Por: Lotário Staub - 15/06/2023 - Descanso em Foco Compartilhe no Whatsapp
No meio de tantas comemorações, ressaltamos aqui a força e a devoção do “povão” brasileiro, aos três Santos que são homenageados nesse mês: Santo Antônio, São João e São Pedro. Santos que foram verdadeiros baluartes, na época em que viveram na terra.
SANTO ANTONIO – seu verdadeiro nome era Fernando Antônio de Bulhões, nascido em Lisboa. Filho de família rica e nobre, entrou para a vida religiosa aos 19 anos, contra a vontade dos pais. Mais tarde, ao ser ordenado frade, adotou o nome Antônio, ficando assim, conhecido para todo o sempre. Era um teólogo, um doutor na área, discípulo de grandes filósofos e estudiosos, hoje é conhecido como o santo casamenteiro.
SÃO JOÃO – é o santo mais próximo de Jesus, além de ser seu primo, foi o precursor do Mestre, quando anunciava em suas pregações pelo deserto, que o Messias estava chegando, para trazer a Boa Nova. Por fazer inúmeros batismos, a aqueles que se dedicavam à causa cristã, ficou conhecido como João Batista (aquele que batiza). Nos seus momentos de pregação, ele enfatizava a alegria e o festejar da Boa Nova, por isso ao ser santificado, ficou conhecido como o Santo Festeiro.
SÃO PEDRO – nascido na Galileia, ele era um pescador de nome Simão, que foi apresentado a Jesus pelo seu irmão e sócio André. Os dois emprestaram um barco para que o Mestre, pudesse realizar uma das suas pregações. Fascinado pelo trabalho de Jesus, o pescador passou a seguir os seus passos. Ele é o grande fundador da Igreja Católica e o seu primeiro Papa. Passou para ele, o poder dos céus, daí é que vem a crendice de que São Pedro é o dono das chuvas.
A secretária de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Descanso, Andressa Brugnerotto, recebeu recentemente os representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em uma reunião de alinhamento e definição de cooperação mútua com o órgão responsável do governo brasileiro com os interesses das nações indígenas que vivem no Brasil. O encontro ocorreu na Secretaria e teve como objetivo discutir estratégias para melhorar o acompanhamento e suporte oferecidos às famílias indígenas residentes no município.
O coordenador regional da FUNAI, Adroaldo Antônio Fidelis, esteve presente para ouvir as demandas da Secretaria e também para definir as ações que serão desenvolvidas pela FUNAI em benefício dessas famílias.
Andressa e a equipe da FUNAI
Andressa ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre a FUNAI e a Secretaria para promover uma maior integração das políticas públicas e melhorar a qualidade de vida das famílias indígenas. “Essa iniciativa fortalecerá as ações de assistência social já existentes e permitirá um atendimento mais adequado e personalizado às necessidades dos indígenas”, afirmou.
Ambas as partes concordaram em manter uma comunicação constante e trocar informações sobre projetos, programas e ações em andamento. Além disso, ficou estabelecido que a FUNAI realizará encontros periódicos para avaliar os resultados das ações implementadas e identificar possíveis ajustes e melhorias.
Em Descanso, vivem sete famílias indígenas com cerca de 30 pessoas no total. Recentemente a Prefeitura Municipal, em uma ação conjunta com outras forças vivas do município, viabilizou uma área localizada na Linha Famoso onde as famílias passaram a residir definitivamente.
As crianças indígenas participam de diversas oficinas
Segundo Andressa, os índios têm sua identidade e origem respeitada, embora trabalhem como diaristas em tarefas diversas. São assistidos com todos os auxílios como saúde, Bolsa Família e programas assistenciais que a Assistência Social promove. Além disso, em casos especiais a FUNAI é acionada para colaborações emergenciais.
23/12/2024
por Por: Marcelo Rodrigues - 22/06/2023
por Por: Lotário Staub - 22/06/2023