ClicRDC , revisado por IA - Florianópolis - 20/08/2026 15:16 - Visualizações: 12
A OCESC lançou a Agenda Institucional do Cooperativismo Catarinense em Florianópolis, reunindo demandas do setor e buscando ampliar o diálogo com os poderes públicos.
O Sistema OCESC lançou a Agenda Institucional do Cooperativismo Catarinense, um documento que reúne demandas e prioridades do setor no Estado. O lançamento ocorreu em Florianópolis e contou com contribuições de cooperativas de diferentes regiões de Santa Catarina. A agenda busca ampliar o diálogo do setor com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A Agenda Institucional foi elaborada a partir das contribuições de cooperativas, levantadas durante ações do Programa de Educação Política. O presidente do Sistema OCESC, Vanir Zanatta, destacou que a agenda transforma as reivindicações em um instrumento permanente de representação, orientando uma nova rodada de encontros regionais.
O documento reúne, pela primeira vez, demandas dos sete ramos do cooperativismo catarinense. A iniciativa marca uma nova fase da atuação institucional da entidade, com uma pauta organizada para o diálogo com representantes dos poderes públicos e outras organizações.
Uma das prioridades apresentadas pela OCESC é a inclusão do cooperativismo como conteúdo nas escolas de Santa Catarina, visando ensinar os princípios da cooperação às crianças e jovens. A OCESC também planeja atualizar a agenda anualmente, monitorando a tramitação de projetos nos poderes públicos e mantendo o diálogo com representantes políticos e cooperativas.
O objetivo da iniciativa é consolidar uma atuação mais organizada junto aos poderes públicos e transformar as demandas das cooperativas em uma pauta permanente de discussão, ampliando a participação do cooperativismo nas discussões sobre o desenvolvimento econômico e social do Estado.
20/08/2026 14:47
20/08/2026 14:00