Reitoria da Unesc participa de diálogo no Ministério da Educação


Luciane Bisognin Ceretta integra Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e esteve no encontro com ministro Camilo Santana representando o segmento das Universidades Comunitárias

 

Importantes pautas acerca da educação superior no Brasil estiveram em discussão nesta sexta-feira (10/2) no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Na mesa de debate, junto do ministro da pasta, Camilo Santana, estiveram representantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), entre eles a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.

No encontro, conforme Luciane, foram abordadas pautas como a entrega do Plano Nacional de Graduação construído pelo Conselho, a diversidade das necessidades da educação superior em todo o território brasileiro, assim como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e Programa Universidade Para Todos (Prouni).

A reunião, para Luciane, foi importante para apresentação do Conselho e suas demandas, com escuta qualificada de Santana e toda a equipe do Mec. “A escuta do ministro Camilo Santana e todo o corpo diretivo do MEC foi muito acolhedora e qualificada com falas muito dispostas a compreender as demandas dos diferentes segmentos, sobretudo das comunitárias, trazendo à mesa qual é esse segmento, quais suas características e demandas, que são diferentes dos demais”, salienta.

A apresentação de um Plano Nacional de Graduação construído pelo Crub, de acordo com a reitora, foi importante para apoiar o Ministério nas novas construções. “Discutimos acerca da diversidade dos diferentes lugares do estado brasileiro, que compreendem necessidades distintas e segmentos distintos na educação. Acredito que seja possível contemplar isso no Plano Nacional. Podemos avaliar o encontro como muito positivo com expectativas grandes para que nosso próximo quadriênio se tenha ótimas perspectivas para a educação brasileira”, destaca.

A avaliação acompanha a impressão da presidente do Crub, Beatriz Maria Eckert-Hoff, que observa como destaque o posicionamento do Conselho junto ao Mec possibilitado pela conversa. “O grande ponto forte da reunião foi termos conseguido mostrar o lugar do Crub, um conselho de reitores que agrega todos os segmentos, das comunitárias, das públicas federais, das públicas estaduais e municipais e das particulares. Conseguimos deixar claro a importância do diálogo com o Ministério, com a Secretaria e todos os secretários para avançarmos na educação superior no Brasil. Temos todos a mesma pauta: a educação superior de qualidade”, completa Beatriz.

O Plano Nacional de Graduação entregue pelo conselho é resultado de dois anos de estudos do grupo com foco na modernização do ensino da educação superior.

 

+