGRI, está se preparando para realizar a primeira coleta do ano de materiais sólidos e recicláveis no meio rural.
Essa importante ação de coleta, que ocorre duas vezes ao ano, tem como objetivo contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos agricultores locais.
A campanha de coleta acontecerá entre os dias 05 de junho e 15 de junho, abrangendo diversas localidades rurais do município.
Durante esse período, serão recolhidos materiais como: lonas, ferros, arames, alumínio, embalagens plásticas, garrafas PET e outros resíduos sólidos que possam ser reciclados.
O Governo Municipal tem se empenhado em promover ações que visam cuidar do meio ambiente e beneficiar a vida dos agricultores. Robson Zappani, secretário da agricultura destaca que a coleta de materiais recicláveis no meio rural é uma dessas iniciativas que foram resgatadas ainda em 2017, e agora fazem parte do calendário regular de atividades da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Zolmir Frizzo da EPAGRI
O extensionista da Epagri local, Zolmir Frizzo, por sua vez, orienta os agricultores a ensacar o lixo e colocá-lo, como nos anos anteriores, nas margens das estradas gerais ou sedes das comunidades um dia antes da data marcada para a recolha, e que está sendo divulgado nos órgãos de comunicação local. A primeira coleta será realizada no dia 05 de junho no roteiro contemplando as localidades de Linha Famoso, Bela Vista Durigon e Jacutinga.
01/02/2024
por Por: Marcelo Rodrigues - 22/06/2023
por Por: Lotário Staub - 22/06/2023